Companhia reduzirá emissões de 460 toneladas de GEEs por ano com o investimento
A PepsiCo, impulsionada pela sua estratégia ESG a qual denomina globalmente como PepsiCo Positive (pep+), uma transformação de ponta a ponta do negócio, com um olhar especial para as pessoas e o planeta, está investindo rumo às suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e atingimento de Net-zero até 2040. Com esse objetivo, a companhia está instalando uma usina termossolar em sua planta fabril de Feira de Santana, na Bahia, onde produz TODDYNHO® e TODDY®. A iniciativa irá economizar mais de 230.000 m3 de gás natural por ano, operando a partir de abril de 2023. Com isso, a PepsiCo deixará de emitir 460 toneladas de CO2 por ano, equivalente ao plantio de cerca de 80 mil árvores*.
"A PepsiCo Brasil
está ampliando os investimentos em energias limpas e renováveis, para
alcançarmos o Net-zero em 2040. Com esta usina em Feira de Santana, avançamos
na jornada de descarbonização de nossa operação, e agora com uma inovação na
linha de um produto tão querido para os brasileiros que é TODDYNHO®", afirmou Alexandre Carreteiro, presidente da PespiCo Brasil Alimentos. "Nesse
projeto, após a captação da energia solar pelas placas, ocorre a conversão em energia térmica, que será usada
diretamente para aquecer o líquido do preparado de TODDYNHO® a 90°C, o que é um
avanço na indústria brasileira de alimentos", completou.
A instalação será realizada em janeiro de 2023, com início da
operação prevista para abril de 2023. A usina vai gerar cerca de 3 kWh/m2/dia em média em uma área de 2 mil metros
quadrados de placas sobre o telhado da fábrica.
Energia limpa
A PepsiCo já investe na tecnologia termossolar, por meio de uma
usina em sua operação de snacks salgados, em Sete Lagoas - MG, desde o começo
de 2022. A usina termossolar utiliza painéis solares para captação de energia,
que é revertida em energia térmica para o aquecimento de água. A usina é feita
com painéis solares planos e funciona de forma automática, sem supervisão e sem
necessidade de limpeza. Por meio da tecnologia, foi possível reduzir o consumo de
gás natural na unidade de Sete Lagoas, em 140 mil metros
cúbicos - e diminuir em quase 280 mil quilos as emissões de GEEs. Esse número
equivale ao plantio de quase 48 mil árvores*.
*considerando a vida
útil de um campo solar estimada em 25 anos.
"A energia térmica é um importante avanço
para a indústria na busca por matrizes energéticas limpas e pela redução de
emissões de GEEs. A energia termossolar é livre de carbono e uma alternativa
que também acaba sendo mais barata do que a gerada por combustíveis líquidos", destacou Bruno Guerreiro, gerente de sustentabilidade da PepsiCo Brasil. Segundo o executivo, a solução deverá
ser implantada em outras plantas da companhia no Brasil nos próximos anos, com
áreas ainda maiores de painéis solares.
O fornecedor parceiro da PepsiCo
para a implantação das usinas termossolares das plantas de Feira de Santana e
de Sete Lagoas é a TVP Solar, empresa suíça especializada na tecnologia
termossolar com soluções de última geração, com coletores solares térmicos de
alto vácuo e sem espelhos, baseados em uma tecnologia patenteada.
Para saber mais sobre a agenda da
PepsiCo Positive, visite https://www.pepsico.com.br/sustentabilidade/pepsicopositive.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são
apreciados pelos(as) consumidores(as) mais de um bilhão de vezes por dia em
mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo gerou mais de US$
79 bilhões em receita líquida em 2021, impulsionada por um portfólio complementar
de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®,
LAY'S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras.
O portfólio de produtos da PepsiCo conta com uma ampla variedade de alimentos e
bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo diversas marcas icônicas
que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
A PepsiCo é guiada pela visão de
Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo
Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que
coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce
operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o
meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br e
siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.
(Com informações de LK
Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário