Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Raimundo Oliveira deu nome a Galeria de Arte



Nas imagens, a marca criada pela Idea Design mais artista plástico Gil Mário e professora Maria Cristina Menezes com Dimas Oliveira, na exposição de inauguração do espaço. 

"Uma das mais significativas manifestações artístico-culturais realizadas pela iniciativa privada, a criação da Galeria que levou o nome do artista plástico feirense Raimundo Falcão de Oliveira (1930-1966) - in memoriam- ocorreu em 12 de dezembro de 1986. Esse momento cultural teve repercussão estadual, tornando-se notícia em todos os veículos de comunicação da Bahia.", escreveu Ligia Motta, em sua coluna Arte Galeria, no jornal "Folha do Estado", em 20 de fevereiro de 2001.
"Há alguns meses, a Galeria de Arte Carlo Barbosa, do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), órgão da Universidade Estadual de Feira de Santana, recebeu em doação um completo dossiê da existência da Galeria Raimundo de Oliveira das mãos de um dos seus antigos proprietários, o jornalista Dimas Oliveira", conta mais a galerista, que prossegue: "Verifiquei que trata-se de uma bela fonte de pesquisa sobre os momentos artísticos de Feira de Santana, cuidadosamente colecionados até este momento e hoje está à disposição dos frequentadores daquele local. "
- O conceituado médico feirense Eduardo Leite e o jornalista e crítico de arte Dimas Oliveira conseguiram movimentar as principais colunas de jornalistas com essa inauguração: ‘Tribuna da Bahia’ com Oydema Ferreira; ‘Feira Hoje’ com Paulo Norberto, Cid Daltro, José Carlos Pedreira, Ruy Caribé; ‘A Tarde’ com Antonio José Laranjeira, Sergio Matos, Gilka Maria, Herbert Magalhães; ‘Correio da Bahia1 com Lívia Azevedo; e ‘Jornal da Bahia’ com Magnavita Costa, entre muitas outras notícias em destaque – diz mais.
Segundo Ligia Motta, “A Galeria incrementou-se de tal maneira que chegou a realizar exposições onde apareciam nomes como Aldemir Martins, Claudio Tozzi, Rubens Gerchman, Volpi, Valença, Mario Cravo Jr., Scliar, Pancetti, Bonadei, Carybé, Jenner Augusto. Além de promover exposições de grupos de artistas com a ‘Octaedro’  e exposições individuais significativas.”
"Dez meses depois de fundada já realizava os primeiros leilões de arte em Feira em parceria com as principais galerias da capital. A coluna especializada ‘Artes Visuais’, de Reynivaldo Brito destacava: Leilão de Arte foi realizado em Feira de Santana, com sucesso. Esse foi realizado no Feira Palace Hotel em parceria com ‘O Cavalete’ e entre os trabalhos leiloados estavam Bel Borba, Floriano Teixeira, Gil Mário, César Romero, Pedro Roberto e muito mais. "
- A conceituada ‘Revista Galeria’ - nacional - colocou em seu roteiro: Galeria de Arte Raimundo Oliveira em março: ‘Arte Sobre Papel’, gravuras de Raimundo Oliveira, Luis Barth, Otoni Gali Rosa etc, e em maio: ‘Octaedro’, trabalhos de Antonio Brasileiro, Bel Borba, César Romero, Wckberger, Juraci Dórea, Justino Marinho, Murilo, Zivé Giudice.
Mais: “Também nesse dossiê consta curiosos artigos da época como o do ‘Etc & Tal’ de 24 de maio de 1987, comentando o descaso em que se encontra o Centro de Cultura Amélio Amorim. E outro de 26 de maio que traz a manchete: ‘Uma guerra cultural em Feira de Santana, citando mensagens anônimas onde acirrada luta pela direção do CCAAm desenrolava através da imprensa local. E encerra:  ‘Enfim, o Centro Cultural não será palco dos vencidos.’ Ainda bem que estamos distantes desses tempos e a cultura amplia seus horizontes”, comenta Ligia Motta.
Por fim, ela encerra considerando: “É uma pena que não tenhamos mais a Galeria de Arte Raimundo Oliveira, pois a frente dela tínhamos dois experts em obra de arte e Feira de Santana estava muito bem representada."
Ficava na avenida Sampaio, entre a rua Barão de Cotegipe e a rua Castro Alves.

Imagem feita na inauguração da Galeria de Arte Raimundo de Oliveira, em 1986.
Uma modelo negra teve seu corpo desnudo pintado pelos artistas plásticos Marcus Moraes, já falecido, e Juraci Dórea, no passeio da Galeria, na avenida Sampaio.
Foi uma performance que causou frisson nos convidados. A modelo, a convite de Marcus Moraes, chegou de roupão e se despiu à vista de todos, para a estupefação geral, há 32 anos
Detalhe interessante é que motivos tribais foram pintados no corpo da modelo, bem antes da Timbalada, criada em 1991, que tem os desenhos como característico da banda.

Nenhum comentário: