Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25
14 - 16h20 - 18h40 (Dublado) - De quinta-feira, 26, a segunda-feira, 30: 13h40 - 16 - 18h20 - 20h40 (Dublado)

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25
14 - 16h15 - 18h35 - 20h55. De quinta-feira, 26, a segunda-feira, 30: 13h50 - 16h15 - 18h35 - 20h55

quinta-feira, 31 de março de 2022

Gil Mário em exposição no Palacete das Artes


O artista plástico Gil Mário participando da Exposição Coletiva "2022: Um Recorte da Produção Diversa e Contemporânea na Bahia", na Sala Contemporânea Mario Cravo Jr. do Palacete das Artes, em Salvador, que está à disposição do público até o dia 4 de junho, de terça-feira a sábado, das 13 às 18 horas. A curadoria é do artista plástico Murilo Ribeiro. Outros feirenses na mostra são Juraci Dórea e Guache Marques.

Livro "De Pai Para Filha" está disponível


O livro "De Pai Para Filha: O Segredo do Sucesso da Dupla Dinâmica da Bahia!" já está disponível para vendas.

"Você quer conhecer o segredo do sucesso da famosa Dupla Dinâmica da Bahia?" Conselhos orientais são passados de pai para filha e revelados pela comunicadora baiana Yin Yee Carneiro neste livro documentário, escrito de forma leve e literária pela autora, revelando acontecimentos dos bastidores, famosos que fazem (e fizeram parte) do sucesso de ambos, como alcançaram o sucesso nacional, fotos da linda capital baiana e de famosos tiradas por Sun Sun, um dos pioneiros da fotografia social da Bahia, que é conhecido pelos seus flashes rápidos e certeiros, e foi requisitado por veículos nacionais como revistas "Caras", "Contigo!", "IstoÉ", "Manchete", fotógrafo chinês que também teve sua história retratada num documentário nacional da TV Futura, ao lado de Yin Yee Carneiro,

Ainda na publicação, versos, prosas e poesias escritos pela autora para presentear os leitores da obra, que "promete ser um marco pela importância dos personagens, as personalidades baianas".

Ficou curioso!? Adquira um exemplar entrando em contato pelas redes sociais:

Instagram

@yinyeecarneiro, @dupladinamicadabahia e @depaiparafilhalivro

Fan Page do Facebook: Yin yee Carneiro

Tik Tok: @yinyeecarneirooficial

Kwai:

@yinyeecarneiro

YouTube:

Yin yee Carneiro

https://m.youtube.com/channel/UCvQllIiRGehqTUqTNhWf_IQ

Programas do Orient Cineplace Boulevard

Dimas Oliveira e Milena Batista

LANÇAMENTOS NACIONAIS


MORBIUS
 (Morbius), de Daniel Espinoza, 2022. Com Jared Leto, Michael Keaton e Adria Arjona. Ação e terror. O bioquímico Michael Morbius tenta curar-se de uma doença rara no sangue, mas, sem perceber, ele fica infectado com uma forma de vampirismo. Duração: 105 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Horários: 14 horas, 15h50, 16h20, 18h10, 18h40 e 20h30, com cópia dublada; e 21 horas, com cópia legendada.


EPA! CADÊ O NOÉ? 2 
(Ooops! The Adventure Continues), de Toby Benkel e SeanMcCormack, 2022. Animação. À deriva em uma inundação, dois náufragos lutam para reunir uma família pouco ortodoxa, superar um vulcão e negociar um acordo de paz em uma arca. Duração: 81 minutos. Classificação: Livre. Horários: 13h10 (no sábado, 2, e domingo, 3) e 14 e 15 horas. 

PRÉ-ESTREIA


SONIC 2
(Sonic the Hedgehog 2), de Jeff Fowler, 2022. Com James Marsden e Jim Carrey. Animação e live-action. Depois de se estabelecer em Green Hills, Sonic está pronto para mais liberdade, e Tom e Maddie concordam em deixá-lo em casa enquanto saem de férias. Mas, assim que eles se vão, o Dr. Robotnik volta, desta vez com um novo parceiro, Knuckles, em busca de uma esmeralda que tem o poder de construir e destruir civilizações. Duração: 122 minutos. Classificação: Livre. Horários: 19 horas e 21h30 (apenas na quarta-feira, 6)

CONTINUAÇÕES


OS CARAS MALVADOS
 (The Bad Guys), de Pierre Perifel, 2022. Animação. Nunca houve cinco amigos tão infames quanto Os Caras Malvados - Sr. Wolf, Mr. Snake, Sr. Shark, Sr. Piranha e Sra. Tarantula. Após anos de incontáveis ​​assaltos e sendo os vilões mais procurados do mundo, a gangue é finalmente capturada, e o Sr. Lobo negocia um acordo para salvá-los da prisão: os bandidos se tornarão caras legais. Segunda semana. Cópia dublada. Duração: 100 minutos. Classificação: Livre. Horários: 13h30 e 15h40. Na quarta-feira, 6: 14h10, 16h10.


HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA 
(Spider-Man: No Way Home), de Jon Watts, 2021. Com Ação e aventura. Com Tom Holland,  Benedict Cumberbatch e Zendaya. Ação. Com a identidade do Homem-Aranha revelada, Peter Parker pede ajuda ao Dr. Estranho contra inimigos poderosos de outros mundos. Ele vai descobrir o que significa realmente ser o herói. Décima-sexta semana. Cópia dublada. Duração: 150 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Horário: 17h50.


AMBULÂNCIA: UM DIA DE CRIME
(Ambulance), de Michael Bay, 2022. Com Jake Gyllenhaal. No decorrer de um dia nas ruas de Los Angeles, três vidas irão mudar para sempre. O veterano Will Sharp, desesperado para pagar as contas de hospital da sua mulher, pede ajuda à única pessoa a quem sabe que não devia pedir - o seu irmão adotivo, Danny. Criminoso, Danny faz-lhe uma contraproposta: o maior assalto a um banco na história de Los Angeles: 32 milhões de dólares. Com a vida da sua mulher em risco, Will não pode dizer que não. Segunda semana. Cópia dublada. Duração: 176 minutos. Não recomendado para menores de 14 anos. Horário: 20h50.


BATMAN
 (The Batman), de Matt Reeve, 2022. Com Robert Pattinson, Zoe Kranitz, Colin Farrell, Paul Dano, Jeffrey Wright, John Turturro e Andy Serkis. Ação e aventura. Quando um serial killer mira a elite de Gotham City com uma série de maquinações sádicas, um rastro de pistas enigmáticas leva Batman a investigar o submundo da cidade, com ajuda dos aliados comissário Gordon e Alfred Pennyworth, onde encontra personagens como Selina Kyle, a Mulher-Gato, Oswald Cobblepot, o Pinguim, Carmine Falcone e Edward Nashton, o Charada. À medida que surgem evidências e as ações do criminoso apontam para uma direção mais clara, Batman precisa forjar novas relações e trazer justiça a sua cidade. Quinta semana. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 14 anos. Duração: 176 minutos.  Horários: 16h50 e 20h20.

Rua com data histórica

Nesta quinta-feira 31, 58 anos da Revolução de 1964 no Brasil, que derrubou o presidente João Goulart, representando a reação dos setores conservadores da sociedade brasileira à manutenção da política populista no país. Com isso, o início do regime militar do marechal Castello Branco, que durou até 1985, quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde as eleições de 1960, Tancredo Neves, que morreu antes de assumir.  

Em Feira de Santana, existe a rua 31 de Março, na Brasília, transversal da avenida Maria Quitéria, que lembra a data histórica.

quarta-feira, 30 de março de 2022

Revisão da chanchada "Rico Ri à Toa"

Dolores Duran canta "Tião" em "Rico Ri a Toa"

Na noite desta quarta-feira, 30, a revisão da chanchada "Rico Ri à Toa", de Roberto Farias, 1957.

"Rico Ri à Toa” pode ser considerado um dos clássicos da chanchada nacional. É o filme de estreia de Roberto Farias como diretor. Trata-se de uma comédia de grande sucesso na época. O filme tem cenas importantes para o período, inclusive conta com um raro registro de imagem da cantora Dolores Duran, uma das mais famosas da noite carioca, nos anos 50. Em um trecho da trama, ela interpreta o número musical "Tião", de Wilson Batista e Jorge de Castro.

Ainda na trilha sonora tem "Peba na Pimenta", de João do Vale e José Batista, interpretada por Marinês e Sua Gente. além de "Casinha Pequenina", de domínio público, entre outras músicas.

No filme, Zé Trindade é um motorista de táxi que gosta muito do seu automóvel. Em seus inúmeros trajetos tem o hábito de discutir com os passageiros. Um dia, a esposa (Violeta Ferraz) e a filha (Silvinha Chiozzo) recebem a visita de um advogado para entregar uma herança de 15 milhões com origem na morte de um parente desconhecido, em Portugal. Mas isso não passa de um golpe para encobrir o dinheiro do assalto a um banco, provocando inúmeros reviravoltas e situações engraçadas.

Ainda no elenco: Oswaldo Louzada, Zezé Macedo, ArnaldoMontel, Labanca e Zezé Gonzaga.

terça-feira, 29 de março de 2022

Morre atriz Djenane Machado


Faleceu na quarta-feira, 23, e somente nesta terça-feira, 29, divulgado, a atriz Djenane Machado, aos 70 anos. Era conhecida por interpretar a personagem Bebel na primeira temporada da série televisiva "A Grande Família". Djenane estava afastada das artes desde o início dos anos 90. Era filha do produtor e diretor de espetáculos musicais Carlos Machado (1908-1992), que ficou conhecido no Rio de Janeiro como "O Rei da Noite" nos anos 50 e 60.

Filmografia

1985 Ópera do Malandro

1984 Águia na Cabeça

1979 Sábado Alucinante

1976 Já Não Se Faz Amor Como Antigamente - Segmento "O Noivo"

1974 As Alegres Vigaristas

1969 A Penúltima Donzela

Fonte: IMDb

segunda-feira, 28 de março de 2022

Sem comunicação

 


No dia 22 de março do ano passado, há pouco mais de um ano, a retirada dos tapumes do Centro Interprofissional de Atendimento Educacional, obra que manteve a arquitetura original do Feira Tênis Clube.

Não existe comunicação do governo sobre quando o equipamento entra em funcionamento.

domingo, 27 de março de 2022

Janela partidária é choque de realidade na Câmara


A janela (de infidelidade) partidária nem acabou, mas provocou rearranjo  nas forças da Câmara e tem sido classificada como um grande choque de realidade. O PL, por exemplo, foi de 33, na eleição, para 65 deputados, atraídos pela filiação do presidente Jair Bolsonaro. PSL e DEM tinham separados, mas somados, 81 deputados. Viram a bancada despencar para 54 após a fusão que criou o União Brasil. PT, PSB, PDT, PCdoB e quase todos os partidos de 'esquerda' diminuíram, desde 2018.

Na mesma

O PT perdeu só um deputado indo de 54 para 53, mas se antes era a maior bancada da Câmara, hoje é a terceira, atrás do PL e União Brasil.

Rindo à toa

PP, Republicanos e PSD também viram as bancadas aumentarem. O PP foi a 46 deputados e é hoje a 4ª bancada. Rep e PSD têm 41 cada.

Puxadinhos sofreram

PSB, PDT, PCdoB e Psol perderam juntos 11 parlamentares. Mais da metade saiu do PDT, que caiu de 28 para 22 deputados na bancada.

Na mesma

O PSDB ganhou dois deputados (29 para 31), enquanto MDB continuou com 34. O Novo permanece com 8 parlamentares e o Rede, com um.

Fonte: https://diariodopoder.com.br/

sexta-feira, 25 de março de 2022

Senai abre matrículas para cursos conectados às novas tendências de mercado

Cursos de pós-técnico são voltados para profissionais com formação técnica ou graduação

O Senai Bahia está com matrículas abertas para seis cursos de pós-técnico, com foco na especialização de profissionais para atender aos novos desafios do mercado de trabalho, que tem sido impactado com a chegada da indústria 4.0, pelas demandas de desenvolvimento sustentável e pela transformação digital.

"O setor industrial está passando por uma aceleração na digitalização dos seus processos com a chegada da indústria 4.0 e a adequação à produção sustentável. Os cursos de pós-técnico são destinados às pessoas que tiveram formação técnica ou graduação e precisam se preparar para esse novo contexto", explica a gerente da Escola Técnica do Senai Cimatec, Tatiana Ferraz.

São oferecidas 240 vagas nos cursos de Construção de Modelos Digitais (BIM), Gestão Integrada de QSMS e Responsabilidade Social, Indústria Avançada, Planejamento de Manutenção Industrial, Projetos Industriais e Sistemas Fotovoltaicos.

Cada curso oferece 40 vagas para profissionais que já tenham formação técnica ou graduação. Com duração de até 11 meses, os cursos são oferecidos nos formatos remoto (com aulas ministradas pela plataforma Meu Senai) e híbrido (com aulas remotas e práticas ministradas no Senai Cimatec).

Os interessados podem se matricular até o dia 30 de abril, com 50% de desconto na matrícula. As inscrições são online, pelo site www.postecnicosenaiba.com.br, onde os candidatos encontram mais informações sobre os cursos e formas de pagamento disponíveis.

(Com informações da Gerência de Comunicação Integrada do Sistema Fieb)

João Roma anuncia filiação ao PL e pré-candidatura ao governo da Bahia

 

 

Sociedade Filarmônica 25 de Março completa 154 anos


A resgatada Sociedade Filarmônica 25 de Março está de completando 154 anos de existência. É mais que sesquicentenária.

O professor Carlos Brito, presidente da instituição, conta que "manter a 25 de Março em atividade é um feito. Para isso, buscamos instrumentos que nos permitissem rendimentos, montamos a Escola de Música Estevão Moura e estimulamos a formação de jovens músicos, com o trabalho do maestro Antônio Neves".

O saudoso jornalista, advogado e escritor, Antônio Moreira Ferreira, Antônio do Lajedinho, também poeta, cronista e historiador, contava que a Sociedade Filarmônica 25 de Março fez história, assim como a Sociedade Filarmônica Vitória e a Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense.

Fundada a 25 de março de 1868, "com o objetivo cultural de desenvolver a arte da música ao nível do Teatro e Escola de Piano, já existentes, como a primeira a ser criada na Bahia, a Sociedade Filarmônica Erato Nazarena, fundada em 1863, cinco anos antes da primeira em Feira de Santana".

Na sua primeira diretoria, "abnegados pelo desenvolvimento da 'Divina Arte'", os nomes de João Manoel Laranjeira Dantas, Eduardo Franco, Afonso Nolasco, Antônio Joaquim da Costa, Alípio Cândido da Costa, José Pinto dos Santos (Cazuza do Deserto), Joaquim Sampaio - primeiro intendente de Feira de Santana, entre fevereiro e julho de 1890 -, Francisco Costa, Galdino Dantas, Juvêncio Erudilho, José Nicolau dos Passos, Alexandre Ribeiro, Joviniano Cerqueira, Pedro Nolasco Néu e Tibério Constâncio Pereira, como informa o professor Carlos Brito, a partir do que consta no Estatuto da secular entidade de Feira de Santana.

"Cinco anos depois houve um desentendimento entre os membros da diretoria e criou-se uma dissidência.  Como o padre Ovídio Alves de São Boaventura estava fundando a Sociedade Filarmônica Vitória, os dissidentes da 25 de Março juntaram-se a ele e, em 1873, foi criada mais uma filarmônica", continua Antônio do Lajedinho.

Ele diz mais que "59 anos depois de fundada, em 1927, a Sociedade Filarmônica 25 de Março, por questões internas, dissolveu o corpo musical e fechou suas portas. E assim ficou durante quatro anos, até 1931, quando o coronel Américo de Almeida Pedra, voltou a residir em Feira de Santana. Foi então que o herói das lutas horacianos na Chapada Diamantina e combatente contra a Coluna Prestes convocou os velhos companheiros como Antonio Cipriano Pinto, Alfredo de Castro, Euclides de Souza Pinto, Alfredo Pereira, Argemiro Souza e o maestro João do Espírito Santo, com os quais constituiu uma diretoria, tendo ainda a colaboração de homens de destaque de então, como Arnold Ferreira da Silva, João Marinho Falcão, Raul Ferreira da Silva, Heráclito Dias de Carvalho, Carlos Rubinos Bahia, Adalberto Pereira, Dálvaro Ferreira da Silva e outros que faziam parte da elite feirense. Juntos soergueram a primogênita filarmônica de Feira".

Grande maestro
O historiador destaca que a Filarmônicas 25 de Março teve grande maestro compositor, o professores Estevão Moura da 25 de Março, que "além de ensinar a música e a arte dos instrumentos musicais, ainda compunham músicas das mais diversas categorias".

Em 1977, o maior feito da 25 de Março, quando se classificou entre as quatro melhores  filarmônicas do Brasil, disputando o I Campeonato Nacional de Bandas Civis, promovido pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), Mobral e Rede Globo de Televisão. Coincidentemente no dia em que completava seu 109º aniversário, a 25 de Março seguiu para o Rio de Janeiro, viagem em dois ônibus especiais.

A apresentação no festival ocorreu na manhã do domingo, 27 de março. No dia 10 de abril, durante o programa "Concertos Para a Juventude", a transmissão pela Globo. A comissão julgadora deu a nota 7,84 - a mais alta até então alcançada pelas demais - sendo classificada para a fase final, em 22 de abril.

A 25 de Março executou a marcha "Constelação" e o dobrado "Deputado Arnold Silva", ambos de autoria do maestro Estevão Moura. "Não sejam tão egoístas a ponto de terem somente para si o acervo musical desse grande músico. Permitam que todo o Brasil e o mundo dele se aproximem, pois o seu talento precisa ser evidenciado e proclamado", afirmaram então os componentes do júri sobre Estevão Moura.

Os julgadores do concurso foram os maestros Celso Woltzenlogel (São Paulo), Henrique Morelembaun (Rio de Janeiro), Alceo Bocchino (Paraná), Marlos Nobre (Pernambuco), que deram nota nove, e Julio Medaglia (São Paulo), que deu nota sete.

Maior feito
Em 19 de junho, participou da grande final, ficando em terceiro lugar, representando o Estado da Bahia, quando obteve a nota 8,6, perdendo para as representantes de São Paulo e Pernambuco. O terceiro lugar foi um título considerado honroso e que foi festejado por Feira de Santana quando retornou à cidade. A viagem para o Rio de Janeiro dessa feita foi de avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Então, Claudemiro Daltro, o maestro Miro, foi quem regeu o grupo, formado pelos músicos instrumentistas Alfredo, Toninho, Arcanjo e Jacinto (tumbas), José Ferreira, Francisco, João Babau, Agostinho, Farias e Zequinha (trombones), Gilberto, Nagib, Elias, Valdomiro e Zabidiel (pistons), Aquino, Dé, Wilton (trompas), Carlito, Ferreira, Bento e Chicão (saxofones), Tupinam (sax barítono), Elói, Ulisses, Braga, Otoniel, Humberto, Bonfim e Nivaldo (clarinetas), Nilo (requinta), Rafael (flautim), Saul (pratos), Aloisio (bumbo), Raimundo (tambor e caixa).

O empresário João Domingos Gonçalves, o Doute, presidente de então, chefiou a delegação, composta ainda dos diretores José Manuel de Araújo Freitas, Werther Mascarenhas Farias, Eduardo Pereira da Silva, José Portugal, Djalma Ferreira, Hildeberto Erudilho Suzart, Alpiniano Reis e o radialista Lucílio Bastos, representando a imprensa feirense.

Lentidão de processos na justiça em debate

Reunião ocorrida no dia 18 de março entre a diretoria da OAB Subseção Feira de Santana, advogados membros da Comissão de Juizados e a juíza da 2ª Vara dos Juizados Especiais, Jaqueline Moreira Kruschewsky, tratou sobre "a grande quantidade de processos conclusos para despacho e decisões, os arquivamentos dos mesmos antes da assinatura efetiva dos alvarás, as dificuldades enfrentadas nos atendimentos virtuais e os valores das condenações à título de indenizações por danos morais".

No encontro, foi solicitado à magistrada explicações quanto às referidas demandas e ela informou, no que tange ao grande número de conclusões para despacho e decisões, que "isso se deu em decorrência de alguns possíveis erros de movimentações dos processos devido ao Mutirão de Conciliação, realizado no ano passado".

Raphael Pitombo, presidente da OAB Subseção Feira de Santana, explicou que foi solicitado que "os advogados com processos nestas filas verifiquem se, de fato, os mesmos estão com a conclusão correta e, caso identifiquem algum equívoco, que peticionem suscitando pelo 'chamamento do feito à Ordem' e sinalizem tanto ao cartório quanto ao gabinete através de e-mail para a juíza ou presencialmente, para que este seja sanado".

Segundo consta nos corredores do Fórum Filinto Bastos, entre os juízes de Direito que acionam com mais agilidade os processos são os da Vara do Júri, com Marcia Simões Costa, que já programou para este ano cerca de 100 júris e o da 2ª Vara da Fazenda Pública, Nunesvaldo Santos, que tem tido atuação bastante rápida.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Bolsonaro tem 13 vezes mais inscritos no Telegram do que outros pré-candidatos somados

 Após período de suspensão, plataforma segue em funcionamento no país


O presidente Jair Bolsonaro (PL) já ultrapassou a marca 1.300.000 inscritos no Telegram. O total de seguidores de todos os outros pré-candidatos à Presidência da República representa cerca de 8,3% (cerca de 89 mil) do número de Bolsonaro.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 52 mil inscritos; Ciro Gomes, do PDT, tem 19,8 mil; e Sergio Moro (Podemos) tem 6 mil inscritos; o deputado federal André Janones (Avante-MG) tem 5.940. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), ainda não possuem canal oficial no aplicativo.

Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, havia determinado que o mensageiro fosse bloqueado no Brasil. A decisão do magistrado ocorreu após uma série de tentativas de contato do Judiciário brasileiro com a plataforma russa.

No entanto, após a empresa ter atendido todas as solicitações pleiteadas, Moraes revogou a medida, fazendo com que o app fosse restabelecido no país. Desde então, o presidente da República já ganhou mais de 200 mil seguidores, levando em consideração o período de suspensão.

Fonte: https://www.conexaopolitica.com.br/

Projeto Smart Inspecs na Indústria traz avanços e mais segurança para a construção civil

Iniciativa tem o apoio do Sinduscon-Ba e vai contribuir para monitorar grandes áreas e de difícil acesso em obras verticais e horizontais

 



Smart Inspecs: um exemplo de como a união de esforços e expertises pode trazer resultados e gerar avanços. Com tecnologia totalmente desenvolvida na Bahia, o projeto Smart Inspecs na Construção Civil é uma solução que promete revolucionar a área de segurança no trabalho no país. Aplicada à inspeção de empreendimentos horizontais, áreas acidentadas e obras verticais, o Smart Inspecs chega para trazer inovação e contribuir para a redução de riscos nos canteiros de obra.
Coordenado pela Gerência de Segurança e Saúde na Indústria (GSSI) do Sesi Bahia, o projeto integra rede nacional de inovação, por meio do Centro de Inovação Sesi (CIS) em Prevenção da Incapacidade, sediado na Bahia. Assim que a solução for disponibilizada, os departamentos regionais do Sesi poderão ter acesso à nova tecnologia por meio do Sesi Bahia.

O Projeto Smart Inspecs na Construção Civil tem como parceiros a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e quatro empresas da indústria da construção, vinculadas ao Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba): Concreta Incorporação e Construção Ltda, Conie Empreendimentos Ltda, Gráfico Empreendimentos Ltda e MRV Engenharia e Participações S/A.

INOVAÇÃO E SEGURANÇA

O diferencial desta iniciativa, que se beneficiou da integração entre academia, Sesi e empresas, é destacado pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba), Alexandre Landim.

"O Smart Inspecs conseguiu conciliar as melhores premissas de inovação com a segurança de nossos colaboradores. A inspeção através de drone vai permitir às empresas ganhos de produtividade nos canteiros", explica o presidente do Sinduscon-Ba. Em canteiros extensos, loteamentos e empreendimentos, como os programas habitacionais, inspeções que duram horas podem passar a ser feitas em minutos e com uma maior abrangência, aponta.

Alexandre Landim considera um diferencial importante desta iniciativa reunir a universidade, o Sesi - com sua expertise voltada para a segurança e saúde na indústria - e as empresas para pensar uma solução conjunta. "Através deste projeto, aproximamos elos importantes com capacidade de fazer pesquisa, desenvolvimento e inovação", reforça.

INTEGRAÇÃO COM A UNIVERSIDADE

Sob a coordenação técnica de Dayana Bastos Costa, professora associada da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, o Smart Inspecs nasceu como objeto de pesquisa acadêmica de mestrado e doutorado, em 2014. Proposta selecionada pelo Edital Sesi de Inovação em 2019, a iniciativa recebeu investimentos do Serviço Social da Indústria (Sesi), que se associou na condição de entidade de referência em Segurança no Trabalho e de provimento de soluções para a indústria.

“O Edital de Inovação foi a oportunidade de desenvolver um sistema robusto, alinhado com as demandas de mercado. Desta forma, o Sesi obteve no projeto o apoio da Ufba no desenvolvimento do sistema e implementação do piloto nos canteiros de obra das empresas”, observa a professora.

Gestora do projeto pelo Sesi Bahia, a engenheira civil e de segurança do trabalho Isnáia Cardoso da Silva atuou na articulação entre o sindicato, o corpo técnico do Sesi e os representantes das empresas, além de fazer a gestão do desenvolvimento do projeto com a Ufba. “O mais relevante foi viabilizar a interação entre os diferentes parceiros do projeto para entregar uma solução alinhada com as necessidades da indústria da construção”, ressalta.

Segundo ela, toda pesquisa desenvolvida pela academia - que traz as práticas mais avançadas de segurança no trabalho do mundo - modelada em conjunto com o Sesi e envolvendo a indústria -, "traz como benefício uma solução mais completa, com menor investimento e informações relevantes para a tomada de decisão".

A parceria academia e indústria, na avaliação da professora Dayanna Costa, é importante para todos os agentes envolvidos. "As universidades e centros de pesquisa têm essencialmente o papel de realizar a pesquisa básica e aplicada, desenvolver a prova de conceito e experimentos de uma nova solução, avaliando a sua relevância e possibilidade de sua generalização”, explica. E complementa: “o passo seguinte é a integração da pesquisa testada com a indústria. Especificamente neste projeto, foi possível desenvolver um sistema em um ambiente necessário que possibilitou atender as demandas reais dos parceiros envolvidos".

Para a professora, “o projeto permitiu materializar uma solução originada de pesquisas de mestrado e doutorado da Ufba. Com a finalização do projeto, o Sesi dispõe de uma solução inovadora para realização de inspeções de segurança do trabalho e as empresas serão beneficiadas com um serviço que dará celeridade às inspeções, especialmente em áreas de difícil acesso.

Além de assegurar o financiamento para o desenvolvimento da solução por meio do Edital Sesi de Inovação, o papel do Sesi na concepção do Smart Inspecs foi fazer a adequação do projeto inicial para que atendesse às exigências do edital. Um dos pressupostos era que ele se adaptasse à realidade da indústria.

"O Sesi entrou com a sua expertise em Segurança e Saúde no Trabalho (SST), fazendo a análise dos requisitos do sistema e trouxe a visão de mercado para o projeto", explicou Isnáia Cardoso. Coube ainda ao SESI, desenvolver uma metodologia de avaliação com base nas regras de inspeção aplicadas à indústria e aos pré-requisitos que o Sesi adota. "Em síntese, o papel do Sesi foi dar o formato técnico adaptado à necessidade das empresas e definir informações importantes para tomada de decisão pelos gestores e líderes, bem como a composição dos relatórios e definição dos indicadores do dashboard".

Empresas destacam ganhos de celeridade e gestão

Para as empresas que participaram do projeto, a experiência foi uma oportunidade. De acordo com Aline Passos, diretora de Sistema de Gestão Integrada da Construtora Concreta, uma equipe de cinco profissionais da empresa ficou diretamente envolvida no Projeto Smart Inspecs. A diretoria da empresa é sensível à inovação, o que favoreceu a adesão ao projeto, destacou a gestora. Além disso, a construtora tinha um empreendimento que se adequava à necessidade do projeto liderado pelo Sesi Bahia.

Aline Passos reconhece que a indústria da construção ainda tem um longo caminho na busca pela inovação e que projetos como o Smart Inspecs mostram que é um caminho possível. Ela destaca a oportunidade de poder participar do desenvolvimento da ferramenta e de verificar o potencial que ela traz para a gestão de segurança.

"Hoje, no meu escritório, consigo ver as inspeções, não-conformidades encontradas, plano de ação, se foi resolvido o problema e atuar junto com o gestor da obra para encontrar soluções. Com o Smart Inspecs, conseguimos ter um panorama geral, visando as normas contempladas no programa", detalha.

Outra vantagem apontada é a disponibilização de um checklist atualizado que permite otimizar a gestão dos aspectos de SST. "A gente consegue visualizar pontos que são passíveis de acidentes e inspecionar a mão de obra para garantir o cumprimento das normas", conta Aline Passos. O sistema de gestão também disponibiliza um dashboard com indicadores. "Às vezes, a gente tem uma percepção, mas quando se tem dados – e os dashboards trazem isso – podemos nos antecipar e adotar medidas preventivas", explica Aline.

SOBRE O SMART INSPECS

Projeto de inovação setorial, financiado pelo Edital de Inovação para a Indústria, o Smart Inspecs foi aprovado em 2019 e recebeu mais de R$ 355 mil em investimentos. Trata-se de um sistema multiplataforma que integra tecnologias, drones e dispositivos móveis.

Adaptável a diferentes canteiros de obras vertical e horizontal, o sistema tem como premissa inspecionar requisitos de segurança especificados pelas normas regulamentadoras na construção, como NR18 e NR35, bem como melhorar a visualização das condições de segurança do trabalho. A ideia é que o sistema contribua para monitorar grandes áreas e de difícil acesso, com diferentes perspectivas e em tempo reduzido. 

Sob a perspectiva dos impactos econômicos, a solução colabora com o desenvolvimento regional e nacional do setor da construção civil por meio da padronização e automatização do processo de inspeção das condições de segurança do trabalho no canteiro de obras, adequação às normas regulamentadoras, redução de acidentes, contribuindo na economia de recursos financeiros e aumento da produtividade. 

(Com informações da Gerência de Comunicação Integrada do Sistema Fieb)

Maioria dos brasileiros apoia a posse de armas


Levantamento exclusivo do instituto Orbis para o Diário do Poder mostra que a posse e porte de armas de fogo tem o apoio da maior parte dos brasileiros; 52,7% são a favor e 47,3% contra armas. Entre favoráveis, 42% dos entrevistados apoiam apenas a possibilidade de armas nas próprias casas ou em seus estabelecimentos comerciais; e 10,7% querem que os brasileiros possam andar armados em todos os lugares.
Diferença aguda
A diferença no apoio é aguda entre homens e mulheres: 58,7% delas são totalmente contra armas. Entre homens, são apenas 32,7%.
Regional
No Sudeste, a proporção de pessoas contra as armas é de 52,7%. No Nordeste, 50,9%. Nas demais regiões, a maioria é a favor.
Pesquisa nacional
O instituto de pesquisa Orbis realizou 2.154 entrevistas por telefone entre os dias 3 e 4 de março deste ano, em todas as regiões do País.

Programas do Orient Cineplace Boulevard

Com Milena Batista

LANÇAMENTOS NACIONAIS


AMBULÂNCIA: UM DIA DE CRIME
(Ambulance), de Michael Bay, 2022. Com Jake Gyllenhaal, Yahya Abdul-Marteen II e Eiza González. Ação. No decorrer de um dia nas ruas de Los Angeles, três vidas irão mudar para sempre. O veterano Will Sharp, desesperado para pagar as contas de hospital da sua mulher, pede ajuda à única pessoa a quem sabe que não devia pedir - o seu irmão adotivo, Danny, que faz-lhe uma contraproposta: assaltar um banco. Com a vida da sua mulher em risco, Will não pode dizer que não. 
Duração: 176 minutos. Não recomendado para menores de 14 anos. Horários: 14h30 e 17h30, com cópia dublada, e 20h20, com cópia legendada.

PRÉ-ESTREIAS


MORBIUS
(Morbius), de Daniel Espinoza, 2022. Com Jared Leto, Michael Keaton e Adria Arjona. Ação e terror. O bioquímico Michael Morbius tenta curar-se de uma doença rara no sangue, mas, sem perceber, ele fica infectado com uma forma de vampirismo. Duração: 105 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Horário: 00h01, de quarta-feira, 30, para quinta-feira, 31.


EPA! CADÊ O NOÉ? 2 
(Ooops! The Adventure Continues), de Toby Benkel e SeanMcCormack, 2022. Animação. À deriva em uma inundação, dois náufragos lutam para reunir uma família pouco ortodoxa, superar um vulcão e negociar um acordo de paz em uma arca. 
Duração: 81 minutos. Classificação: Livre. Horário: 17h10, no sábado, 26, e domingo, 27. 

CONTINUAÇÕES


CORAÇÃO
ARDENTE (Corazón Ardiente), de Andrés Garrigó e Antonio Cuadri, 2020. Com Karyme Lozano e Maria Vallejo-Nágera. Drama. Uma escritora de investiga as aparições do Sagrado Coração de Jesus, em busca de inspiração para o seu próximo romance. Guiada por uma perita em mistérios, ela descobre as revelações de Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque e encontra santos, assassinos, exorcistas, papas, presidentes, conspiradores, além de milagres e crimes. Por meio de sua pesquisa, ela também descobre segredos do seu próprio coração, afligido por velhas feridas que precisam ser curadas. Segunda semana. Cópia dublada. Duração: 90 minutos. Não recomendado para menores de 10 anos. Horário: 16h50; no sábado, 26, e domingo, 27, às 15h10.


UNCHARTED: FORA DO MAPA
 (Unchanted), de , 2022. Com. Ação e aventura. O jovem e esperto Nathan Drake é recrutado pelo experiente caçador de tesouros Victor "Sully" Sullivan para recuperar uma fortuna acumulada por Ferdinand Magellan e perdida há 500 anos pela Casa de Moncada. Sexta semana. Cópia dublada. Duração:  115 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Horário: 14h20.


O RITUAL: PRESENÇA MALIGNA
 (The Banishing), de Christopher Smith, 2022. Com Jessica Brown Findlay, Sean Harris e John Lynch. Terror. Marianne, seu marido Lionel e sua filha Adelaide se mudam para o interior da Inglaterra, onde Lionel foi nomeado o novo reverendo. Logo que chegam em sua nova casa, ela percebe que assustadores eventos começam a acontecer. Com a ajuda de um ocultista, o casal vai testar toda a sua fé, buscando descobrir a aterrorizante verdade sobre a presença maligna que habita sua casa e deseja possuir sua filha Adelaide. Segunda semana. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 14 anos. Duração: 97 minutos. Horários: 18h50 e 21 horas.


TARSILINHA
, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, 2022. Animação. Tarsilinha descobre que a Lagarta roubou a memória de sua mãe e se lança em uma aventura para recuperá-la. Ela entra em um mundo povoado por estranhos seres, onde precisa buscar aliados e enfrentar inimigos. Ela conhece o Sapo, um mentor atrapalhado, que lhe dá as primeiras dicas sobre como se movimentar. A partir daí a menina vai encontrando pistas pelo caminho, na forma das próprias lembranças roubadas, que a Lagarta vai deixando para trás. Segunda semana. Classificação: Livre. Horários: 13h10 (no sábado, 26, e domingo, 27).


OS CARAS MALVADOS
 (The Bad Guys), de Pierre Perifel, 2022. Animação. Nunca houve cinco amigos tão infames quanto Os Caras Malvados - Sr. Wolf, Mr. Snake, Sr. Shark, Sr. Piranha e Sra. Tarantula. Após anos de incontáveis ​​assaltos e sendo os vilões mais procurados do mundo, a gangue é finalmente capturada, e o Sr. Lobo negocia um acordo para salvá-los da prisão: os bandidos se tornarão caras legais. Segunda semana. Cópia dublada. Duração: 100 minutos. Classificação: Livre. Horários: 14 horas,16h20 e 18h30.


HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA 
(Spider-Man: No Way Home), de Jon Watts, 2021. Com Ação e aventura. Com Tom Holland,  Benedict Cumberbatch e Zendaya. Ação. Com a identidade do Homem-Aranha revelada, Peter Parker pede ajuda ao Dr. Estranho contra inimigos poderosos de outros mundos. Ele vai descobrir o que significa realmente ser o herói. Décima-quinta semana. Cópia dublada. Duração: 150 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Horário: 20h40.


BATMAN
 (The Batman), de Matt Reeve, 2022. Com Robert Pattinson, Zoe Kranitz, Colin Farrell, Paul Dano, Jeffrey Wright, John Turturro e Andy Serkis. Ação e aventura. Quando um serial killer mira a elite de Gotham City com uma série de maquinações sádicas, um rastro de pistas enigmáticas leva Batman a investigar o submundo da cidade, com ajuda dos aliados comissário Gordon e Alfred Pennyworth, onde encontra personagens como Selina Kyle, a Mulher-Gato, Oswald Cobblepot, o Pinguim, Carmine Falcone e Edward Nashton, o Charada. À medida que surgem evidências e as ações do criminoso apontam para uma direção mais clara, Batman precisa forjar novas relações, desmascarar o culpado e trazer justiça a sua cidade, há tempos atormentada pelo abuso de poder e pela corrupção. Terceira semana. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 14 anos. Duração: 176 minutos.  Horários: 13h30, 17 horas e 20h30.