Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Atriz Vanja Orrico, que morreu há cinco anos, filmou em Feira de Santana

As fotos com Vanja Orrico (de costas) foram feitas nas locações em Feira de Santana
Acervo: Carlos Brito

A atriz, cantora e cineasta Vanja Orico morreu em 28 de janeiro de 2015, há cinco anos. 
Ela se projetou no cenário em 1953 ao interpretar a música "Mulher Rendeira", no filme "O Cangaceiro", de Lima Barreto. Foi consagrada como a musa do "Ciclo do Cangaço", pela sua participação em filmes como "Lampião, O Rei do Cangaço", "Cangaceiros de Lampião" e "Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro".
A atriz carioca participou de mais de 20 filmes e foi a única brasileira a atuar com o cineasta italiano Federico Fellini , em 1950, no filme "Mulheres e Luzes" (Luci del Varietá), logo em sua estreia no cinema, como Moema, cantora brasileira.
Há 65 anos, em 1955, a atriz Vanja Orrico esteve em Feira de Santana.  Aqui, ela foi a protagonista de "Ana", episódio brasileiro do filme alemão "Rosa dos Ventos" (Die Windrose), com direção de Alex Viany. Em preto e branco, o curta tem duração de 25 minutos. Lembrar que a realização desse filme é que motivou o jovem Olney São Paulo a fazer definitivamente cinema, inclusive no texto trecho de carta de Olney para Alex Viany.
Os outros episódios do longa-metragem internacional são dirigidos por Yannick Bellon, Serguei Gerassimov, Gillo Pontecorvo e Wu Kuo Yin. O projeto foi coordenado por Joris Ivens, para as companhias produtoras Defa (Alemanha Oriental) e Companhia Cinematográfica Maristela (Brasil).
"Ana" tem argumento de Jorge Amado, roteiro de Trigueirinho Neto e Alberto Cavalcanti; fotografia de Chick Fowle; montagem de José Cañizares. Além de Feira de Santana, locações em Monte Santo, Cocorobó e Canudos; narração de Helene Weigel.
O filme tematiza a migração de retirantes nordestinos e a exploração a que eles estão sujeitos. Além de Vanja Orrico, o elenco é composto por Aurélio Teixeira, Miguel Torres, Marlene França (descoberta na feira livre), Aracy Cardoso, Valdo César e grupo de quarenta retirantes sitiados em Feira de Santana.
Os outros filmes de Vanja Orrico, que dirigiu "O Segredo da Rosa":
1987 Ele, o Boto 
1 974 Leão do Norte 
1962 Os Mendigos 
Fonte: IMDb

Nenhum comentário: