Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

UFRB oferece Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual com turma em 2020


Encontra-se aberto o edital de processo seletivo para conhecimento dos estudantes interessados em ingressar no curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), a ser ministrado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Feira de Santana, no primeiro semestre de 2020.
O Profnit é um curso estritamente presencial. As aulas acontecerão às sextas-feiras, nos turnos da tarde e da noite e nos sábados, pela manhã e à tarde.
As inscrições dos interessados acontecem de 12 horas de 25 de setembro até às 18 horas de 3 de outubro, exclusivamente na página do Profnit Nacional, na internet: www.profnit.org.br.
O valor da inscrição é de R$ 250,00. O pagamento de taxa de inscrição acontece até às 18 horas do dia 4 de outubro, exclusivamente por depósito bancário ou transferência eletrônica (TED ou DOC) em favor do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), no Banco do Brasil.
Poderão se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de qualquer curso de nível superior - graduação - emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC. Poderão também se inscrever concluintes do último semestre ou ano dos cursos de instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC, porém para a efetivação da matrícula do candidato aprovado e classificado, será exigida a apresentação do respectivo diploma ou documento provisório.
Para o Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), em Feira de Santana, serão oferecidas dez vagas, distribuídas em quatro vagas sem reserva; cinco vagas reservadas para Ações Afirmativas e uma vaga reservada para servidores da UFRB.
O Profnit é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses. O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros. 
Processo seletivo 
O Exame Nacional de Acesso consiste em duas etapas: Etapa 1 (Prova Nacional) e Etapa 2 (Análise Curricular), a serem realizadas com base no calendário do processo seletivo.
A Prova Nacional tem como objetivo aferir o domínio de conhecimento mínimo necessário para cursar as disciplinas que compõem o Profnit e também servir como processo seletivo dos candidatos ao ingresso no curso.
A Prova Nacional consistirá em 40 questões de múltipla escolha. A Prova Nacional abordará conteúdo básico de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação.
A Prova Nacional será realizada no dia 9 de novembro, das 14 às 18 horas, no Pavilhão 01, Sala 01, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na avenida Centenário, 697 - Sim.
O resultado Final da Prova Nacional acontece até 27 de novembro, exclusivamente na página do Profnit Nacional.
A entrega de documentos para Análise Curricular (Etapa 2) acontece no período de 28 de novembro até 2 de dezembro, exclusivamente de forma presencial, no Cetens. Não serão aceitos documentos por e-mail ou via postal.
O resultado final será divulgado até 16 de dezembro, exclusivamente na página do Profnit Nacional. 
Sem previsão de bolsa 
Segundo o edital, não há previsão de concessão de bolsas de estudos para os estudantes aprovados no Edital. Eventualmente, caso haja bolsas de estudos disponibilizadas por agências de fomento estaduais ou outras fontes, a distribuição atenderá aos critérios fixados pelas CAIs e/ou as agências de fomento, não havendo qualquer obrigação na concessão de bolsas aos selecionados pelo Fortec ou Instituições vinculadas ao Profnit. 
Formação profissional 
Na sua atuação dentro das competências dos NITs, o mestrando deverá ter os conhecimentos básicos para o diálogo academia-empresa, estando habilitado a interagir propositivamente com os setores governamental, empresarial e acadêmico.
Destacam-se o conhecimento de legislação e políticas públicas referentes à Propriedade Intelectual e à Transferência de Tecnologia e à Inovação Tecnológica; o conhecimento e proposição de políticas de estímulo à proteção das criações; a avaliação da conveniência da proteção das criações e sua divulgação; o processamento de pedidos e fazer a manutenção dos títulos de propriedade intelectual; a atuação no licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia; o desenvolvimento de estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs); e o desenvolvimento de estudos e estratégias para a transferência das inovações geradas pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).
Cabe ao mestrando ter conhecimentos de promoção e acompanhamento do relacionamento da Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com empresas; a negociação e a gerência de acordos de transferência de tecnologias oriundas das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e atividades rotineiras de diálogo e de ações academia-empresa, interagindo propositivamente com os diversos setores.
É um programa presencial do Fortec (www.fortec.org.br), em rede nacional de Pontos Focais, com Sede Acadêmica em um dos pontos focais, oferecido aos profissionais graduados que atuam em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica dentro do âmbito das competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), servidores e membros de equipes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), bem como em outras instâncias afins do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).
Os alunos não pagam anuidades e os professores não recebem pró-labore, sendo uma contribuição social da Fortec (Associação Brasileira de Gerentes de Inovação e Transferência de Tecnologia www.fortec.org.br), e sendo co-financiado pelo governo brasileiro e por outras organizações.
O Mestrado Profissional é oferecido nacionalmente, compreendendo todas as regiões do Brasil e foi recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior - CTC-ES da Capes.
É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos, editais, regimentos, normas e comunicados referentes ou relacionados ao Exame Nacional de Acesso que forem publicados na página do PROFNIT na internet (www.profnit.org.br) e na página do Ponto Focal que escolheu no momento de sua inscrição. 
Edital para seleção de estudantes.
]www.profnit.org.br 
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Nenhum comentário: