Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Mais um livro sobre o Fluminense de Feira

Publicação tem organização dos historiadores Carlos Melo e Carlos Brito

O Fluminense de Feira é, sem sombra de dúvidas uma fonte inesgotável de história e a prova disso é que mais um livro que narra a trajetória do Touro do Sertão está sendo lançado. Trata-se de mais uma edição "Memórias", que traz reportagens e um rico acervo fotográfico registrando 50 anos de história do tricolor feirense, lançado pela Fundação Senhor dos Passos e que já está sendo comercializado - por R$ 40,00 -, inclusive na lojinha do clube, na rua Geminiano Costa, 323.
Anteriormente, o Touro do Sertão foi tema de livro publicado pelo jornalista Adilson Simas, que já conta com duas edições: "A História do Fluminense de Feira".
Agora a Fundação Senhor dos Passos lança esta nova publicação que teve a organização dos historiadores Carlos Melo e Carlos Brito, vice-presidente da Fundação, que também é um grande torcedor do Touro do Sertão. "Neste livro, reunimos além de um grande acervo fotográfico, reportagens extraídas de jornais que registram fatos marcantes da história do Fluminense e que comprovam a sua tradição não só no futebol baiano, mas além fronteiras. O clube tem uma história muito rica e que precisa ser registrada para a posteridade", ressaltou Carlos Brito.
O LIVRO
Com 97 páginas, o livro tem o seu texto de apresentação de autoria do médico cardiologista André Almeida, também torcedor apaixonado do Fluminense de Feira. É dividido em cinco módulos: no primeiro traz um relato dos primeiros 50 anos de vida do Fluminense (1941-1991), que originalmente foi publicado em um caderno especial na edição de 30 de novembro 1991 do extinto jornal "Feira Hoje". São histórias sobre o primeiro título de amadores, a ascensão ao futebol profissional e as conquistas de 1963 e 1969, os jogadores e técnicos da época, além de outras reportagens consideradas preciosas.
No segundo módulo traz uma reportagem especial publicada em 23 de agosto de 1985, também no "Feira Hoje", que fala sobre os 40 anos de esporte em Feira de Santana. Esse ano, por sinal, foi marcante para a cidade porque o então governador da Bahia, João Durval, entregava o Estádio Joia da Princesa completamente reformado, na forma como se encontra hoje.
Até então a praça esportiva tinha o formato de ferradura, que foi completamente fechada aumentando a sua capacidade para 25 mil pessoas. Nesse módulo ainda estão publicadas reportagens sobre o Bahia de Feira, o futebol feminino e o esporte amador em geral.
O quarto módulo traz um implacável acervo fotográfico com registros de fatos marcantes do tricolor feirense em todos os tempos e por fim no quinto e último módulo traz a letra do Hino do Fluminense de Feira. "Foi um trabalho meticuloso porque não é simples se reunir tanta coisa numa publicação. Mas o resultado final ficou bem interessante e acredito que os amantes do clube e aqueles que gostam da nossa história vão se interessar em adquirir um exemplar e ler, guardar como recordação", afirmou Carlos Brito.
Quem quiser pode adquirir um exemplar do livro na lojinha do Fluminense e na Fundação Senhor dos Passos. "Parte do valor arrecadado vai direto para o clube, já que esta é mais uma maneira de levantar recursos para o clube e a outra parte vai cobrir os custos com a parte gráfica. Um dos grandes marcos da cidade, mais uma vez é registrado através de livros", observou Carlos Brito.
Fonte: Jornal "Folha do Estado"

Nenhum comentário: