Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Dia Nacional do Documentário Brasileiro é homenagem a Olney São Paulo


Nesta terça-feira, 7, Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Faz homenagem a Olney São Paulo, nascido em 7 de agosto de 1936, em Riachão do Jacuípe A escolha da data ocorreu após votação, realizada com as 27 ABDs (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas), e pelos cineastas que se manifestaram. O nome de Olney São Paulo (Foto),  foi o mais votado.
Cineasta, documentarista influenciado pelo neo-realismo italiano, Olney dirigiu vários filmes, dentre eles "O Grito da Terra" em 1964 e "Manhã Cinzenta" em 1969.
A ABD Nacional e a ABCV /ABD Bahia entenderam que a criação dessa data comemorativa é uma forma de reunir os diversos agentes envolvidos na produção e difusão de documentários e gerar debates e novas proposições para o setor, firmando-se, assim, como um evento de forte integração e enriquecimento sócio-cultural.
A data foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e no calendário cultural, o dia 7 de agosto,  é data oficial, comemorativa, em referência histórica ao cinema documental na sociedade brasileira.
Objetiva destacar a importância do cinema documental, fortalecer o seu papel junto à sociedade, estimular a visibilidade, resgatar as obras dos documentaristas que foram esquecidos e afirmar os que surgem.

Nenhum comentário: