Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Nos tempos dos festivais de filmes

Nos anos 50 e 60, principalmente, os cinemas promoviam frequentemente festivais de filmes. Durante uma semana, a exibição de sete filmes, um a cada dia. 

Em Feira de Santana, no Cine Santanópolis, por exemplo, somente em um ano, em 1966, ocorreram Festival do Cinema Polonês, Festival do Cinema Soviético, Festival do Cinema Japonês, Festival de Reprises da Fox, Festival de Musicais da Metro, Festival de Filmes de Guerra, Festival de Westerns. Antes, em 1955, no Cine Íris, a realização de Festival do Cinema Francês. Por último, Festival Glauber Rocha, no Cine Íris, entre 15 e 21 de março de 1982.

Festival do Cinema Francês no Cine Íris em 1955


Em setembro de 1955, Festival do Cinema Francês, apresentado no Cine Íris, com 
a exibição de sete filmes: "Por Ordem do Czar" (Par Ordre du Tzar), de Andre Huguet, 1955, com Michel Simon e Collette Marchand; "Prazeres de Paris" (Les Plaisirs de Paris), de Ralph Baum, 1952, com Rolande Alexandre e Lucien Baroux; "Frutos de Verão", de Raymonde Bernard, 1955, com Edwige Feuillière e Etchika Choureau; "Mentiras de Nina Petrova" (Le Mensoge de Nina Petrova), de Viktor Tourjansky, 1937, com Isa Miranda e Fernand Gravey; "Inimigo Público Nº 1" (L'Ennemi Public Nº 1), de Henri Verneuil, 1953, com Fernandel e Zza Zza Gabor; mais "Mulheres Sem Homens" (Prison Sans Barreaux), de Leonide Moguy, 1938, com Corinne Luchaire, Annie Ducaux e Roger Duchesne;  e "Mercado de Amor" (Gibier de Potence), de Roger Richebè, 1951, com Arletty, George Marchal e Nicole Courcel.

Festival do Cinema Soviético


Há 55 anos, a programação do Festival do Cinema Soviético, com sete filmes de domingo a sábado, um por dia, todos vistos.

Foram eles "O Menino e o Sol" (Chelovek Idyot za Solntsem) de Mikhail Kalik, 1963, com Nika Krimnus e Tatyana Bestayeva; "O Segredo de Dois Oceanos" (Ori Okeanis Saidumloeba), de Konstantine Pipinashvili, 1955, com Sergei Stolyarov e Igor Vladimirov; "A Balada dos Cavaleiros" (Gusarskaya Ballada), de Eldar Ryazanov, 1963, com Larisa Golubkina e Yuriy Yakovlev; "O Pai do Soldado" (Jariskatsis Mama), de Rezo Chkheidze, 1964, com Sergo Zakariadze e Vladimir Privaltsev; "A Nave das Velas Escarlates" (Alye Parusa), de Alexandr Ptushko, 1961, com Anastasiya Vertinskaya e Vasily Lanovoy; "Hamlet" (Gamlet), de Grigori Kozintzev, 1964, com Inokentiy  Smoktunovskiy e Anastasiya Vertinskaya.

Festival do Cinema Polonês


No Cine Santanópolis, a programação do Festival do Cinema Polonês, com sete filmes de segunda-feira a domingo, um por dia. Todos os filmes foram vistos.

Foram eles: "Cinzas e Diamantes" (Popiol i Diament), de Andrzej Wajda, 1958, com Zbigniew Cybulski e Ewa Krzyzewska; "A Faca na Água" (Noz w Wödzie), primeiro filme de Roman Polansky, 1962, com Leon Niemczyk e Jolanta Umecka; "Atentado" (Zamach), de Jerzy Passendorfer, 1958, com Bozena Kurowska e Andrzej May; "A Passageira" (Pasazerka), de Andezej Munk, 1961, com Aleksandra Sladka e Jan Crezamar; "Kanal" (Kanal), de Andezej Wajda, 1957, com Tereza Izewska e Tadeusz Janczar; e "Um Italiano em Varsóvia" (Giuseppe w Warszawie), de Stanislas Lenartowitz, 1964, com Antonio Cifariello e Zbgniew Cybulski.


Festival do Cinema Japonês


Em 1966, no Cine Santanópolis, a programação do Festival do Cinema Japonês, com sete filmes de segunda-feira a domingo, um por dia.

Os filmes: “Aventuras de Guerreiros Vagabundos” (Gengoku Gunto-den), de Toshio Sugie, 1959, com Toshiro Mifune, Koji Tsuruta e Yoko Tsukasa; “O Conto do Samurai” (Aru Kengo no Shogai), de Hiroshi Inagaki, 1959, com Toshiro Mifune, Akira Takarada e Yoko Tsukasa; “A Fortaleza Escondida” (Kakushi-Toride no San-Akunin), de Akira Kurosawa, 1958, com Toshiro Mifune e Misa Uehara; “Três Brotos Alucinantes” (3 Biki no Tanuki), de Hideo Susuki, 1966, com Junzaburo Ban, Akira Takarada e Shoichi Ozawa; mais “Morte à Fera”, “Corações Solitários” e Bando Sinistro”, os três sem maiores informações.

Festival de Filmes Musicais da Metro


A programação de sete filmes musicais da Metro-Goldwin-Mayer, ocorreu em 1966.

Os filmes: "Rose Marie" (Rose Marie), de Mervyn LeRoy, 1954, com Howard Keel e Ann Blyth; "O Príncipe Estudante" (The Student Prince), de Richard Thorpe, 1954, com Edmund Purdom, Ann Blyth e Mario Lanza; "Dá-me um Beijo" (Kiss Me Kate), de George Sidney, 1953, com Kathryn Grayson, Howard Keel e Ann Miller; "Alta Sociedade" (High Society), de Charles Walters, 1956, com Bing Crosby, Grace Kelly e Frank Sinatra;  "A Lenda dos Beijos Perdidos" (Brigadoom), de Vincent Minnelli, 1954, com Gene Kelly, Cyd Charisse e Van Johnson; "Sete Noivas Para Sete Irmãos" (Seven Brides For Seven Brothers), de Stanley Donen, 1954, com Howard Keel, Jane Powell e Russ Tamblyn; e "Kismet" (Kismet), de Vincent Minnelli, 1955, com Howard Keel, Dolores Gray e Ann Blyth.

Festival Metro de Filmes de Guerra


No mesmo ano, no mesmo Cine Santanópolis, a programação do Festival Metro de Filmes de Guerra. Todos filmes foram vistos. 

Foram eles: "O Preço da Glória" (Battleground), de William Wellman, 1949, com John Hodiak e Denise Darcel; "O Drama de Dunquerque" (Dunkirk), de Leslie Norman, 1958, com John Mills e Richard Attenborough; "Todos São Valentes" (Go For Broke!), de Robert Pirosh, 1951, com Van Johnson e Gianna Maria Canale; "Dá-me Tua Mão" (Take the High Ground), de Richard Brooks, 1953, com Richard Widmark, Elaine Stewart e Karl Malden; "Fomos os Sacrificados" (They Were Expendable), de John Ford, 1945, com John Wayne e Robert Montgomery; e "A Patrulha de Bataan" (Bataan), de Tay Garnett, 1943, com Robert Taylor e Robert Walker.

Festival de Filmes Westerns


Ainda em 1966, a programação do Festival de Filmes Western. Lembro de ter visto quatro deles, conforme anotação em caderno de filmes. 

Foram eles: "Homens das Terras Bravas" (The Badlanders), de Delmer Daves, 1958, com Alan Ladd e Katy Jurado; "Assim São os Fortes" (Across the Ride Missouri), de William Wellman, 1951, com Clark Gable e John Hodiak; "Os Indomáveis" (The Restless Breed), de Alan Dwan, 1957, com Scott Brady e Anne Bancroft; e "Kit Carson" (Kit Carson), de George B. Seitz, 1940, com Jon Hall e Lynn Bari.

 

Festival de Reprises Fox


Também ocorreu a programação do Festival de Reprises da Fox, com filmes da 20th Century Fox.

Os filmes: “Jardim do Pecado” (Garden of Evil), de Henry Hathaway, 1954, com Gary Cooper, Susan Hayward e Richard Widmark; “Carmen Jones” (Carmen Jones), de Otto Preminger, 1954, com Harry Belafonte e Dorothy Dandridge; “Casa de Bambu” (House of Bamboo), de Samuel Fuller, 1955, com Robert Ryan, Robert Stack e Shirley Yamagushi; “O Rei e Eu” (The King and I), de Walter Lang, 1956, com Yul Brynner, Deborah Kerr e Rita Moreno; “Ilha dos Trópicos” (Island in  the Sun), de Robert Rossen 1957, com James Mason, Joan Fontaine e Joan Collins; “E Agora Brilha o Sol” (The Sun Also Rises), de Henry King, 1957, com Tyrone Power, Ava Gardner e Errol Flynn; e “Tirano da Fronteira” (The Last Frontier), de Anthony Mann, 1955, com Victor Mature, Anne Bancroft e Robert Preston.

Festival Glauber Rocha


"Idade da Terra", "Barravento", "Terra em Transe", "Cabeças Cortadas" e "Deus e o Diabo na Terra do Sol" foram os filmes do Festival Glauber Rocha, promovido pela Embrafilme no Cine Theatro Iris em Feira de Santana, entre 15 e 21 de março de 1982.

"Terra em Transe" e "Deus e o Diabo na Terra do Sol" foram exibidos em dois dias cada um.

O festival foi uma homenagem póstuma a um dos mais criativos cineastas de todos os tempos: Glauber Rocha (14.03.1938-22.08.1981).

O folder do festival foi criado por Vivaldo Lima, da VMA/Studio Visual, com prestígio da Rota Turismo e da Bahia Artes Gráficas.

Nos folhetos sobre cada filme, textos compilados por Dimas Oliveira, e a mensagem "Preste uma homenagem a Glauber, veja seus filmes".

Nenhum comentário: