Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25
14 - 16h20 - 18h40 (Dublado) - De quinta-feira, 26, a segunda-feira, 30: 13h40 - 16 - 18h20 - 20h40 (Dublado)

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25
14 - 16h15 - 18h35 - 20h55. De quinta-feira, 26, a segunda-feira, 30: 13h50 - 16h15 - 18h35 - 20h55

quarta-feira, 31 de março de 2021

Passe de serviço e credenciamento para Bienal de Veneza



Credenciamento de Dimas Oliveira, da Revista Panorama, pela XLIII Esposizione Internazionale d’Arte La Bienale di Venezia, para realizar imagens no Giardini de Castello, válido entre 26 de junho e 25 de setembro de 1989, período do evento.


Passe de serviço do Setore Arti Visivo da XLIII Esposizione Internazionale d’Arte La Bienale di Venezia, para acesso de Dimas Oliveira ao Giardini di Castello, válido entre 16 e 21 de junho de 1989, período precedente à abertura do evento.

Carteira de presidente


 

Rua com data histórica

 Nesta quarta-feira 31, 57 anos da Revolução de 1964 no Brasil, que derrubou o presidente João Goulart, representando a reação dos setores conservadores da sociedade brasileira à manutenção da política populista no país. Com isso, o início do regime militar do marechal Castello Branco, que durou até 1985, quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde as eleições de 1960, Tancredo Neves, que morreu antes de assumir.  

Em Feira de Santana, existe a rua 31 de Março, na Brasília, transversal da avenida Maria Quitéria, que lembra a data histórica.

segunda-feira, 29 de março de 2021

Revisão de "Os Fuzis"

Assista ao filme



Feira de Santana é citada na trama

Na tarde desta segunda-feira, 29, no Canal Brasil, a revisão de um dos clássicos do Cinema Novo, "Os Fuzis", de Ruy Guerra, realizado  em 1964. O drama político que trata ainda de misticismo e fé.

Na trama, em 1963, em Milagres, na Bahia, no Nordeste, em uma área muito pobre do Brasil, um grupo de soldados (Nelson Xaxier, Ivan Cândido, Paulo Cesar Pereio, Hugo Carvana e Leonidas Bayer) chega para proteger a loja de um político (Ruy Polanah) de um grupo de pessoas famintas. Eles possuem rifles para guardar os alimentos e evitar o saque pela população. 

Mário (Nelson Xavier) , um dos soldados, conhece Luiza (Maria Gladys). Um dos soldados, completamente bêbado, mata um morador em uma disputa com seus colegas pela morte de um cabrito. O caminhoneiro Gaúcho (Átila Iório) se revolta contra a passividade de um pai (Joel Barcelos) que acaba de perder sua filhinha, que morreu de fome, e da população pacífica que só reza e segue um pregador (Mauricio Loyola) e luta contra os soldados. Na troca de tiros, Gaúcho morre. Mário fica desolado. Ele se despede de Luiza e parte com os outros policiais. Um boi, que até então era santo para os fieis, é morto e a população avança para pegar um pedaço de carne.

Tem quem considere "Os Fuzis" como o melhor filme brasileiro, pelo poder das imagens - em preto e branco - e pela trilha sonora.

Venceu o Urso de Prata no Berlin International Film Festival, em 1964; e Ruy Guerra foi nominado com o Urso de Ouro no mesmo festival. Também foi premiado como Melhor Roteiro (de Ruy Guerra e Miguel Torres) no Festival de Cinema de Pesaro, na Itália.

Feira de Santana é citada no início (depois dos sete minutos) do filme por Gaúcho, o caminhoneiro que é o personagem principal de "Os Fuzis", em conversa com um colega.

Milagres foi o cenário do filme, que ainda tem locações em Nova Itarana e Tartaruga. Habitantes dos lugares participaram do filme (Foto 2).

Shopping Avenida


 

sexta-feira, 26 de março de 2021

Requiescat in Pace


Faleceu nesta sexta-feira, 26, Carlota Maria Silva de Oliveira, ex-presidente do International Woman's Club de Feira de Santana e integrante do Rotary Club Feira de Santana Portal do Sertão e da Casa da Amizade de Feira de Santana.

Morre atriz Jessica Walter


Faleceu na quarta-feira, 24, a atriz americana Jessica Walter, aos 80 anos. Filha de um músico e de uma professora, ela formou-se na High School of Performing Arts de Nova York e na Neighborhood Playhouse School of the Theatre. Teve extensa carreira na televisão e no teatro;

No cinema, o mais memorável papel foi como a obsessiva Evelyn na estreia na direção de Clint Eastwood, "Perversa Paixão", que lhe rendeu indicação ao Globo de Ouro como Melhor Atriz. Antes, também se destacou em "Grand Prix", quando foi nominada ao Globo de Ouro como Estreante Mais Promissora.

Filmografia

2020 The Mimic

2017 Undercover Grandpa

2017 Keep the Change

2012 Bending the Rules

2002 Dummy: Um Amor Diferente

2001 A Mulher do Meu Melhor Amigo

1998 O Outro Lado de Beverly Hills

1995 Tentação Mortal

1994 U.M.A - Universidade Muito Animal

1993 O Fantasma da Máquina

1988 Tapeheads: Uma Dupla Muito Louca

1984 Jogo da Vida

1982 Spring Fever

1981 Bananas e Milhões

1979 Aeroporto 79: O Concorde

1979 A Menina de Ouro

1976 Vitória em Entebbe 

1971 Perversa Paixão

1969 Number One

1968 Grotesca Despedida

1966 Grand Prix

1966 O Grupo

1964 Lilith

Fonte: IMDb

UFRB abre seleção para transferência externa, portador de diploma e rematrícula

 


A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre processo seletivo para pessoas interessadas no preenchimento de vagas nos cursos de graduação por meio de Transferência Externa, Rematrícula e Portador de Diploma para ingresso no semestre 2020.2. O início das aulas está previsto para 28 de junho de 2021.

Ao todo, serão ofertadas 1.099 vagas, distribuídas entre 43 cursos superiores de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos), existentes nos diversos Centros de Ensino da UFRB.

As inscrições acontecem no site de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel, anexando a documentação necessária, no período de 13 a 19 de abril. A inscrição dos interessados é gratuita. A homologação das inscrições dos candidatos acontece no dia 26 de abril.

Somente poderão candidatar-se às vagas ofertadas nas formas de ingresso transferência externa e portador de diploma, os candidatos que tenham obrigatoriamente realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das seguintes edições: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 e que não tenham obtido nota zero em qualquer uma das provas.

Para as formas de ingresso transferência externa e portador de diploma serão considerados critérios de seleção as médias aritméticas das notas obtidas nas provas do Enem.

Para a forma de ingresso rematrícula será considerada a menor carga horária para completar a integralização do curso, de acordo com o currículo vigente.

O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 3 de maio no site ufrb.edu.br/prosel. A pré-matrícula acontece no período de 8 a 10 de maio.

A matrícula compreenderá uma única etapa online. A matrícula, excepcionalmente, devido à pandemia e em atendimento a Portaria Normativa MEC Nº 493, de 22 de maio de 2020, e a Portaria UFRB n° 322, de 17 de março de 2020, será realizada exclusivamente pela Internet, no endereço ufrb.edu.br/prosel, para as formas de ingresso transferência externa e portador de diploma.

Os candidatos convocados pela forma de ingresso Rematrícula, para realizarem a pré-matrícula, deverão acessar o SIGAA e seguir as instruções constantes no Edital.

Cursos e Campus

Os cursos com vagas no Campus Cachoeira/São Félix são de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura); Ciências Sociais (Bacharelado); Cinema e Audiovisual (Bacharelado); Gestão Pública (Tecnólogo) e (Licenciatura); Publicidade e Propaganda (Bacharelado).

No Campus Cruz das Almas, os cursos são de Agroecologia (Tecnólogo); Biologia (Bacharelado e Licenciatura); Engenharia de Pesca (Bacharelado); Gestão de Cooperativa (Tecnólogo) e Zootecnia (Bacharelado), vinculados ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).

Também no Campus Cruz das Almas, os cursos de Engenharia de Computação (Bacharelado); Engenharia Elétrica (Bacharelado); Engenharia Mecânica (Bacharelado); Engenharia Sanitária e Ambiental (Bacharelado); Física (Bacharelado) e Matemática (Bacharelado), vinculados ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec).

No Campus Santo Antônio de Jesus, o cursos de Nutrição (bacharelado), Enfermagem (Bacharelado); e Psicologia (Bacharelado).

No Campus Santo Amaro da Purificação, os cursos disponíveis são de Artes do Espetáculo (Tecnólogo); Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (integral e noturno); Interdisciplinar em Artes (Licenciatura); Música Popular Brasileira (Licenciatura); Política e Gestão Cultural (Tecnólogo) e Produção Musical (Tecnológico).

Para o Campus Feira de Santana, os cursos disponíveis são de Alimentos (Tecnólogos); Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (Bacharelado); Engenharia de Energias (Bacharelado); Engenharia de Materiais (Bacharelado); Engenharia de Produção (Bacharelado); Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Bacharelado).

No Campus Amargosa, todos os cursos são de Licenciatura nas áreas de Educação Física; Filosofia; Física; Letras - Libras e Língua Estrangeira (Noturno); Letras - Libras e Língua Estrangeira (Integral), Matemática, Pedagogia (Noturno), Pedagogia (Integral) e Química.

O candidato interessado é responsável por acompanhar todas as atualizações e comunicados do processo seletivo no site: ufrb.edu.br/prosel

Confira o Edital Nº 07/2021.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

quinta-feira, 25 de março de 2021

153 anos da Sociedade Filarmônica 25 de Março

 


A resgatada Sociedade Filarmônica 25 de Março está de completando 153 anos de existência. É mais que sesquicentenária.

O professor Carlos Brito, presidente da instituição, conta que "manter a 25 de Março em atividade é um feito. Para isso, buscamos instrumentos que nos permitissem rendimentos, montamos a Escola de Música Estevão Moura e estimulamos a formação de jovens músicos, com o trabalho do maestro Antônio Neves".
Jornalista, advogado e escritor, Antônio Moreira Ferreira, Antônio do Lajedinho, é também poeta, cronista e historiador. Ele conta que a Sociedade Filarmônica 25 de Março fez história, assim como a Sociedade Filarmônica Vitória e a Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense.
Fundada a 25 de março de 1868, "com o objetivo cultural de desenvolver a arte da música ao nível do Teatro e Escola de Piano, já existentes, como a primeira a ser criada na Bahia, a Sociedade Filarmônica Erato Nazarena, fundada em 1863, cinco anos antes da primeira em Feira de Santana".
Na sua primeira diretoria, "abnegados pelo desenvolvimento da 'Divina Arte'", os nomes de João Manoel Laranjeira Dantas, Eduardo Franco, Afonso Nolasco, Antônio Joaquim da Costa, Alípio Cândido da Costa, José Pinto dos Santos (Cazuza do Deserto), Joaquim Sampaio - primeiro intendente de Feira de Santana, entre fevereiro e julho de 1890 -, Francisco Costa, Galdino Dantas, Juvêncio Erudilho, José Nicolau dos Passos, Alexandre Ribeiro, Joviniano Cerqueira, Pedro Nolasco Néu e Tibério Constâncio Pereira, como informa o professor Carlos Brito, a partir do que consta no Estatuto da secular entidade de Feira de Santana.
"Cinco anos depois houve um desentendimento entre os membros da diretoria e criou-se uma dissidência.  Como o padre Ovídio Alves de São Boaventura estava fundando a Sociedade Filarmônica Vitória, os dissidentes da 25 de Março juntaram-se a ele e, em 1873, foi criada mais uma filarmônica", continua Antônio do Lajedinho.
Ele diz mais que "59 anos depois de fundada, em 1927, a Sociedade Filarmônica 25 de Março, por questões internas, dissolveu o corpo musical e fechou suas portas. E assim ficou durante quatro anos, até 1931, quando o coronel Américo de Almeida Pedra, voltou a residir em Feira de Santana. Foi então que o herói das lutas horacianos na Chapada Diamantina e combatente contra a Coluna Prestes convocou os velhos companheiros como Antonio Cipriano Pinto, Alfredo de Castro, Euclides de Souza Pinto, Alfredo Pereira, Argemiro Souza e o maestro João do Espírito Santo, com os quais constituiu uma diretoria, tendo ainda a colaboração de homens de destaque de então, como Arnold Ferreira da Silva, João Marinho Falcão, Raul Ferreira da Silva, Heráclito Dias de Carvalho, Carlos Rubinos Bahia, Adalberto Pereira, Dálvaro Ferreira da Silva e outros que faziam parte da elite feirense. Juntos soergueram a primogênita filarmônica de Feira".
Grande maestro
O historiador destaca que a Filarmônicas 25 de Março teve grande maestro compositor, o professores Estevão Moura da 25 de Março, que "além de ensinar a música e a arte dos instrumentos musicais, ainda compunham músicas das mais diversas categorias".
Em 1977, o maior feito da 25 de Março, quando se classificou entre as quatro melhores  filarmônicas do Brasil, disputando o I Campeonato Nacional de Bandas Civis, promovido pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), Mobral e Rede Globo de Televisão. Coincidentemente no dia em que completava seu 109º aniversário, a 25 de Março seguiu para o Rio de Janeiro, viagem em dois ônibus especiais.
A apresentação no festival ocorreu na manhã do domingo, 27 de março. No dia 10 de abril, durante o programa "Concertos Para a Juventude", a transmissão pela Globo. A comissão julgadora deu a nota 7,84 - a mais alta até então alcançada pelas demais - sendo classificada para a fase final, em 22 de abril.
A 25 de Março executou a marcha "Constelação" e o dobrado "Deputado Arnold Silva", ambos de autoria do maestro Estevão Moura. "Não sejam tão egoístas a ponto de terem somente para si o acervo musical desse grande músico. Permitam que todo o Brasil e o mundo dele se aproximem, pois o seu talento precisa ser evidenciado e proclamado", afirmaram então os componentes do júri sobre Estevão Moura.
Os julgadores do concurso foram os maestros Celso Woltzenlogel (São Paulo), Henrique Morelembaun (Rio de Janeiro), Alceo Bocchino (Paraná), Marlos Nobre (Pernambuco), que deram nota nove, e Julio Medaglia (São Paulo), que deu nota sete.
Maior feito
Em 19 de junho, participou da grande final, ficando em terceiro lugar, representando o Estado da Bahia, quando obteve a nota 8,6, perdendo para as representantes de São Paulo e Pernambuco. O terceiro lugar foi um título considerado honroso e que foi festejado por Feira de Santana quando retornou à cidade. A viagem para o Rio de Janeiro dessa feita foi de avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Então, Claudemiro Daltro, o maestro Miro, foi quem regeu o grupo, formado pelos músicos instrumentistas Alfredo, Toninho, Arcanjo e Jacinto (tumbas), José Ferreira, Francisco, João Babau, Agostinho, Farias e Zequinha (trombones), Gilberto, Nagib, Elias, Valdomiro e Zabidiel (pistons), Aquino, Dé, Wilton (trompas), Carlito, Ferreira, Bento e Chicão (saxofones), Tupinam (sax barítono), Elói, Ulisses, Braga, Otoniel, Humberto, Bonfim e Nivaldo (clarinetas), Nilo (requinta), Rafael (flautim), Saul (pratos), Aloisio (bumbo), Raimundo (tambor e caixa).
O empresário João Domingos Gonçalves, o Doute, presidente de então, chefiou a delegação, composta ainda dos diretores José Manuel de Araújo Freitas, Werther Mascarenhas Farias, Eduardo Pereira da Silva, José Portugal, Djalma Ferreira, Hildeberto Erudilho Suzart, Alpiniano Reis e o radialista Lucílio Bastos, representando a imprensa feirense.

quarta-feira, 24 de março de 2021

"Jesus Christ Superstar" retorna ao seu país de origem com direção brasileira

A ópera rock mais famosa do mundo retorna aos palcos na cidade de Orlando, na Flórida, com uma adaptação bem interessante. Isso porque se trata de uma montagem voltada totalmente ao público cristão. Público esse que pertence ao ambiente de seu personagem principal, Jesus Cristo.


A saga conta a história dos últimos momentos de Jesus, dando foco ao personagem Judas, que por sua vez se torna o algoz de todos os acontecimentos.

O musical que é de autoria de Andrew Lloyd Webber, o mesmo de "O Fantasma da Ópera" e "Cats", com Tim Rice, foi escrito em 1971, e acontece em apresentação única e gratuita no próximo dia 4 de abril, celebrando a Páscoa na LifeHouse Church de Orlando.

Em 2021 o musical completa 50 anos de existência. Durante esse período carregou inúmeros prêmios, e também opiniões diversas. Principalmente do meio cristão, que sempre viu o musical de uma forma ácida. Sua última montagem no Brasil foi em 2012, e teve nomes bem interessantes como Igor Rickli no papel de Jesus Cristo, Alírio Neto como Judas Iscariotes, e Negra Li interpretando Maria Madalena.

A direção por sua vez acontece por Richard Leme, ator e diretor paulistano, que dirigiu "Godspell" em sua última versão brasileira no Teatro Bibi Ferreira em São Paulo no ano de 2020. Ele também interpreta Jesus Cristo, ao lado de Duda Bindá que dá vida a Judas Iscariotes.

Apesar da produção ser pequena, o musical acontece de forma oficial e celebra o retorno dos teatros Broadway nos Estados Unidos após a pandemia.

Para maiores informações e também para assistir ao espetáculo online visite o perfil no Instagram da @lifehouseorlando

Fonte: May Calixto | Unicórnio Assessoria e Mídia

Morre ator americano George Segal


Faleceu na terça-feira, 23, o ator americano George Segal, aos 87 anos. Ele foi nominado ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante em "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?". Foi nominado cinco vezes ao Globo de Ouro, ganhando a premiação como Mais Promissor Novato em "Torvelinho de Paixões" e como Melhor Ator Coadjuvante em "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?".

Filmografia

2014 Elsa & Fred: Um Amor de Paixão
2010 Amor e Outras Drogas

2009 Made For Each Other
2005 Por Conta do Destino
1996 O Espelho Tem Duas Faces
1996 O Pentelho
1996 Procurando Encrenca
1996 A Última Festa
1995 Uma Babá Objeto do Desejo
1995 Um Sonho sem Limites
1994 Vítimas do Desejo

1993 Fuga Mortal
1993 Olha Quem Está Falando Agora!
1992 Eu, Eu Mesmo e Eu Também
1992 Un Orso Chiamato Arturo
1991 Feofaniya, Risuyushchaya Smert
1991 Para Eles, Com Muito Amor
1989 Olha Quem Está Falando
1989 A Batalha de Huncky Chunks
1988 Fugindo da Morte
1985 Um Homem Destemido
1982 Killing 'em Softly
1981 A Cara do Pai
1980 O Último Casal Casado
1979 Um Toque de Humor
1978 Quem Está Matando os Grandes Chefes?
1977 Terror na Montanha Russa
1977 Adivinhe Quem Vem Para Roubar
1976 A Duquesa e o Vilão
1975 The Black Bird.

1975 Roleta Russa
1974 Jogando Com a Sorte
1974 O Homem Terminal
1973 Um Toque de Classe
1973 Amantes em Veneza
1972 Os Quatro Picaretas
1971 Born To Win
1970 O Corujão e a Gatinha
1970 Como Livrar-me da Mamãe
1970 O Amor É Tudo
1969 A Ponte de Remagen
1969 Estrela do Sul
1968 Esses Médicos Irreverentes
1968 Uma Face Para Cada Crime
1968 Grotesca Despedida
1967 O Massacre de Chicago
1966 A Morte Não Manda Aviso
1966 Quem Tem Medo de Virginia Woolf?
1966 A Patrulha da Esperança
1965 Rei de um Inferno
1965 A Nau dos Insensatos
1964 Convite a um Pistoleiro
1964 Torvelinho de Paixões
1963 Act One
1962 O Mais Longo dos Dias
1961 Preceito de Honra
Fonte: IMDb

Morre atriz espanhola Susana Canales

 


Faleceu na segunda-feira, 22, a atriz espanhola Susana Canales, aos 88 anos. Atuou em comédias, musicais e dramas de época dos anos 40 e 50. Sua família foi para o exílio na Venezuela no início da Guerra Civil Espanhola e depois acabou se estabelecendo em Buenos Aires. Foi lá que Susana se estreou no cinema aos nove anos. Ela voltou ao seu país natal em 1950. Seus papéis mais conhecidos no cinema incluem "Cielo Negro", contracenando com Fernando Rey, "Uma Aventura de Gil Blas" e "La Ragazza di Piazza San Pietro", ao lado de Vittorio De Sica. Ela também interpretou Maria Antonieta na produção internacional "Ainda Não Comecei a Lutar". Susana limitou a última fase da sua carreira ao teatro e a trabalhar na televisão e na rádio.

Filmografia

1986 El orden cómico

1966 La Mujer de Tu Prójimo

1964 Alféreces Provisionales

1961 La Rivolta dei Mercenari

1961 Patricia Mía

1959 Perfide.... Ma Belle

1959 Ainda Não Comecei a Lutar

1959 Fantasmi e Ladri

1958 La Ragazza di Piazza San Pietro

1958 Il Romanzo di un Giovane Povero

1958 Familia Provisional

1957 El Anónimo

1957 Um Conde à Italiana

1956 Retorno a la Verdad

1956 Uma Aventura de Gil Blas

1955 Rapto en la Ciudad

1955 La Hermana Alegría

1954 Reto a la Vida

1954 Manicomio

1953 Así Es Madrid

1952 Amaya

1951 Cielo Negro

1950 Mary Tuvo la Culpa

1950 Sangre en Castilla

1950 El Ladrón Canta Boleros

1949 Un Pecado por Mes

1948 La Hostería del Caballito Blanco

1948 La Locura de Don Juan

1947 Con el Diablo en el Cuerpo

1947 Vacaciones

1947 Albéniz - Uma Vida Imortal

1943 Dieciséis Años

1942 Concierto de Almas

Fonte: IMDb

Quase 80 anos de "Serpentina"

 Capa com a "senhorinha Jacira Cerqueira de Oliveira, bacharelanda pelo Ginásio Santanópolis, com a sua riquíssima fantasia com que se apresentou na última micareta"


Página da revista editada há 79 anos

Revista editada em Feira de Santana, que só teve o número 1, em abril de 1941, há quase 80 anos, "Serpentina" foi reeditada pela Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino, que "luta pelo resgate da história da cidade e concretiza com a edição o sonho de socializar as suas descobertas com o povo", como conta o organizador, memorialista Carlos Brito, na apresentação.
Exemplares da revista original são do acervo de Dimas Oliveira e Carlos Alberto Almeida Mello. A coordenação editorial é de Dimas Oliveira.
A revista tinha com diretor Pedro Matos, que no "Pro Litteris" (expressão de origem latina, que significa literalmente), como um editorial, escreveu: 
"(...) Não é o objetivo desta revista por em relevo a fantasia da vida carnavalesca, mas, com o sentimento de patriotismo, incentivar o espírito da mocidade feirense para a cultura do amor à virtude, à estética, à arte, à ciência e às letras, sem as quais a vida humana se torna insípida, improdutiva e inteiramente mecanizada.
É preciso se mostre aos moços de hoje o valor da cultura intelectual com que se poderá enaltecer o nome de uma geração inteira, trabalhando sempre pelo engrandecimento da pátria e pelo bem da coletividade social.
(...) esperamos, sem os sonhos de Ícaro e as rosas de Malherbe, seja bem aceita pela sociedade feirense a nossa 'Serpentina', cuja finalidade educativa é levantar os créditos intelectuais da terra encantadora da heroína Maria Quitéria e dos virtuosos sacerdotes Ovídio Boaventura e Tertuliano Carneiro - símbolos sagrados do amor à pátria e do verdadeiro culto à caridade cristã."

"O basket-ball na Feira"


Cestobolistas femininas, que disputaram belíssimo prélio na quadra do Ginásio Santanópolis, de que é infatigável dirigente o esclarecido educador o Dr. Áureo Filho.

À esquerda - jogadoras da Escola Primária Superior de Cachoeira e à direita - grupo de jogadoras ginasianas, que venceram a partida.
Foto legenda da revista "Serpentina", número 1, editada em Feira de Santana por Pedro Matos, em abril de 1941

Revista lançada há 54 anos

 


Em 1967, há 54 anos, quando Dimas Oliveira dava os primeiros passos no jornalismo impresso de Feira de Santana, lançou a revista "Arte & Cultura", que ficou no primeiro número, em janeiro daquele ano.

Na capa, uma xilogravura de Deolindo Checcucci. Como conteúdo, entrevista que fiz com a atriz Antonia Velloso, artigo de Jonicael Cedraz, coluna de teatro de Geraldo Lima, coluna nossa de cinema e diversas notas sobre o então efervescente movimento artístico local.

Quem se preocupa com a história e a memória da cidade, deve ter exemplar.

terça-feira, 23 de março de 2021

Vila dos Coelhos alegra a Páscoa do Boulevard até 4 de abril


Um mundo doce de fantasias vai alegrar a todos que visitarem o Boulevard Shopping até o dia 4 de abril. A Vila dos Coelhos está montada na praça de eventos do shopping onde o cliente encontra produtos de Páscoa selecionados pelas lojas Kopenhagen, Le Biscuit e Riachuelo. 

A praça conta com um belo cenário instagramável, onde os pequenos poderão se transformar em coelhinhos dando asas à imaginação com a distribuição gratuita de orelhinhas.  O encanto da Páscoa está espalhado pelos corredores do shopping, com os espaços temáticos decorados pelo Grupo de Designers de Interiores de Feira de Santana.  

Além da ação no espaço físico, o Boulevard está com uma vitrine virtual no site boulevardfeira.com.br e com vídeos educativos receita de Páscoa nas redes sociais do shopping e um filtro para Instagram. Confira todas as nossas ações no @boulevardfeira.  

SERVIÇO  

O que: Vila dos Coelhos, com venda de produtos de Páscoa, distribuição gratuita de orelhinhas e espaço instagramável para fotos. 

Quando: até 4 de abril  

Onde: Praça de Eventos, Boulevard Shopping  

(Com informações de Juliana Vital, da ComunicAtiva Associados)