Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Revisão de "O Pescador da Galileia"




Drama histórico, "O Pescador da Galileia" (The Big Fisherman), de Frank Borzage, 1950, foi revisto na noite deste sexta-feira, 16, em DVD, recém chegado para minha coleção. No cinema, a assistência - 318º filme visto - se deu em 1964, no Cine Íris. Trata sobre a conversão de Simão Pedro (Howard Keel), desde ser um pescador bem-sucedido até se tornar um seguidor de Jesus Cristo e ser dependente dEle.

Como em todos filmes bíblicos, a inserção de tramas paralelas que nada tem a ver com a Bíblia. Exemplo é que começa com o príncipe árabe Voldi (John Saxon) querendo seguir os passos de seu pai Zendi (Mark Dana) e se tornar o chefe de uma tribo e se casar com sua amada, a princesa Fara (Susan Kohner). Ela é filha de Herodes (Herbert Lom), o tetrarca da Galileia, e quer vê-lo morto, pois odeia o modo como tratou sua mãe, Arnon (Marian Seldes) para ficar com sua cunhada Herodias (Martha Hyer). A junção das tramas se dá quando ela ouve os ensinamentos do Nazareno (pouco é falado o nome de Jesus, nem aparece de frente) e percebe que o amor deve ser colocado acima de tudo. Com os ensinamentos de Pedro, Fara e Voldi adotam a fé cristã.

Na trama, aparecem João Batista (Jay Barney), André (Rhodes Reason), Tiago (Tom Troupe), João (Brian Hutton), Zebedeu (Leonard Strong).

Foi indicado a três Oscar - Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Destaque para a trilha sonora de Albert Hay Malotte. O roteiro de Howard Estabrook e Rowland V. Lee é baseado no best-seller de Lloyd C. Douglas, publicado em 1948, traduzido como "O Grande Pescador" no Brasil. Foi o último filme da carreira do diretor Frank Borzage. Este foi o primeiro filme rodado em Super Panavision 70, mas o processo é creditado como Panavision 70.

Nenhum comentário: