Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Grande momento da Câmara

"A Câmara Municipal vivencia um grande momento: a concessão da Comenda Maria Quitéria  a uma das responsáveis pela evolução do movimento teatral em Feira de Santana, a partir de 1964", disse o vereador José Carneiro, autor do projeto de Decreto Legislativo de 2015 que concedeu a honraria. 
"É justo que se preste homenagens em vida a quem merece e, Antonia Velloso, por ter sido destacada como grande atriz, está fazendo jus em receber a honraria, como dama e madrinha do teatro amador em Feira de Santana", falou o radialista Gildarte Ramos. 
"Sem dúvida, Antonia Velloso é o maior nome feminino do teatro de Feira de Santana", considerou o jornalista Dimas Oliveira.
A Comenda Maria Quitéria foi outorgada a Antonia Maria Guimarães Velloso na noite de quinta-feira, 25, em solenidade no plenário da Câmara Municipal (Fotos: Arivaldo Públio), presidida pelo vereador Marcos Lima e com a presença de mais três dos 21 vereadores: o autor da medida, José Carneiro, Gerusa Sampaio - que fez a leitura do Decreto Legislativo - e Alberto Nery.
O secretário de Planejamento Carlos Brito - que entregou cópia do Decreto Legislativo - formou a mesa representando o prefeito José Ronaldo, juntamente com o desembargador Raymundo Pinto, do Tribunal Regional do Trabalho. Também presente o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Edson Borges.
Em suas falas, tanto José Carneiro como Gildarte Ramos desfiaram sobre a participação da homenageada no teatro feirense e baiano, numa época em que se vivia sob o regime da censura no país. Foram citadas as inúmeras peças de teatro encenadas principalmente no palco do Cine Santanópolis, bem como os três filmes nos quais Antonia participou.
A Câmara, como ressaltou o vereador José Carneiro, reconhece "o talento e a dedicação de Antonia Velloso pela cultura de Feira de Santana contemplando-a com a Comenda Maria Quitéria".
Após a solenidade, Antonia Velloso recebeu convidados no Casarão Fróes da Motta. Um encontro entre integrantes do grupo que fez arte e cultura nas décadas de 1960 a 1980.
Presenças: Aelson Mata com Eliete Maria, Alvaceli Silva, Alvalinda Mércia, Arailton Públio, Arivaldo Públio, ex-vereador Celso Daltro, Celly Rodrigues, Cinthia Portugal, Beto Souza, Dimas Oliveira com Doralice Oliveira, Emanoel Freitas, Geraldo Lima, Ideval Alves, Iza Maria Pinto Pereira com Djalma Pereira, cineasta e professor Johny Guimarães, José Brandão, jornalista José Carlos Teixeira, Norma Suely Alves e Silva, fotógrafa Rosa Maria Santos, professor Raimundo Luiz e cantor Tonho Dionorina, entre outros.

Nenhum comentário: