Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Joselito Falcão de Amorim - 100 Anos de História

Joselito Amorim, quando prefeito


Por Dimas Oliveira
Está próxima a data em que familiares e amigos vão se reunir para comemorar o centenário de uma importante personalidade do cenário feirense. A celebração Joselito Falcão de  Amorim - 100 Anos de História, ocorre no espaço Cajueiro Convenções, na noite de quarta-feira, no quarto dia do próximo mês.
Quem é
Joselito Falcão de Amorim nasceu em Feira de Santana em 4 de setembro de 1919.
Ele estudou na Escola Técnica do Comércio do Ginásio Santanópolis, formando-se em contador, em 1947. Depois de aluno, foi tudo no Santanópolis, professor, diretor do internato, diretor do curso noturno, inspetor do MEC para o curso de Contabilidade. Como professor, lecionou Matemática. Além do Santanópolis, no Colégio Estadual e na Escola Normal. Era oficial do Exército, chegando a tenente.
Exerceu os cargos de diretor presidente da Companhia de Habitação e Urbanização da Bahia (Urbis-Cohab); membro do Conselho do Tribunal de Contas dos Municípios e seu primeiro presidente.
Como político, ingressou na UDN e foi eleito vereador de Feira de Santana, em dois períodos. Exerceu o cargo de secretário da Prefeitura, na gestão do prefeito Arnold Ferreira da Silva (1959-1962); presidente da Câmara Municipal, de 1963 a 1964, sendo prefeito empossado no dia 8 de maio de 1964, por ocasião do Governo Militar de 1964, substituindo ao prefeito deposto Francisco Pinto, permanecendo no cargo até 7 de abril de 1967.
Na sua gestão como prefeito construiu o Ginásio Municipal - que mais tarde recebeu seu nome -, atualmente, Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Amorim; iniciou a construção do Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, inaugurado em 13 de novembro de 1966; inaugurou o Museu Regional em 26 de março de 1967, construiu o Parque de Exposição João Martins da Silva, Estação Rodoviária, Biblioteca Municipal Amold Ferreira da Silva, em 26 de abril de 1966, Fórum Filinto Bastos, Colégio Estadual e conjunto residencial da Cidade Nova. Foi criador do Plano Integrado de Feira de Santana.
Integrou o Rotary Club de Feira de Santana, sendo o 11º presidente do primeiro clube de serviços local no ano rotário 1952-1953.
Esteve na Virginia, Estados Unidos, em agosto de 1966, em missão administrativa, para obter experiências na gestão municipal.
Fundador e presidente da Associação Comunitária dos Amigos de Feira de Santana. Pertence ao quadro dos Ex-Combatentes como membro da diretoria.
É membro titular da Academia de Educação de Feira de Santana, da Academia de Letras e Artes e do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.
Em 2005, no Dia da Cidade, 18 de setembro, recebeu Comenda da Ordem Municipal do Mérito, instituída pela Prefeitura de Feira de Santana. Também recebeu a Comenda Maria Quitéria, outorgada pela Câmara Municipal.
O novo prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Feira de Santana, inaugurado em 16 de outubro de 2015, tem o seu nome.
Em 22 de fevereiro deste ano, foi lançado o romance "O Filho da Madre", de Jailton Batista, livro que é inteiramente baseado na vida de Joselito Falcão de Amorim, "cujo enredo de vida se confunde com uma obra de ficção, tão fascinante quanto inacreditáveis foram os episódios que se desdobraram em quase um século de existência", como disse o autor.
Deve ser destacado o grande legado de Joselito Amorim enquanto educador, pois sempre considera a educação como a única forma  eficaz de se conseguir uma Nação verdadeiramente justa e evoluída. 
Para ele, "os tempos modernos não estão valorizando a educação intelectual e moral como deve ser". Ele questiona: "Vocês, educadores, estão satisfeitos com o cenário da educação hoje em nosso país?".
Joselito Amorim é uma  referência  de dignidade, inteligência, participação e serviço. O seu amor por Feira de Santana e pela Educação talvez não seja conhecido pelos mais jovens.  Aqueles, porém, que o conhece e que têm o privilégio do seu convívio, sentem orgulho desta personalidade que honra o seu nome, que eleva Feira de Santana, fazendo história na Bahia, no Brasil e no mundo. 
Texto publicado na edição desta sexta-feira, 16, do jornal "NoiteDia"

Nenhum comentário: