Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Posse na Academia de Educação em sessão solene virtual

A Academia de Educação de Feira de Santana realizou sessão solene virtual na noite de terça-feira, 20, para a posse da diretoria reeleita para o biênio 2020/2022, tendo o professor Josué da Silva Mello como presidente e a professora Ana Rita de Almeida Neves vice-presidente. A sessão foi bastante concorrida, com a participação de público externo, além dos acadêmicos.  

O presidente Josué Mello iniciou seu pronunciamento expressando dois sentimentos: um de saudade, outro de gratidão. De saudade, pela ausência do confrade Joselito Falcão de Amorim, recentemente falecido, "ele que era para todos nós uma inspiração de vida, um exemplo de cidadania, de caráter, de professor preocupado com a qualidade da educação de seu País. Deixa um fantástico legado de vida comprometida com a verdade, com as causas nobres, com os valores fundamentais da sociedade, de superação, de fé e de construção de sonhos e esperanças". 

O sentimento de gratidão, pela confiança, pela honra e pela oportunidade de continuar servindo à Academia e à educação, em mais um mandato que se estenderá até julho de 2022, juntamente com todos os componentes da chapa que acaba de ser empossada. Falou das inúmeras  mudanças vivenciadas nesse tempo de pandemia e destacou a nova sede das Academias, recentemente inaugurada no Casarão dos Olhos d'Água como a primeira mudança positiva. Após uma rica explanação sobre o cenário atual  concluiu dizendo que a educação será sempre um tesouro a ser descoberto e que a Pandemia deu um imenso passo nesse processo de descoberta.

Durante o evento ocorreu palestra proferida pela acadêmica Anaci Paim, sobre o tema "Educação em Tempo de Pandemia", com uma rica explanação sobre as consequências da pandemia  que  transformou o sistema educacional  de maneira inesperada. Em sua abordagem ela elencou  os grandes desafios do Ensino Remoto,  destacando  a Estrutura das Unidades com precariedade das condições de acesso on line, a relação família X escola, as questões sociais distintas, a formação/capacitação docente para a mediação tecnológica e produção dos conteúdos digitais, entre outros, chamando atenção para as exigências dos novos procedimentos visando a retomada das atividades presenciais.

Concluindo os pronunciamentos, a professora Ana Rita Neves apresentou uma reflexão sobre o tema "Mudança", com base em dois textos de autores e épocas distintas, ressaltando que não há educação sem mudança e que a nossa capacidade de mudança como pessoa, como profissionais, como cidadãos é fundamental no papel da educação na transformação das pessoas  e do mundo. 

Fonte: Academia de Educação de Feira de Santana

Nenhum comentário: