Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Raridade: Imagens de Feira de Santana há 65 anos



Imagens da feira livre, campo do gado e o abrigo O Nordestino estão em "Ana", episódio brasileiro do filme alemão "Rosa dos Ventos" (Die Windrose), filmado em Feira de Santana por Alex Viany, em 1955, preto & branco. Tem duração anunciada de 25 minutos, mas a cópia disponível, uma raridade, postada no Facebook - https://www.facebook.com/joaocarlos.rodrigues.18 - por João Carlos Rodrigues e enviada pelo cineasta José Umberto, tem 18 minutos e não parece faltar nada, a não ser os créditos. É legendado e tem narração, em alemão, de Helene Weigel, mulher de Bertold Brecht.
O filme nunca foi lançado no Brasil e não circula na Internet. Esse episódio brasileiro, conseguido por Alex Vianny há cerca de 30 anos para uma retrospectiva, é uma preciosidade.
A realização deste filme é que motivou o jovem Olney São Paulo a fazer definitivamente cinema, inclusive no texto trecho de carta de Olney para Alex Viany.
Os outros episódios do longa-metragem internacional são dirigidos por Yannick Bellon (francês), Serguei Gerassimov (soviético), Gillo Pontecorvo (italiano), Wu Kuo Yin (chinês).
O projeto foi coordenado por Joris Ivens, para as companhias produtoras Defa (Alemanha Oriental) e Companhia Cinematográfica Maristela (Brasil). Uma produção da Alemanha Oriental sob encomenda da Federação das Mulheres Democráticas, uma organização ligada à Internacional Comunista.
"Ana" tem argumento e diálogos de Jorge Amado, roteiro de Trigueirinho Neto e Alberto Cavalcanti; fotografia de Chick Fowley; montagem de José Cañizares, música de Enrico Simonetti. Além de Feira de Santana, locações em Monte Santo, Cocorobó e Canudos.
O filme tematiza o trabalho feminino e a migração de retirantes nordestinos e a exploração a que eles estão sujeitos.
No elenco: Aurélio Teixeira, Miguel Torres, Vanja Orico, Marlene França (descoberta na feira livre), Aracy Cardoso, Valdo César e grupo de quarenta retirantes sitiados em Feira de Santana.

Nenhum comentário: