Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 15 de março de 2019

Exposição apresenta telas inspiradas nas obras de Aleijadinho


O artista plástico feirense Antonio Carvalho de Novaes apresenta na próxima quinta-feira, 21, no Museu Regional de Arte, a exposição "Ocaso - Aleijadinho, Arte e Fé".
Durante a exposição os visitantes poderão conhecer pinturas, em óleo sobre tela, inspiradas nas obras de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, especificamente as faces dos doze profetas esculpidos em pedra-sabão pelo artista mineiro, e alguns personagens dos Passos da Paixão, que integram o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais. A exposição ficará em pauta até 17 de maio, com entrada gratuita.
Para realizar seu projeto, o artista feirense viajou para a cidade de Congonhas para conhecer e fotografar as obras do Aleijadinho, obtendo assim as imagens em alta definição para realizar suas telas, em estilo realista. É muito importante lembrar que Antonio Francisco Lisboa é considerado o maior escultor brasileiro de todos os tempos e suas obras são conhecidas mundialmente, especialmente as esculturas que fazem parte do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Unesco como patrimônio da humanidade.
Quem é
Antonio Carvalho de Novaes é natural de Juazeiro-BA, mas reside em Feira de Santana desde os oito anos de idade e se considera feirense de coração. Em 2015 realizou exposição na cidade de Zwolle, na Holanda. No mês de agosto de 2016 apresentou na Galeria de Arte Carlo Barbosa, no Cuca, a exposição "Recortes de Feira de Santana". É membro da Academia de Cultura da Bahia desde junho de 2016.
Há dois anos ele vem trabalhando com muita dedicação para elaborar as obras da exposição "Ocaso - Aleijadinho, Arte e Fé", que tem essa denominação em homenagem ao poema "Ocaso" do modernista Oswald de Andrade, que esteve no município de Congonhas na década de 1920 e a partir de então foi resgatada a importância do Aleijadinho para a arte, a história e a cultura do Brasil.

Nenhum comentário: