Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Senai divulga edital para inscrição dos cursos técnicos


Desenvolvimento de Sistemas, Mecatrônica, Logística, Segurança do Trabalho, Mecânica Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica e Manutenção Automotiva

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através do Edital 2019.2, está com as inscrições abertas para os cursos técnicos nos municípios de Feira de Santana e Serrinha. Serão ofertados os cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Mecatrônica, Logística, Segurança do Trabalho, Mecânica Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica e Manutenção Automotiva.
São 450 vagas distribuídas em nove turmas e também com bolsas integrais destinadas aos candidatos que tiverem pontuação média aritmética simples, igual ou superior a 550 (quinhentos e cinquenta) pontos no Enem dos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 ou 2018. Para concorrer a uma das vagas deste Edital, para qualquer forma de ingresso, o interessado precisará ter concluído o ensino médio (ou equivalente) ou estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio. No caso das bolsas, também é necessário ter condição de baixa renda e autodeclarar, por escrito, esta condição no ato da matrícula.
As inscrições para este Edital são on-line e sem prova, através do site www.tecnicosenai.com.br, até o dia 7 de julho para os pagantes, e para os que concorrerem às bolsas integrais até o dia 18 de junho.  Maiores informações sobre os cursos através do telefone 75 3229-9154/9157 ou pelo Whatsapp 75 988675328.
ONDE CADA PROFISSIONAL TÉCNICO PODERÁ ATUAR?
O Técnico em Segurança do Trabalho atua principalmente na avaliação e prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais em empresas de diferentes setores, desde a construção civil, indústria até hospitais e bancos. O profissional desenvolverá atividades de identificação de riscos de acidentes pessoais, materiais e ambientais, implementação de ações corretivas, análise de acidentes e doenças de trabalho e recomendação de ações para prevenção, planejamento e execução de programas de treinamento de segurança, orientação e fiscalização dos trabalhadores na utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC), como também participação em reuniões e campanhas de prevenção.
O profissional Técnico em Desenvolvimento de Sistemas terá como atividades desenvolver e programar sistemas computacionais, atendendo normas e padrão de qualidade, usabilidade, integridade e segurança da informação. No mercado de trabalho esse profissional poderá atuar em setores de desenvolvimento e de tecnologia, empresas de todos os segmentos, como comércio, consultoria, telecomunicações, prestação de serviços, departamento de TI nas indústrias e em fábricas de software.
O Técnico em Mecatrônica desenvolverá sistemas automatizados de manufatura, implementará e manterá máquinas e equipamentos automatizados. Poderá trabalhar em indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilísticas, metalomecânica e plástico. Também em empresas integradoras de sistemas de automação industrial, fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados, em grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos e em laboratórios de controle de qualidade.
O Técnico em Eletrotécnica tem como principais atividades instalar, manter e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, cumprindo legislações vigentes, parâmetros de eficiência energética, normas técnicas, de qualidade de segurança e saúde e, ainda, ambientais. Poderá trabalhar em empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos. Também em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, projetos na área  de sistemas elétricos, em concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações e em indústrias de transformação.
O Técnico em Manutenção Automotiva é responsável pela manutenção e reparo de veículos. Para isso, diagnosticará problemas e reparará motores e demais sistemas mecânicos como suspensão, freios e transmissão. Também atuará com sistemas eletroeletrônicos, carroceria, funilaria e capotaria. O profissional poderá trabalhar em montadoras automotivas, concessionárias e revendas, empresas de fabricação e comercialização de equipamentos, acessórios e peças para automóveis, implementos e máquinas agrícolas, setor de instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos e com vistorias e certificação veicular.
O Técnico em Logística forma profissionais especializados em atividades de transporte (rotas e meios de transporte), operações e processos logísticos, como armazenamento e distribuição de produtos e mercadorias, e em cadeia de suprimento. A Logística está presente em quase todas as grandes atividades econômicas, e é especialmente necessária em grandes empresas e indústrias. O profissional dessa área poderá trabalhar em indústrias, aeroportos, portos, transportadoras, varejistas, centros de distribuição, assessorias, empresas de importação e exportação, supermercados, shopping centers etc. 
O Técnico em Mecânico Industrial participa da gestão da manutenção mecânica, é responsável pela gestão direta da confecção de peças e componentes mecânicos, além de atuar no desenvolvimento de projetos dedicados à manutenção mecânica e na manutenção dos sistemas automatizados de máquinas e equipamentos industriais, atendendo as normas e padrões técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. As atividades desse profissional é desenvolvida em indústrias de diferentes portes, segmentos e níveis tecnológicos, como fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, indústria em geral: aeroespacial, automobilísticas, metalmecânica, de manutenção e reparos, geração de energia, siderúrgicas, entre outras.
Para o profissional Técnico em Eletromecânica atuará no planejamento, execução, inspeção e instalação de máquinas e equipamentos eletromecânicos. Também está apto a trabalhar no controle de qualidade e gestão em indústrias com linhas de produção automatizadas em empresas de pesquisa e manutenção eletromecânicas. No mercado de trabalho poderá trabalhar em indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilísticas, metalomecânica e plástico, também em indústrias de transformação e extrativa em geral. Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletromecânicos, com grupos de pesquisas que desenvolvam projetos na área de eletromecânica e em laboratórios de controle da qualidade, calibração e manutenção de equipamentos.
Seguem os links para acessar com maiores informações sobre os segmentos mencionados acima e o mercado de trabalho na indústria:
Site da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb): http://www.fieb.org.br/
Informações sobre cada curso e mercado de trabalho: www.tecnicosenai.com.br
(Com informações de Luciana Oliveira Rocha, do Núcleo de Carreira Profissional – Senai Feira de Santana)

Nenhum comentário: