Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 29 de março de 2021

Revisão de "Os Fuzis"

Assista ao filme



Feira de Santana é citada na trama

Na tarde desta segunda-feira, 29, no Canal Brasil, a revisão de um dos clássicos do Cinema Novo, "Os Fuzis", de Ruy Guerra, realizado  em 1964. O drama político que trata ainda de misticismo e fé.

Na trama, em 1963, em Milagres, na Bahia, no Nordeste, em uma área muito pobre do Brasil, um grupo de soldados (Nelson Xaxier, Ivan Cândido, Paulo Cesar Pereio, Hugo Carvana e Leonidas Bayer) chega para proteger a loja de um político (Ruy Polanah) de um grupo de pessoas famintas. Eles possuem rifles para guardar os alimentos e evitar o saque pela população. 

Mário (Nelson Xavier) , um dos soldados, conhece Luiza (Maria Gladys). Um dos soldados, completamente bêbado, mata um morador em uma disputa com seus colegas pela morte de um cabrito. O caminhoneiro Gaúcho (Átila Iório) se revolta contra a passividade de um pai (Joel Barcelos) que acaba de perder sua filhinha, que morreu de fome, e da população pacífica que só reza e segue um pregador (Mauricio Loyola) e luta contra os soldados. Na troca de tiros, Gaúcho morre. Mário fica desolado. Ele se despede de Luiza e parte com os outros policiais. Um boi, que até então era santo para os fieis, é morto e a população avança para pegar um pedaço de carne.

Tem quem considere "Os Fuzis" como o melhor filme brasileiro, pelo poder das imagens - em preto e branco - e pela trilha sonora.

Venceu o Urso de Prata no Berlin International Film Festival, em 1964; e Ruy Guerra foi nominado com o Urso de Ouro no mesmo festival. Também foi premiado como Melhor Roteiro (de Ruy Guerra e Miguel Torres) no Festival de Cinema de Pesaro, na Itália.

Feira de Santana é citada no início (depois dos sete minutos) do filme por Gaúcho, o caminhoneiro que é o personagem principal de "Os Fuzis", em conversa com um colega.

Milagres foi o cenário do filme, que ainda tem locações em Nova Itarana e Tartaruga. Habitantes dos lugares participaram do filme (Foto 2).

Nenhum comentário: