Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Morre cineasta Guido Araújo


Guido Araújo (à esquerda, em pé) com José Umberto, Cosme Neto e Olney São Paulo, em 1972, em momento de lazer durante a primeira Jornada de Cinema da Bahia
Foto: Caderno de Cinema

Faleceu nesta quarta-feira, 27, aos 83 anos, o professor, cineclubista e cineasta Guido Araújo, criador da Jornada de Cinema da Bahia - que chegou a ser Internacional - e foi encerrada após 39 edições por falta de apoio do Governo do Estado, com o PT no comando.
Natural de Castro Alves, ele estudou em Salvador. A partir de 1959, passou oito anos na antiga Tchecoslováquia, onde estudou cinema e atuou como tradutor e divulgador de filmes brasileiros, retornando ao Brasil em 1967.
Ele frequentou - desde a primeira a primeira sessão, em junho de 1950 - o Clube de Cinema da Bahia, fundado por Walter da Silveira. Esteve no Rio de Janeiro, com Nelson Pereira dos Santos, participou das equipes de "Rio 40 Graus" e "Rio Zona Norte". Era professor aposentado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Esteve várias vezes em Feira de Santana, inclusive exibindo seu filme "Maragogipinho" em sessão do Clube de Cinema de Feira de Santana, presidido por Dimas Oliveira, na Faculdade Estadual de Educação (Feefs), em junho de 1973.
Graças ao apoio de Guido Araújo, os contatos para parceria com o Clube de Cinema da Bahia, a Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (Acbeu) e o Instituto Cultural Brasil-Alemanha (Icba), na promoção de programas de 'Cinema Extra' do Clube de Cinema.
Lembro que recebemos de Guido Araújo, então crítico cinematográfico da "Tribuna da Bahia" - e noticiamos na coluna de Cinema no jornal "Feira Hoje", edição de 14 de abril de 1973 -, o regulamento da Jornada Nordestina de Curta Metragem, da qual ele era diretor. A JNCM foi realizada no período de 9 a 15 de setembro daquele ano. 
Pelo incentivo de Guido Araújo, experimentos cinematográficas em Super 8, que foram realizados nesta cidade, participaram, em setembro de 1974, da III Jornada Nacional de Curta Metragem, promovida pelo Instituto Goethe e pela Coordenação Central de Extensão da Ufba. Os filmes inscritos foram "O Vampiro Ralipiu" e "Corpo a Corpo", de Dimas Oliveira mais "Tapera", de Juraci Dórea e Everaldo Cerqueira.
Recentemente, foi exibida na TVE a série "O Senhor das Jornadas", de Jorge Alfredo Guimarães, em cinco episódios de 26 minutos contando a história desse agitador cultural.
Na série, um mosaico de depoimentos, cenas de filmes e materiais de arquivo. 
Fimografia
Dirigiu os documentários:
A Morte das Velas do Recôncavo (1976), Feira da Banana (1973) e Maragogipinho  (1968)
Foi ator no filme alemão para a TV Alle Geister Kreisen (1985) e em Tenda dos Milagres, de Nelson Pereira dos Santos, 1977
Foi roteirista e produtor do curta Lambada em Porto Seguro (1990)
Em 1957, em Rio Zona Norte foi assistente de direção de Nelson Pereira dos Santos
Foi continuísta de Nelson Pereira dos Santos, em Rio 40 Graus (1955).

Nenhum comentário: