Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Tempo de balões de ensaio


Por Dimas Oliveira

No jornalismo, é velho o jargão "balão de ensaio", que significa uma notícia sem fundamento, um boato. Trata-se de uma "técnica" primária de (des)informação, uma informação propositadamente vazada a fim de verificar de antemão eventuais efeitos. No "balão de ensaio" não aparecem rostos nem vozes para citação. Quando provoca rejeição, o desmentido fica mais fácil.
Trata-se de uma prática que deve ser evitada, como soltar balões juninos.
As próximas eleições em 2020, para prefeito e vereador, nem calendário tem ainda, mas, se não mudarem as regras o primeiro turno ocorrerá na primeira semana de outubro e um segundo turno - se houver necessidade, pois em Feira de Santana não ocorre há cinco eleições - três semanas depois para definir o prefeito e vereadores para o mandato de 2021 a 2024.
Assim, o jogo eleitoral para as próximas eleições somente começará a partir de abril do próximo ano.
Mas, em Feira de Santana, a questão está sendo pautada com antecedência.
Com isso, praticamente todo dia surge o nome de alguém, político ou não, como pré-candidato a prefeito. No dia seguinte, ou uma semana depois, o balão de ensaio se esvai, cai no esquecimento, pois sem sustentação. E o elenco de nomes vai aumentando como barro jogado na parede.
Fato e não fake é que a presepada ocorre em todas as eleições, patrocinada pelas mesmas pessoas de sempre.
Tem nomes que são citados à revelia, com políticos sem saber que são "pré-candidatos".
Nomes aparecem e somem do cenário como nuvens passageiras. Assim, uma novela que não vale a pena ver de novo. As cenas dos próximos capítulos vão aparecer até meados de 2020, quando se saberá de verdade quais são os nomes que estarão na disputa pela Prefeitura de Feira de Santana.
Artigo publicado na edição desta sexta-feira, 14, do jornal "NoiteDia"

Nenhum comentário: