Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 19 de outubro de 2019

Feira de Santana objetiva inovação na mobilidade urbana


Balanço da participação de prefeito e secretário em importante evento mundial
1. Colbert Martins e Carlos Brito em evento de organização mundiual
 2. Colbert e Brito com
3. Colbert e Brito na visita ao Centro de Pesquisa Fraunhofer Aicos
4. Filippo Bettino, da Pirelli, e Irene Martinetti, manager do WBCSD, apresentam premiação a Colbert e Brito

O prefeito Colbert Martins participou, como gestor de cidade patrocinada pela organização, de importante reunião anual do Business Council For Sustainable Development (WBCSD), o Conselho Empresarial Mundial Para o Desenvolvimento Sustentável, na tarde de terça-feira, 15, na sala de conferências Oliva, no Hotel Epic Sena, em Lisboa, Portugal. As despesas do prefeito, bem como do secretário de Planejamento Carlos Brito, que o acompanhou, foram custeadas pela organização do evento.
"Representar minha cidade em um evento como este, me traz a certeza que estamos no caminho certo, buscando grandes avanços na mobilidade urbana para nosso município!", considera Colbert.
Feira de Santana, junto com Campinas, São Paulo, são as únicas cidades brasileiras que foram patrocinadas pela organização mundial, que é liderada por executivos (CEOs) de 2000 empresas inovadoras de 24 países, que geram soluções para a mobilidade sustentável. Juntas, essas empresas empregam 19 milhões de pessoas e faturam 8 trilhões de dólares, equivalente a 10% do PIB mundial.
Colbert ministrou palestra, que foi traduzida instantaneamente por intérprete, no painel "Mobilizando Recursos Financeiros e Capital Humano Para a Transformação da Cidades", para membros do Conselho, com moderação de Philippe Joubert, fundador e CEO da Earth on Board, com comentários do plenário e síntese feita por Pierre Rousseau, consultor estratégico de negócios sustentáveis do BNP. 
Colaboração estratégica
Na oportunidade, ele compartilhou a visão de colaboração estratégica entre o Município e empresa (no caso, a Pneus Pirelli) para acelerar a transição para uma Feira de Santana sustentável e resiliente.
Também tratou sobre a transformação sustentável do sistema urbano, relacionada à tecnologia, mentalidade e governança, os desafios para o financiamento da infraestrutua de mobilidade hoje e nos próximos dez anos para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O prefeito também colocou sobre como envolver as partes interessadas no desenvolvimento de planos baseados em consenso que levem em conta a contribuição e as necessidades da cidade, bem como sobre ações que empresas podem adotar para favorecer o investimento na infraestrutura da cidade, permitindo o desenvolvimento de uma mobilidade eficiente.
Colbert considerou sobre "aprender uns com os outros, estimulando o pensamento e o intercâmbio com novas perspectivas". Por sua vez, o WBSCD vai utilizar os resultados da discussão do painel para desenvolver ainda mais sua estratégia de engajamento na cidade.
Além de Colbert, representante de Feira de Santana, estiveram no painel: Pascal Smet, secretário de Estado de Urbanismo de Bruxelas (Bélgica); Fernando Medina, prefeito de Lisboa (Portugal), como representantes de cidades. Mais, Brooks Rainwater, diretor da Liga Nacional das Cidades; Filippo Bettino, diretor de Sustentabilidade e Governança de Riscos da Pirelli; Peter Oosterveer, CEO da Arcadis; Sanjay Ravi, chefe da Microsoft; Klaus Entenmann, CEO da Daimler; Talf Pfitzner, chefe da Volkswagen, entre outros.
Fatores de sucesso
Por sua vez, o secretário de Planejamento Carlos Brito participou como palestrante da sessão "Transformando a Mobilidade Urbana: Ações Para Mudança Sistêmica", na tarde de segunda-feira, 14, quando discutiu sobre o crescente congestionamento no trânsito da cidade, que testa os limites do sistema e a demanda necessária por transporte urbano de passageiros, citando o BRT, exigência de ação urgente.
Tratou do projeto Transforming Urban Mobility (TUM), hospedado no WBCSD, e compartilhou sobre fatores de sucesso da parceria da Prefeitura com a Pirelli, que utilizou o método SiMPlify, sistema de mobilidade aplicado em Feira de Santana, que "ganha inestimável valor com a participação do WBCSD", como pontuou. Irene Martinetti e Aman Chitkara, gerentes do WBCSD, foram os moderadores.
Tanto Colbert como Brito ainda tiveram uma agenda de compromissos técnicos relevantes na estadia de quatro dias em Lisboa, com visitas ao Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e ao Centro de Pesquisa Fraunhofer Aicos, especializado em inovação tecnológica.
Em encontro com Filippo Bettino, diretor da Pirelli, o executivo italiano apresentou aos representantes feirenses o prêmio conquistado pela parceria, com o SiMPlify na categoria SDG11: Cidades e Comunidades Sustentáveis, pelo trabalho realizado em Feira de Santana, com projeto de mobilidade urbana sustentável da WBCSD.

Nenhum comentário: