Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 30 de junho de 2017

"David e Betsabá": Um filme esplendoroso

Gregory Peck e Susan Hayward em "David e Betsabá"
Fotos: IMDb

Em minha coleção de DVD, o drama histórico e romântico "David e Betsabá" (David and Bathsheba), de Henry King, 1951, com Gregory Peck e Susan Hayward, que sempre reviso.
Trata-se de versão de passagem do Velho Testamento, adaptada pelo roteirista Philip Dunne. Apesar de ter matado Golias e vencido inúmeras batalhas, há uma força que David (Gregory Peck), rei de Israel, não conseguiu dominar: o amor. Apaixonado por Betsabá (Susan Hayward), deliberadamente David envia seu marido, o soldado Uriah (Kieron Moore), para uma batalha perdida. Ao negligenciar seu reino e sua fé, ele provoca a ira de Deus, a destruição de seu país e o desgostar de seu próprio povo, que espera que Betsabá pague com a vida pelo adultério.
Um filme que pode ser considerado esplendoroso. Em pleno início dos anos 50 o tema do adultério é abordado em um filme de forma delicada mas ousada. Certamente, por ter como pano de fundo uma história bíblica, a permissão. Além de pecado, a vontade de Deus e Sua misericórdia estão no filme, que tem algumas colocações fora da verdade da Bíblia - o que não é novidade no cinema.
"David e Betesabá" teve cinco indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia (Leon Shamroy), Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora (Alfred Newman) e Melhor Roteiro (Philip Dunne).

Nenhum comentário: