Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

BRT inicia operação assistida nesta quarta-feira

Gratuidade durante 30 dias, das 6 às 21 horas


Na manhã de terça-feira, 13, foram apresentados os três primeiros (Fotos: Jorge Magalhães) dos sete novos ônibus que passam a operar nesta fase experimental assistida de implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) da Prefeitura de Feira de Santana, assim como ocorreu no lançamento do metrô em Salvador.Cerca de 70% dos usuários que utilizam o transporte público na cidade serão beneficiados com mais conforto, segurança e agilidade no percurso ao se deslocarem no centro pela avenida Getúlio Vargas (Linha BRT 1) e avenida João Durval Carneiro (Linha BRT 2).

Segundo informações da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT), a facilidade de embarque e desembarque do passageiro no mesmo nível nas estações elevadas através de portas laterais posicionadas do lado esquerdo dos veículos - no sentido de parada nas estações - reduzirão o tempo de frequência entre um ônibus e outro para apenas 10 minutos.

Parte da frota dos ônibus de BRT, operada pelas concessionárias Rosa e São João, está equipados com ar condicionado, portas USB laterais nos assentos, bilhetagem eletrônica, sistema de monitoramento em tempo real por GPS e plataformas elevatórias com total acessibilidade para usuários com dificuldade ou nenhuma mobilidade.

Cada veículo, do tipo Padron - com 15 metros de comprimento - possui capacidade para transportar até 115 passageiros, modelo ideal utilizado em sistemas BRT que operam com demanda reduzida; neste caso, realidade em Feira de Santana após a pandemia da Covid-19 ter provocado queda significativa do número de passageiros transportados diariamente.

"A Prefeitura está equacionando a melhor oferta da quantidade de ônibus de BRT ao fluxo real de passageiros", explica o secretário Saulo Figueiredo. Ainda, nesta fase inicial assistida, mais um ônibus de BRT do tipo articulado complementará a frota operacional.

Início da operação

A partir desta quarta-feira, 14, os ônibus passam atender a comunidade gratuitamente durante 30 dias, das 6 às 21 horas, nas dez estações que passam a funcionar nesta fase experimental assistida por 90 dias.

O trecho entre o Terminal Central e o final da avenida Getúlio Vargas é composto por seis estações, e mais quatro estão posicionadas ao longo da avenida João Durval Carneiro entre o Ponto Central e o limite do Anel de Contorno, com os ônibus da Linha BRT 2 retornando sob o viaduto Ayrton Senna, que liga à avenida Ayrton Senna.

Os usuários também tem a opção de pegarem os ônibus de BRT no Terminal Central acessando a plataforma A5.

Fase experimental

Esta fase experimental assistida servirá para a Prefeitura, seguindo recomendações técnicas, analisar dados de desempenho operacional, a exemplo de tempo de viagem, customização da infraestrutura, viabilidade da tecnologia mais adequada ao sistema de cada linha do BRT e, principalmente, a prestação de serviço aos usuários.

Gradativamente, a quantidade de ônibus do novo sistema de transporte público será ampliada visando uma maior integração da mobilidade urbana da cidade.

Operadores do sistema BRT (motoristas e fiscais de transportes) seguirão em processo de treinamento. Monitores da SMTT estarão orientando os usuários durante o embarque e desembarque de passageiros para otimizar o pleno funcionamento do novo BRT.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social

 

Nenhum comentário: