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quinta-feira, 29 de abril de 2010

30 anos sem Alfred Hitchcock

Há 30 anos, em 29 de abril de 1980, a morte de Alfred Hitchcock (Foto: Reprodução), o "mestre do suspense". Trata-se de um dos maiores cineastas de todos os tempos. A lembrança do Blog Demais desse gênio do cinema, que aparecia na maioria de seus filmes.
Últimos filmes
"Trama Diabólica" (Family Plot), 1976; "Frenesi" (Frenzy), 1972; "Topázio" (Topaz), 1969; "Cortina Rasgada" (Turn Curtain), 1966.
Filmes de sucesso
"Confissão de uma Ladra" (Marnie), 1964; "Os Pássaros" (The Birds), 1963; "Psicose" (Psycho), 1960; "Intriga Internacional" (North By Northwest), 1959; "Um Corpo Que Cai" (Vertigo) e "O Homem Errado" (The Wrong Man), 1958; "O Homem Que Sabia Demais" (The Man Who Knew Too Much) e "O Terceiro Tiro (The Trouble With Harry), 1956; "Ladrão de Casaca" (To Catch a Thief), 1955; "Janela Indiscreta" (Rear Window) e "Disque M Para Matar" (Dial M For Murder), 1954;
Início em Hollywood
"A Tortura do Silêncio" (I Confess), 1952; "Pacto Sinistro" (Strangers in a Train), 1951; "Pavor nos Bastidores" (Stage Fright), 1950; "Sob o Signo de Capricórnio" (Under Capricorn), 1949; "Festim Diabólico" (Rope), 1948; "Agonia de Amor" (The Paradine Case), 1947; "Interlúdio" (Notorious), 1946; "Quando Fala o Coração" (Spellbound), 1945; "Um Barco e Nove Destinos" (Lifeboat) e "A Sombra de uma Dúvida" (Shadow of a Doubt), 1943; "Sabotador" (Saboteur), 1942; "Suspeita" (Suspicion) e "Um Casal do Barulho" (Mr. and Mrs. Smith), 1941; "Correspondente Estrangeiro" (Foreign Correspondent) e "Rebecca, A Mulher Inesquecível" (Rebecca), 1940; "A Estalagem Maldita" (Jamaica Inn), 1939.
Fase britânica
1938 - "A Dama Oculta" (The Lady Vanishes), 1938; "Jovem e Inocente" (Young and Innocent), 1937; "O Marido Era o Culpado" (Sabotage) e "O Agente Secreto" (The Secret Agent) , 1936; "Os 39 Degraus" (The 39 Steps), 1935; "O Homem Que Sabia Demais" (The Man Who Knew Too Much), 1934; "Valsas de Viena" (Waltzes From Vienna), 1933; "O Mistério Número 17" (Number Seventeen) e "Ricos e Estranhos" (Rich and Strange), 1932; "The Skin Game", 1931; "Assassinato" (Murder) e "Juno and the Paycock" e "Chantagem e Confissão" (Blackmail) e "O Ilhéu" (The Manxman), 1929.
Cinema mudo
"Easy Virtue", "Champagne" e "A Mulher do Fazendeiro" (The Farmer's Wife), 1928; "The Lodger: A Story of the London Fog", "O Ringue" (The Ring) e "Downhill", 1927; "A Story of the London Fog" e "The Mountain Eagle", 1926; "Jardim dos Prazeres" (The Pleasure Garden), 1925.
Os filmes grafados em vermelho não foram vistos por Dimas Oliveira.

Um comentário:

Anônimo disse...

André Setaro escreveu em seu blog:
Há exatamente 30 anos, no dia 29 de abril de 1980, morria um dos maiores gênios da história do cinema: Sir Alfred Hitchcock. O que seria do cinema sem o mestre, pensei com meus botões? quando li a notícia no prestigioso (naquela época, hoje decadente) Jornal do Brasil. A data não pode passar em branco. 30 anos são 3 décadas, e, neste período, não apareceu nenhum realizador cinematográfico que se igualasse a esse idiossincrático obeso, cultor de uma mise-en-scène única e extremamente original, apreciador da boa mesa, dotado de um humor negro irresistível. Seu último filme, uma pérola, Trama macabra (The family plot, 1976), ainda que não muito considerado por uma crítica rabugenta e moribunda. E o penúltimo, uma peça rara de humor e engenho e arte: Frenesi (Frenzy, 1972), quando volta a seu torrão natal, a Inglaterra, para observar os londrinos frenéticos às voltas com um insólito estrangulador de gravatas.