Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Memória: 58 anos de morte de Gastão Guimarães


 
Nesta sexta-feira, 24, 58 anos do falecimento de Gastão Cloves Souza Guimarães (Foto: Reprodução), ilustre e importante médico, jornalista, poeta e professor que atuou em Feira de Santana. Nasceu em 11 de abril de 1891, em Belmonte, sendo seus pais o farmacêutico Bernardo Caleoni de Oliveira Guimarães e Arminda Cândida de Souza Guimarães.
Aos dois anos de idade, mudou-se com a família para Salvador, onde realizou os primeiros estudos no Colégio São José, sob a direção do professor Tertuliano Carneiro. Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em 1912.
Após a formatura, fixou-se em Feira de Santana, onde exerceu a medicina durante cerca de quarenta anos. Poeta, jornalista e professor, amava os livros. Como jornalista, escrevia em vários periódicos da região. Sabia Latim, Francês, Português, Espanhol e rudimentos de Grego.
Admirava e gostava de recitar as poesias de Castro Alves, Olavo Bilac e enviava, para sua esposa e filhas, versos de amor, através de pombos correios que ele próprio criava.
Gastão Guimarães ensinou no Colégio Santanópolis e em outros estabelecimentos de ensino. Em 1932, foi nomeado professor de Língua Portuguesa e Literatura da Escola Normal, da qual seria diretor mais tarde, entre 1938 e 1943. Após sua morte, a Escola Normal passou a chamar-se Instituto de Educação Gastão Guimarães.
Como médico, tratava os doentes como se fossem membros de sua própria família, nunca distinguindo ricos e pobres. Extremamente caridoso, muitas vezes remediou as dificuldades dos mais necessitados.
Exerceu vários cargos, como médico da Prefeitura de Feira de Santana e da Santa Casa de Misericórdia. Foi delegado escolar, vice-presidente da Associação Bahiana de Medicina e presidente da Regional de Feira de Santana.

Nenhum comentário: