Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 10 de abril de 2012

Oposição responsabiliza Pelegrino por atraso do metrô

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa criticou duramente nesta terça-feira, 10, as declarações da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, insinuando que o Planalto não vai liberar os R$ 40 milhões solicitados pela Prefeitura de Salvador para a entrega, ainda este ano, do tramo um do metrô. A ministra, que esteve segunda-feira, 9, na capital baiana visitando as obras da Via Expressa ao lado do governador Jaques Wagner, deu a entender que só interessa ao Governo Federal a inauguração do metrô de seis quilômetros em conjunto com o que será construído na Paralela, cuja licitação ainda vai ser divulgada em maio.
"O metrô foi concebido pelo ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) e envolveria recursos federais, estaduais e municípios. Até 2002, quando o presidente era Fernando Henrique Cardoso (PSDB), nunca houve atrase nos repasses. A partir de 2003, quando assumiu o ex-presidente Lula, que fez o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) líder do seu governo na Câmara, os repasses da União não chegavam mais. Não chegou um centavo em 2003 e 2004. E o pior: foi por decisão do PT na época que traçado da obra foi reduzido de 12 para seis quilômetros", lembrou o vice-líder da oposição, deputado Bruno Reis (Foto: Divulgação), do PRP, em discurso proferido no plenário da Assembleia.
O parlamentar afirmou que, por conta disso, naufragou o projeto eleitoral de Pelegrino em 2004, quando foi candidato a prefeito de Salvador. "Tinha gente que já chamava Pelegrino de prefeito. Mas o que o deputado fez? Pensando de forma mesquinha, impediu que em 2003 e 2004 chegasse um real sequer para continuidade da obra, impedindo a entrega por Imbassahy", disse.
Bruno Reis considerou um "ultraje" à população de Salvador o PT querer agora condicionar a inauguração do "metrô calça curta" à conclusão daquele que será construído na avenida Paralela. "Quem pariu Mateus que balance. O PT sabia que seria impossível colocar um metrô de seis quilômetros para funcionar sem subsídio, mas mesmo assim diminuiu o traçado original. Agora que a obra está pronta, tem que inaugurar. Não é o metrô ideal, mas a população de Salvador exige que os trens entrem no trilho, já que a obra está pronta", frisou o deputado.
Bruno Reis afirmou ainda não acreditar que o metrô da Paralela fique pronto até 2016. "Quem acredita nisso, num governo que, passados dois anos e meio de obra, ainda não conseguiu sequer entregar uma passarela na avenida Paralela?", indagou. "A Ferrovia Leste-Oeste está ai. O governador Jaques Wagner foi eleito falando dela, depois foi reeleito e tem gente que pensa que os trens já estão nos trilhos, tamanha é a propaganda do governo".
O deputado fez um apelo para que o governador não cometa o mesmo erro de Pelegrino. "Wagner, não impeça que o metrô, mesmo este 'calça curta', seja inaugurado, como fez Pelegrino no passado. Não cometa o mesmo erro só por causa das eleições e porque o prefeito João Henrique (PP) pode capitalizar politicamente com a inauguração. Essa decisão não pode ser eleitoral. Ela tem de ser tomada pensando no povo baiano".
(Com informações da Assessoria do Deputado Bruno Reis)

Um comentário:

Mariana disse...

E justo êle, Pelegrino, querendo ser o prefeito de Salvador!! Vocês teem que limpar a Bahia, extirpando essas criaturas petralhas do cenário político daí, que nada fazem por vocês, além de fazerem muitas promessas. Às vêzes, nem por maldade só, mas por imcompetência, mesmo. Essa turma aí, é muuuiito ruim no executivo.