Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Revisão de "O Homem de Kiev"



Assista ao início do filme

"O Homem de Kiev" (The Fixer), de John Frankenheimer, 1968, é baseado no livro "O Bode Expiatório" (The Fixer) de Bernard Malamud, ganhador do Prêmio Pulitzer e National Book Award em 1967. Tem roteiro de Dalton Trumbo, indicado ao Globo de Ouro, assim como teve indicações de Melhor Filme, Melhor Ator (Alan Bates) e Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith). Alan Bates também foi indicado ao Oscar.
A narrativa é baseada em uma história real e aborda temas como antissemitismo, liberdade, injustiça, consciência, coragem, determinação, filosofia (faz referências a Spinoza e Jean Jacques Rousseau), auto educação e a construção de bodes expiatórios.
A história ocorre na Ucrânia, na época parte da Rússia czarista, pouco antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e da Revolução Bolchevique (1917).
O camponês judeu russo Yakov Bok (Alan Bates) foi injustamente preso por um crime improvável - o "assassinato ritual" de uma criança gentia em Kiev. Na prisão, ele ganha dignidade à medida que os esforços para humilhá-lo e fazê-lo confessar fracassam.
"Eles o acusaram... Eles o espancaram... Eles o condenaram... e depois de tudo, eles tinham mais medo dele do que nunca."
Deixa a mensagem de que todo ato feito é uma declaração política. Mesmo o ato de ser apolítico é uma declaração de política.
Em Feira de Santana, foi exibido e visto no Cine Santanópolis, no início dos anos 1970. Revi em DVD na manhã desta sexta-feira, 2, 48 anos depois.

Nenhum comentário: