No Aprisco

No Aprisco

sábado, 14 de janeiro de 2017

Museu Virtual do Feira Hoje recebeu mais de 17 mil visitas de franceses em dois meses



Os números são do Google Analytics. O Museu Virtual do Jornal Feira Hoje recebeu 17 mil visitas, desde 10 de novembro de 2016 até a sexta-feira, 13 de janeiro de 2017, de internautas de Paris, França.
A atenção de navegadores europeus por esta seção do jornal é notória. O Acervo Inglês do Museu Reginal de Artes, datado de 1967 e localizado no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), integra o Museu Virtual. Um dos artistas, o modernista Antony Donaldson, chegou a entrar em contato com o site "Feira Hoje" depois de localizar sua tela através da internet.
Veja nota sobre o modernista inglês Antony Donaldson
Museu Regional
Chamado originalmente de Museu Regional de Feira de Santana (fundado em 1987), o Museu Regional de Arte (MRA) nasceu com um acervo de artes plásticas no qual figurava a maioria dos artistas modernistas brasileiros de destaque, incluindo baianos e feirenses. O acervo contava, ainda, com uma coleção de modernistas ingleses adquirida por Assis Chateaubriand, quando embaixador do Brasil na Inglaterra. Compunha a coleção, também, uma seção destinada à cultura regional, constituída por artefatos característicos da chamada "cultura do couro", que ilustravam o cotidiano do homem sertanejo e remetiam às origens do povo de Feira de Santana.
O objetivo de Assis Chateaubriand, idealizador do Museu, era possibilitar a descentralização de museus, viabilizando a interiorização da arte, o incentivo à descoberta de novos artistas, além de criar um espaço de lazer e educação que favorecesse a apreciação de obras de arte.
Em 1984 o MRA foi incorporado à Universidade Estadual de Feira de Santana, que expõe as obras no Cuca.

Nenhum comentário: