Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

"Cada vez menos gente presta atenção na opinião do papa"


Por J. R. Guzzo
Houve um tempo em que o papa era infalível. Não se tratava de um "modo de dizer" ou de uma crença opcional - era doutrina católica, ou dogma, e se você não acreditasse nisso, estava sujeito a cometer pecado mortal e, se morresse de repente sem ter tido tempo de se confessar, poderia ir direto para o inferno.
Era, pelo menos, o que diziam os padres. Hoje em dia, nem a Igreja  exige que os fiéis acreditem nisso.
Mais: o próprio papa é o primeiro a concordar que o mundo mudou. A "infalibilidade do papa" em questões religiosas deve ser vista, hoje, como um indicador, e não como uma verdade acima de discussão.
A bênção do papa Francisco a Lula assim, não vai servir para absolver o ex-presidente da sua situação de ladrão, estabelecida pela Justiça brasileira – condenado em dois processos seguidos, e no primeiro deles em três instâncias, por corrupção e por lavagem de dinheiro.
Nada consta
Ninguém, nem o papa nem Lula, estava querendo uma absolvição de verdade; queriam apenas uma espécie de "nada consta" perante a opinião pública.
O problema é que cada vez menos gente presta atenção na opinião do papa - até porque há cada vez menos católicos e grande parte dos que permanecem fiéis criaram o hábito de pensar com a própria cabeça.
É assim pelo mundo afora. É assim no Brasil também.

Nenhum comentário: