*

*

Rede Orient - A partir de quinta-feira, 14

Rede Orient - A partir de quinta-feira, 14
Orient Cineplace Boulevard - 15 - 18 (Dub) - 21 (Leg)

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Importância do painel de Lênio Braga

Detalhe cinematográfico do painel de Lênio Braga
Fotos: Blog Demais

O painel de Lênio Braga no Terminal Rodoviário, tombado pelo Instituto do Patrimônio e Artístico da Bahia (Ipac), é uma das atrações turísticas de Feira de Santana. A obra não está sendo cuidada e preservada pela Sociedade Nacional Apoio Rodoviário Turístico (Sinart) e está avariada há mais de dois anos. O Ipac é lento na necessária restauração.
Concluído em 1967, o mural em mosaico, realizado em parceria com o ceramista Udo Knoff, é o maior trabalho do artista paranaense. Em importância e em tamanho - 120 metros quadrados.
A obra é fonte de ensaios e teses acadêmicas. Também foi leit-motiv de documentário, "Ser Tão", de José Umberto, 1979, com Dimas Oliveira como assistente de direção - o mural é síntese do filme.
Paranaense de Ribeirão Claro, Lênio Braga morou em São Paulo e Salvador. Morreu aos 42 anos, em 1973, no Rio de Janeiro. Além de pintor, era desenhista e fotógrafo.
Referências a filmes no mural
"Aventura no Oeste" (Aventuras del Oeste/Seven Hours of Gunfire), western ítalo-espanhol-alemão de Jose Hernandes, 1965, com Clyde Rogers como Buffalo Bill.
"O Ébrio", drama brasileiro de Gilda de Abreu, 1946, com Vicente Celestino. Um dos maiores sucessos do cinema nacional no passado.

Nenhum comentário: