Se estacionar nas ruas da capital mineira se tornou uma
missão impossível, encontrar vagas nas garagens dos prédios também é tarefa
árdua. O aumento da frota de veículos gera superlotação e muita dor de cabeça
Em uma
década, o número de veículos em Belo Horizonte aumentou 552%. Em 2010, a frota
passou de 655 mil para 1,29 milhão. Esse quadro
se repete por todo o país. Segundo o último levantamento feito, em 2010, pelo
Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o total de automóveis no Brasil
mais que dobrou atingindo a marca de 64,8 milhões. Situação semelhante ocorre
com a frota de motos. Segundo a IMMA (International Motorcycle Manufacturers
Association) o número desse tipo de veículo cresceu 98% no mundo entre 2000
e 2008. No Brasil, o aumento foi de 224%.
Tanto carro e
moto circulando diariamente pelas ruas de grandes cidades, como a capital
mineira, provoca lentos congestionamentos e superlotação nos estacionamentos
privados e em rotativos. Mas esse problema não se restringe apenas às ruas e
pode estar muito mais próximo: em casa. A falta de vagas agora é também um
teste à paciência de quem mora em apartamentos. É que, em geral, o número de
vagas na garagem dos prédios não acompanhou o crescimento da frota de veículos.
E agora? Onde colocar todos esses carros e motos?
Atenta a este
atual panorama, a Construtora Carrara, já se prepara para
oferecer empreendimentos com mais vagas, destinados à Classe C. "Estamos
lançando todos os prédios com, no mínimo, uma vaga por apartamento. Isto
impacta diretamente no custo da obra, já que às vezes temos que fazer dois
andares de garagem para atender a demanda, mas é necessário", conta o diretor
de engenharia e produção da empresa, Rodrigo de Castro, ciente de que a garagem
já se tornou fundamental também para este segmento da população
A construtora também
analisa a viabilidade de os próximos empreendimentos já terem vagas específicas
para motocicletas. "Acreditamos que esses espaços exclusivos vão facilitar, e
muito, a vida desse tipo de condutor. Hoje, as pessoas têm que improvisar
colocando em um mesmo espaço carros e motos. Essa prática, muitas vezes,
provoca quedas das motos, arranhões nos carros e outros prejuízos", lembra o
diretor.
Para oferecer
mais vagas nos edifícios é preciso alguns estudos que garantam, além de mais
espaço na garagem, maior comodidade para os moradores. "A diretriz da
construtora para os projetistas de estrutura é a de facilitar a manobra de
acesso às vagas. Também salientamos a necessidade de redução do número de
pilares, que interferem nas vagas", finaliza Rodrigo.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)
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