Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

*

*

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Lembrando aniversário de nascimento de Georgina Erismann

Nesta quarta-feira, 27, dia de lembrar Georgina de Mello Lima Erismann (Foto: Reprodução). É a data de seu nascimento, em Feira de Santana, há 126 anos, em 1883.
Poetisa, compositora, declamadora, musicista, pianista e professora, autora do Hino à Feira, ela faleceu no dia 23 de fevereiro de 1940, no Rio de Janeiro, onde estava morando, de um mal súbito.
Em sua terra natal, são várias as homenagens prestadas: 
Rua Professora Georgina Erismann, transversal da rua Castro Alves até a rua Vasco Filho (indicação da Câmara Municipal, em 1951). 
Tem a Escola de Música Georgina de Mello Erismann. 
Escola Estadual Georgina Erismann, no bairro Jardim Acácia, inaugurada em 1981. 
A Academia de Educação de Feira de Santana tem Georgina Erismann como patronesse da cadeira número 8. 
Monumento a Georgina Erismann, criado pelo artista plástico Gil Mário, foi instalado na avenida João Durval Carneiro, em frente ao Boulevard Shopping, em governo do prefeito José Ronaldo de Carvalho, inaugurado em 2 de dezembro de 2008. 
Tem o Viaduto Georgina Erismann, entre a avenida João Durval Carneiro e a avenida Ayrton Senna, sobre o Anel de Contorno, também construído pelo prefeito José Ronaldo. 
Através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense da Fundação Senhor dos Passos, foi lançado em 2007, o livro "Georgina Erismann", autoria de Carlos Alberto Almeida Mello, uma biografia da ilustre feirense, autora do Hino à Feira. 
Marcando o aniversário de morte dessa grande representante de Feira de Santana, no dia 25, de fevereiro de 2012, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense, da Fundação Senhor dos Passos, o "Tributo a Georgina Erismann: 71 Anos Sem Ela", no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão.

Nenhum comentário: