Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

sábado, 20 de março de 2021

Aumenta participação feminina em cursos do Senai Bahia

Com inscrições abertas para mais de 500 turmas em toda a Bahia, Senai tem acompanhado a demanda crescente de mulheres por diversas áreas de atuação


Nos últimos cinco anos, o Senai Bahia registrou um aumento de 84,4% no número de mulheres em busca de um curso de curta duração. Entre 2015 e 2020, o número de matriculadas nesta modalidade de curso, saltou de 7.653 para 14.112 com tendência de aumento, face à queda de barreiras no ambiente profissional e no mercado de trabalho.

Os cursos de curta duração do Senai Bahia possibilitam aos participantes a abertura do próprio negócio, conseguir uma renda extra ou conquistar uma vaga no mercado de trabalho. São mais de 400 cursos oferecidos ao longo do ano em todas as unidades da capital e interior. Diante dos diferentes formatos, é importante o interessado verificar de que forma ocorrerão as aulas. Para conhecer os cursos com matrículas abertas basta acessar  www.curtaduracaosenaiba.com.br ou entrar em contato com o call center pelo telefone (71) 3534-8090.

Um dos diferenciais oferecidos pelo Senai Bahia é que cursos podem ser ofertados com aulas 100% presenciais, 100% remotas (ao vivo), híbridas (aulas presenciais e remotas ou EAD e remotas), ou ainda 100% EAD, com carga horária que varia de 60h/aulas a 160h/aulas. 

Outro destaque dos cursos de curta duração do Senai Bahia é a oferta alinhada com as tendências de mercado, além, é claro, do reconhecimento por parte das empresas industriais.

DIVERSIFICAÇÃO

Cursos nas áreas de alimentos e bebidas, comunicação, construção civil, gestão, petroquímica, química, vestuário, além de informática, elétrica dentre outras, fazem parte do portfólio do Senai Bahia e têm despertado interesse também das mulheres.

Há oito anos trabalhando na unidade Senai Dendezeiros, Felipe dos Anjos, coordenador de cursos, conta que assistiu de perto o crescimento da procura de vagas pelo público feminino. "Verificamos uma presença crescente das mulheres em áreas como mecânica e manutenção, além de elétrica". Para ele, o diferencial pela busca dessas áreas é um reflexo do empoderamento feminino.

A Escola de Eletricistas para Mulheres, um projeto do Senai Bahia em parceria com a Coelba é um exemplo de iniciativas que estão ajudando a derrubar barreiras. Felipe dos Anjos conta que esta iniciativa, assim como os cursos de mecânica de automóveis, incluindo aqueles específicos para motores a diesel, que abrangem máquinas pesadas, agrícolas e caminhões, também despertaram o interesse do público feminino.

O crescimento da presença de mulheres nos mais diversos cursos de curta duração pode se justificar ainda pelo fato de serem cursos mais práticos, como explica o coordenador. "Com isso, a pessoa consegue entrar mais facilmente no mercado de trabalho, por serem formações em nível operacional e com maiores chances de empregabilidade".

Para definir a oferta de cursos, o Senai Bahia trabalha com duas frentes: por meio de pesquisas para entender as demandas da sociedade e análise das tendências de mercado. Este modelo de atuação permite que as chances de conseguir uma renda extra ou um emprego por quem faz um curso no SENAI, sejam maiores.

NOVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Na área de Gestão, há grande procura pelos cursos de Almoxarife e Auxiliar Administrativo. Na área de Alimentos e Bebidas, a preferência é pelos de Confeitaria Básica, Salgados e Folhados, Panificação Básica e Fabricação de Pizza. Já na área de Vestuário com o curso de Operador de Máquina de Costura Industrial, por exemplo, o número de mulheres matriculadas passou de 37, em 2017, para 588, em 2019.

Os cursos de Auxiliar de Operações Logísticas, Informática e Operador de Microcomputador vêm registrando crescimento de mulheres matriculadas de 30%, em média, a cada ano. O curso de Auxiliar Administrativo, que em 2015, teve 166 mulheres matriculadas, em 2020, esse número subiu para 499. O curso de Almoxarife foi outro que passou de 138 mulheres matriculadas em 2015 para 533, em 2020.

Mas além destes cursos mais concorridos, outras formações como Processos Logísticos, Supervisão e Liderança de Equipes e Cervejaria Artesanal vêm despertando o interesse feminino.

AULAS REMOTAS, EAD E PRESENCIAIS

As aulas remotas são ministradas ao vivo pela Plataforma Meu Senai, em dias e horários específicos. Os cursos com oferta EAD são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem com aulas que podem ser acessadas no momento que o aluno quiser e onde quiser, conforme plano de estudos estabelecido, facilitando ao máximo sua rotina. Já as aulas presenciais são realizadas em dias e horários específicos nas unidades do Senai Bahia, respeitando o protocolo estabelecido pela instituição, enquanto durar a pandemia do coronavírus.

(Com informações da Gerência de Comunicação Institucional do Sistema Fieb)

Nenhum comentário: