Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Filme sobre Lava Jato é aula bem didática de história

Antonio Calloni, Bruce Gomlevisky, João Baldasserini e Flávia Alessandra em "Polícia Federal: A Lei É Para Todos"
Foto: Divulgação

"Polícia Federal: A Lei É Para Todos'', de Marcelo Antunez, é uma aula de história. Marina, minha primeira neta, 14 anos, assim considerou. Inicia uma trilogia apresentando a origem e os bastidores da Operação Lava Jato. Trata sobre a corrupção no Brasil. É baseado em livro homônimo - está entre os 10 livros não-ficção vendidos no país - da escritora Ana Maria Santos e do jornalista Carlos Graieb, que narra a investigação sob a ótica dos policiais federais.
Um filme que contribui com o debate nacional sobre a questão da corrupção. Aborda tema polêmico de forma bem didática - desde o Descobrimento pelos portugueses. Um thriller envolvente que é para ser aplaudido no final de cada sessão - e tem sido.
O certo é que se trata do maior lançamento brasileiro do ano. O filme chegou aos cinemas na quinta-feira, 7, com 737 cópias - uma no Orient Cineplace Boulevard, em Feira de Santana. Nos quatro primeiros dias, entre quinta-feira, 7, e domingo, 10, a arrecadação de R$ 7.470.000,00 com 430,9 mil ingressos vendidos.
Previsivelmente, o filme sofre nas redes sociais uma intensa campanha de desmoralização e críticas negativas na chamada grande imprensa. Por exemplo, para o crítico Jerônimo Teixeira, de "Veja", o filme "é esquemático e com previsíveis clichês de filmes de ação". Uma "história desperdiçada".
A narrativa do filme é intercalada com gravações na sede da Justiça Federal e da Polícia Federal de Curitiba. Também com vídeos e áudios de delações premiadas e reportagens sobre a operação.
O melhor do filme é que ele atinge diretamente os envolvidos na Operação Lava Jato, com a prisão de Marcelo Odebrecht e culminando com a condução coercitiva do ex-presidente Lula para prestar depoimento na Polícia Federal. Por isso incomoda os partidários da esquerda.
Outro detalhe para destacar é que é uma produção sem apoio de estatais e de programas de incentivos do Governo Federal. Também, por não ser da Globo Filmes.
Lembrar que "Polícia Federal: A Lei É Para Todos'' é um dos filmes brasileiros habilitados à indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
O juiz Sérgio Moro é interpretado por Marcelo Serrado. Os policiais têm nomes fictícios, mas são inspirados em personagens reais: Delegado Ivan (Antonio Calloni), Júlio Cesar (Bruce Gomlevisky), Bia (Flávia Alessandra), Vinicius (João Baldasserini), Ítalo Agnelli (Leonardo Franco). Já os envolvidos na Lava Jato têm os nomes verdadeiros, como o ex-presidente Lula (Ary Fontoura), doleiro Alberto Yousseff (Roberto Birindelli), empresário Marcelo Odebrecht (Leonardo Medeiros), Paulo Roberto Costa (Roney Facchini).
Nos créditos finais, o foco da continuação é revelado.

Nenhum comentário: