Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Mutirão de exames para pacientes com doenças esofágicas


Médicos da Bahia e de vários estados do Brasil estarão reunidos, entre domingo, 5, e terça-feira, 7, em Feira de Santana, para compartilhar suas experiências atendendo pacientes com diversas patologias do aparelho digestivo, entre elas,  a doença do refluxo gástrico esofágico, com suas manifestações típicas e atípicas. Serão três eventos, entre eles o mutirão de exames, que será realizado na segunda-feira, 6, e terça-feira, 7, para pacientes com sintomas das doenças.
Não é à toa, portanto, que os médicos irão realizar o mutirão. O refluxo e a obesidade estão entre os dois problemas de saúde que mais têm preocupado as pessoas em todo o mundo e alguns dos que mais interferem na qualidade de vida dos que sofrem com o problema.
Estima-se que entre 30 e 40% da população mundial sofrem ou sofrerão com as doenças do sistema gastrointestinal e entre as principais causas estão o mal hábito alimentar, estresse e obesidade.
Exames
O problema é que muita gente que sofre com os problemas, especialmente aqueles que dependem do Sistema Único de Saúde, não consegue fazer os exames que identificam essas doenças, porque eles não são oferecidos no SUS. 
Durante o mutirão, pacientes pré-selecionados, que há muito tempo estão tentando fazer os exames, vão poder fazer a Manometria de Alta Resolução e Impedâncio - PHMetria Esofágica e a partir daí ter um tratamento adequado. À frente dos trabalhos estará um dos melhores especialistas na área, o médico Manoel Passos Galvão Neto, pesquisador e orientador mundial de motilidade e terapêutica endoscópica da obesidade. Os exames realizados serão analisados pela equipe médica e entregues aos pacientes para que façam o tratamento adequado.
Durante o evento os médicos também participam do curso "Teoria e Prática Direcionadas a Médicos Que Atuam em Motilidade Digestiva", que será realizado no Hotel Atmosfera, durante todo o domingo e também nas tardes de segunda-feira e terça-feira.
A atividade é coordenada pelos médicos Manoel Galvão Neto, Antonio Fábio, Carla Granja e Maurício Bravim, integrantes do Nucleo de Avaliação Funcional do Aparelho Digestivo (Nafad), que tem o objetivo de promover acesso a novas tecnologias, exames e tratamentos para população carente.
O médico gastroenterologista Fábio Teixeira, um dos coordenadores dos eventos, chama a atenção para a necessidade urgente de oferecer novas formas de tratamento e acesso a exames para a prevenção e diagnóstico das doenças que atingem cada vez mais pessoas em todo o mundo com graves consequências para a saúde e qualidade de vida. "Vamos mostrar as novas formas de lidar com essas duas doenças que, infelizmente, geram vários transtornos, tirando até mesmo a alegria de viver de muita gente", alertou.  
Por um bem maior
São muitos os problemas relacionados às doenças gastrointestinais e a obesidade. "Sintomas que muitas vezes estão relacionados a doenças cardiovasculares e respiratórias, como por exemplo a tosse crônica e a dor toráxica podem significar alterações da doença do refluxo", ressalta o médico Fábio Teixeira, que lembra que o evento vai abordar também as novidades na realização dos exames de endoscopia e laparoscopia e também das cirurgias. "Por isso a necessidade também de se estudar e promover atendimentos", lembra Fábio Teixeira ao falar da importância do evento. "Tudo isso é por um bem maior: a garantia da saúde e de melhor qualidade de vida para as pessoas que sofrem com as doenças gastrointestinais", completa.
Serviço
5 a 7 de agosto - Curso Hands On de Manometria de Alta Resolução, no Hotel Atmosfera, rua São Domingos, Capuchinhos. Com a participação de médicos e estudantes de vários estados. Sendo no domingo o dia todo e na segunda e terça à tarde.
6 e 7 de agosto, a partir das 7h30 - Mutirão de Exames de Manometria de Alta Resolução e de Impedância PH-metria. Local: Gastros Bahia Hospital Dia, na rua Aristides Novis, 102, Kalilândia.
6 de agosto, às 19h30 - Workshop de Doenças do Refluxo com a Comunidade Médica, na Boi e Brasa Churrascaria, Ville Gourmet, avenida  João Durval.
(Com informações de Rose Leal)

Nenhum comentário: