Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Celebração da cultura no 13º Encontro Nordestino de Xaxado

Encontro em Serra Talhada reúne grupos de xaxado 
de todo Nordeste e convidados do Norte e Sul 

A Fundação Cultural Cabras de Lampião (Ponto de Cultura) anuncia as novidades e a programação completa do 13º Encontro Nordestino de Xaxado, que ocorre nos dias 1, 2, 3, 4 e 5 de novembro, na Estação do Forró, com polos no CEU das Artes, na feira livre e em escolas públicas, em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, com incentivo do Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Cultura / Governo de Pernambuco.
O evento, realizado desde 2002, é um dos mais importantes do interior do Estado e reúne grupos para apresentações, além de oficinas de danças, palestra sobre patrimônio, feira de artesanatos da região, mostra de comedoria sertaneja, apresentações musicais, passeio turístico ecológico ao Sítio Passagem das Pedras (onde nasceu Lampião) e a Fazenda Pedreira (do primeiro inimigo de Lampião, Zé Saturnino) e o Baile Perfumado, no Clube da Fazenda São Miguel, com Assisão.
Este ano o Encontro Nordestino de Xaxado, o bicentenário da Revolução Pernambucana e 120 anos de nascimento de Lampião, tudo foi pensado neste contexto. Os locais onde ocorrerão os espetáculos são espaços emblemáticos na batalha cultural de Serra Talhada: A Estação do Forró, principal polo de apresentações, está instalado o Museu do Cangaço, o Parque de Esculturas Ronaldo Aureliano e a Academia Serra-talhadense de Letras. O pátio da feira livre   tem uma relação íntima com a história do grupo, foi onde tudo começou, onde os Cabras de Lampião fizeram sua primeira apresentação. Nas escolas, são lugares que sempre abriram as portas para que pudéssemos ensaiar, nos reunir e construir essa história. O CEU das Artes, expressão de conquista por espaço de qualidade para fruição de produção artística. Os grupos que foram selecionados e convidados esse ano são grupos que têm trajetória de luta e resistência em suas cidades e região, que conhecemos nas estradas da cultura, nos festivais e que sempre contribuíram bastante com nossa caminhada. 
XIII ENCONTRO NORDESTINO DE XAXADO
Estação do Forró
Quarta-feira, 1
18 horas: Feira de Artesanatos e Livros do Cangaço
19h30: Grupo de Xaxado Gilvan Santos  (Serra Talhada-PE); Cia de Dança Raízes da Paz, (Ivoti/RS); Grupo de Xaxado Estrelas do Sertão, (Piranhas-AL); Grupo Tramela Cultural, com o espetáculo "Diário de um Passista e o Sertão Frevo"  (Serra Talhada-PE); Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, (Belém-PA); apresentação musical com Os Pernambuquês.
Quinta-feira, 2
18 horas: Feira de Artesanatos e Livros do Cangaço
19h30: Grupo de Xaxado Zabelê (Serra Talhada-PE); Grupo Mistura Pernambucana (Serra Talhada-PE); Tropa de Danças Regionais (Joca Claudino-PB); Grupo de Tradições Folclóricas Moenda  (Areia-PB); Grupo de Dança Xaxado, (Parnamirim-RN); apresentação musical com Forró 1000.
Sexta-feira, 3
18 horas: Feira de Artesanatos e Livros do Cangaço
19h30: Grupo de Danças As Belas da Vila (Serra Talhada-PE); Tropeiros Cia de Dança com Baixinhos dos Oito Baixos e mestra Cristiane Mota, (Vicência-PE); Grupo de Xaxado Cangaceiros de Vila Bela (Serra Talhada-PE); Cia de Dança Raízes da Paz (Ivoti-RS); Grupo Parafolclórico Frutos do Pará (Belém-PA); Associação Txai Cultura e Arte (Fortaleza-CE); apresentação musical com Assisão.
Sábado, 4
18 horas: Feira de Artesanatos e Livros do Cangaço
19h30: Grupo Dinâmico Cultural (João Pessoa-PB); Cia de Danças Raízes da Paz (Ivoti-RS); Grupo de Teatro e Xaxado Na Pisada de Lampião  (Poço Redondo/SE); Grupo de Xaxado Cabras de Lampião (Serra Talhada-PE); Associação Txai  Cultura e Arte (Fortaleza-CE); Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas  (Fortaleza-CE); Grupo de Cultura Nativa Tropeiros do Borborema (Campina Grande-PB); Grupo Parafolclórico Frutos do Pará (Belém-PA); apresentação musical com As Severinas.
Área de alimentação da feira livre
Quarta-feira, 1
10 horas: Fundação Cultural Afro Brasileira Nego Capoeira (Serra Talhada /pe); Grupo de Xaxado Zabelê  (Serra Talhada-PE); Grupo Parafolclórico Frutos do Pará (Belém-PA).
Quinta-feira, 2
Grupo de Tradições Folclóricas Moenda  (Areia-PB); Grupo de Danças Xaxado (Parnamirim-RN); Grupo de Xaxado Estrelas do Sertão (Piranhas-AL);  Tropa de Danças Regionais, (Joca Claudino/PB).
Sexta-feira, 3
10 horas: Cia de Danças Raízes da Paz  (Ivoti-RS); Grupo de  Danças Parafolclóricas Frutos do Pará (Belém/PA).
Sábado, 4
10 horas: Txai Cia de Danças Populares (fortaleza-CE); Cia de Danças Tropeiros (Vicência-PE); Grupo Dinâmico Cultural (João Pessoa-PB); Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (Fortaleza-CE)
Polo Colégio Irmã Elizabete
Quarta-feira, 1
9 horas: Grupo de Danças As Belas da Vila  (Serra Talhada-PE); Cia de Danças Raízes da Paz  (Ivoti-RS). 
Polo do CEU das Artes
Quarta-feira, 1
Grupo de Tradições Folclóricas Moenda (Areia-PB); Tropa de Danças Regionais (Joca Claudino-PB); Grupo de Danças Xaxado (Parnamirim-RN)
Quinta-feira, 2
Fundação Cultural Afro Brasileira Nego Capoeira (Serra Talhada-PE); Cia de Danças Raízes da Paz (Ivoti-RS); Grupo Parafolclórico Frutos do Pará (Belém-PA).
Sexta-feira, 3
Grupo Dinâmico Cultural (João Pessoa-PE); Grupo Tramela Cultural com o espetáculo "Serra Frevo" (Serra Talhada-PE); Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (Fortaleza-CE).
MUSEU DO CANGAÇO
Dias 1, 2 e 3, das 14 às 16 horas: Oficina de Xaxado.
Facilitadora: Simone Alves
MUSEU DO CANGAÇO
Dia 1, das 8h30 às 12 horas: Seminário  Patrimônio em Curso.
Facilitadora: Joana D'Arc Ribeiro e Uenes Gomes Pereira.
CEU DAS ARTES – CAXIXOLA
Dias 2, 3 e 4 das 14 às 16 horas: Oficina de Frevo.
Facilitador: Gil Silva
SÍTIO PASSAGENS DAS PEDRAS
Domingo, 5
8 horas - Passeio turístico Nas Pegadas de Lampião:
Nas pedras onde aconteceu o primeiro combate entre a família Ferreira e Zé Saturnino.
Nas ruínas da antiga Casa Grande da Fazenda Pedreira.
Sítio Passagem das Pedras - Onde nasceu Lampião.
Roda de Xaxado.
10 horas Clube da Fazenda São Miguel:
Baile do Xaxado: Cabras e Caboclos. Projeto de Intercâmbio entre o Maracatu Estrela de Ouro e os Cabras de Lampião.
Forró e Xaxado, com Assisão.
(Com informações de Anildomá Willans, da Fundação Cultural Cabras de Lampião)

Nenhum comentário: