Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Morre fotógrafo Elydio Azevedo



Um dos fotógrafos mais antigos e em atividade de Feira de Santana, Elydio Azevedo Lopes (Foto), faleceu nesta sexta-feira, 28, aos 83 anos, em Salvador, por problemas cardíacos. Seu sepultamento ocorrerá neste sábado, 29.
No auge de sua atividade, ele possuía o Foto Universo, uma marca nos eventos sociais e culturais de Feira de Santana. Uma série de fotos sobre esta cidade nos anos 1960 e 1970, que faz parte do Acervo dos Municípios Brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de sua autoria.
Em sua página no Facebook, o prefeito José Ronaldo lamentou. "Meus profundos sentimentos pela morte do amigo, pessoa muito querida na sociedade". Foi concedida a ele, em Dia da Cidade, a Ordem do Mérito de Feira de Santana.
De acordo com Antônio Carlos Bastos Magalhães, presidente do Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana (Sinfofs), Elydio  engrandeceu muito a profissão e por muitos anos na cidade.
Para o jornalista Antônio José Laranjeira, ele era "um dos mais respeitados fotógrafos da Bahia, representa uma das enciclopédias da fotografia  baiana".
Em 2012, ele nominou o Prêmio do Concurso Feirense de Fotografias, pelo Dia Mundial do Fotógrafo, 19 de agosto.
Ele foi vice-presidente, em 1976, na primeira diretoria da Associação dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana, entidade antecessora ao Sindfofs.Junto ao cineasta Olney São Paulo e com uma filmadora Kodak 16mm antiga filmou em 1955 o curta-metragem "Um Crime na Rua", com dez minutos de duração. Foi o primeiro filme realizado em Feira de Santana.

2 comentários:

Anônimo disse...

Elydio Azevedo, fotógrafo de tantos e tantos marcantes registros de Feira de Santana.Meus sentimentos pelo seu falecimento. Artur Renato Brito de Almeida, um feirense, de São Paulo.

Marçó de Almeida disse...

Um orofissional admirável, e uma pessoa íntegra e exemplar! Tive o prazer de ter o trabalhi dele em meu album de normalista...