Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard
28/11 a 04/12: 14 - 16h10 - 18h20 - 20h30 (Dublado)

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cozinhas sem risco

Engana-se quem pensa que cozinhar com saúde se refere simplesmente aos alimentos preparados. O layout da cozinha, quando não executado corretamente, pode acarretar problemas, como dores crônicas na coluna


1. No projeto de reforma desta cozinha, as profissionais da AK Interiores elevaram a altura da pia, depois que os usuários reclamaram de dor nas costas; 2.A designer de interiores Iara Santos lembra que, além das alturas de pias, armários, mesas e cadeiras, é importante observar a área de circulação entre as bancadas para evitar acidentes domésticos (Fotos: Henrique Falci)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 80% das pessoas sofrem ou ainda sofrerão com dores nas costas. O alarmante dado é sintoma da prática recorrente de remediar em vez de prevenir. Sendo que, neste caso, a prevenção é simples e se refere a pequenos hábitos do cotidiano. "Por esse motivo torna-se muito importante a execução de projetos cada vez mais ergonômicos, e não apenas de ambientes comerciais, mas também de residências", observa a fisioterapeuta Paula Pinho, lembrando que a cozinha merece atenção especial.
As designers de interiores Ana Karina Chaves e Klazina Norden, da AK Interiores, estão atentas a essa questão. "O padrão de altura das bancadas das pias é de 93 cm, incluindo o revestimento. Em um dos nossos projetos, a pia era muito mais baixa que isso e os usuários sentiam dor nas costas. Então fizemos a correção da altura", contam. "Se entre as pessoas da casa houver alturas muito diferentes, recomenda-se que as pias estejam na altura do quadril das pessoas mais altas e que sejam instalados degraus de adaptação para os mais baixos. Os degraus de apoio também são importantes para que as tarefas possam ser executadas apoiando os pés alternadamente, o que ajuda na descarga de peso e torna a atividade menos cansativa", sugere a fisioterapeuta.
Outra instalação que também deve ser observada é a dos armários. "Os armários superiores podem ficar de 1,40 a 1,70 m do piso. Se instalados sobre a pia, o vão pode começar em 45 cm e chegar a 70 cm. As alturas para os fornos elétrico e microondas variam mas, em média, o eixo do elétrico fica a 97 cm do piso, enquanto o centro do microondas fica posicionado a até 1,50m do chão”, explicam as profissionais da AK Interiores.
Se na cozinha tiver mesas, estas também devem ser observadas. "A mesa deve ter 76 cm de altura em relação aos pisos, enquanto para as cadeiras esta relação é de 45 cm", recomenda a designer de interiores Iara Santos. "Isto porquê é recomendável que os pés fiquem sempre apoiados no chão. E o antebraço deve estar posicionado sobre a mesa, sem que os ombros fiquem excessivamente elevados. Essa postura diminui a probabilidade de dor na coluna por compressão dos discos vertebrais", explica Paula Pinho.
A designer Iara Santos finaliza com outras dicas para tornar as cozinhas ambientes funcionais, seguros e confortáveis: "As atenções sempre devem estar voltadas para a área de trabalho. Ou seja, fogão e bancada com cuba e geladeira. A circulação mínima entre as bancadas deve ser de, no mínimo, 1.10 m de distância para uma melhor locomoção, evitando acidentes com panelas".
(Com informações deAna Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: