Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) chega à 14ª edição



Depois de levar um milhão e meio de crianças ao cinema, o FICI vai completar este ano o milésimo filme infantil, exibido na rede Cinemark
A Rede Cinemark e o Fici levaram o festival ao Rio de Janeiro e Niterói (16 a 25 de setembro), e segue caminho para Salvador e Aracaju (14 a 23 de outubro) e, por fim, Natal (21 a 30 de outubro) com meia-entrada a R$10,00 para todos.
O Fici terá apresentado ao final desta edição mais de 100 filmes, entre eles curtas, médias e longas-metragens, brasileiros e internacionais (21 países representados), mostras especiais além de oficinas e debates, com patrocínio do Ministério da Cultura, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Petrobras, BNDES e RioFilme, apoio de Telecine, Globo Filmes, Anima Mundi, AdoroCinema e Afinal Filmes e exibição exclusiva na  Rede Cinemark .
"O que mais me agrada ver é a evolução da programação. No principio, só tínhamos os filmes. Agora, temos a Dublagem ao Vivo, o Pequeno Jornalista, o Pequeno Cientista e as Oficinas de Animação, que brincam com técnicas de animação diferentes a cada ano. Quando o Fici começou, a produção de filmes para crianças não tinha essa quantidade, nem essa qualidade", afirma Carla Camurati.
Apresentar o melhor do cinema internacional
Através do intenso trabalho de curadoria, o Festival continua sendo a maior vitrine audiovisual deste segmento, exibindo tanto títulos inéditos do mercado internacional, quanto de lançamentos recentes no país,
Este ano, o festival teve a pré-estreia mundial da animação 3D norte-americana "Cegonhas: A História Que Não Te Contaram" (2016), dirigida por Nicholas Stoller e Doug Sweetland. Outro filme inédito nos cinemas brasileiros é "Jack e a Mecânica do Coração" (2013), que faz parte da Sessão Telecine de Cinema. O filme foi indicado ao Urso de Ouro na Mostra Generation do Festival de Berlim em 2014 e ao César de Melhor Filme de Animação em 2015.
O  Programa Internacional traz a animação alemã "Molly, a Monstrinha" (2016,), dirigida por Michael Ekblad, Matthias Bruhn e o autor e ilustrador Ted Sieger, que produz conteúdo infantil há mais de 30 anos. Outros sucessos que serão apresentados ao Brasil são o longa "Heavysaurs - Dinossauros da Pesada" (Pekka Karjalainen, 2015, Finlândia). com  uma banda de heavy metal para crianças Heavisaurus, e "A Sociedade Secreta de Souptown" (Margus Paju, 2015, Estônia), onde adultos voltam a ser crianças e a garotada precisa descobrir o que aconteceu com eles.
Antes mesmo de entrar em cartaz no Brasil, dois filmes serão dublados ao vivo no Fici: "Lobos e Ovelhas" (Maxim Volkov e Andrey Galat, 2016, Rússia) e "Mune, o Guardião da Lua" (Benoît Philippon e Alexandre Heboyan, 2014, França). Outros dois filmes completam a programação da Dublagem Ao Vivo e são exclusividade do festival: "Dofus - Livro 1: Julith" (Anthony Roux e Jean-Jacques Denis, 2016, França), que explora o universo do jogo online de RPG Dofus, e "Kikoriki, a Lenda do Dragão Dourado" (Denis Chernov, 2016, Rússia), segundo filme baseado na série de TV de muito sucesso na Rússia. Um dos programas mais concorridos do Fici, a sessão Dublagem Ao Vivo permite que o público conheça e acompanhe de perto o trabalho dos dubladores, assistindo a dublagem em tempo real. Nesta edição, em Salvador, a dublagem ficará por conta dos atores Daniel Calibam e Kátia Leal, ocorrendo nos dias 15 e 16 de outubro.
Os curtas-metragens também têm um espaço próprio no festival. O Fici selecionou nove filmes internacionais, que prometem muita diversão para os pequenininhos na sessão Pequenos Que Nem Você. Outros nove curtas-metragens premiados compõem a sessão 9x Animação. Dedicada às crianças a partir de oito anos, a sessão faz um panorama mundial com o que há de melhor na animação. Em parceria com o Anima Mundi, o Fici também traz uma seleção especial de curtas-metragens no programa Anima Mundi Para Crianças, composto por excelentes curtas de todos os cantos do mundo.
Além das estreias, o festival dá aos pequenos uma segunda chance para conferir grandes sucessos da telona, na mostra Se você ainda não viu. Os americanos "Zootopia - Essa Cidade É o Bicho" (Byron Howard e Rich Moore, 2016) e "O Bom Dinossauro" (Bob Peterson e Peter Sohn, 2015) dividem espaço com a animação espanhola "No Mundo da Lua" (Enrique Gato Borregán, 2015), o francês "O Pequeno Príncipe" (Mark Osborne, 2015) e o primeiro filme da saga Kikoriki, "Kikoriki, A Turma Invencível" (2011), que fez sucesso no Fici 2013. 
Celebrar o cinema brasileiro 
Além de servir como vitrine das novidades internacionais, o Fici destaca grandes sucessos do audiovisual brasileiro. A trilogia Tainá volta às telonas com a exibição de "Tainá - Uma Aventura na Amazônia (Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, 2001), "Tainá 2 - A Aventura Continua" (Mauro Lima, 2004) e "Tainá - A Origem" (Rosane Svartman, 2013) desta vez em cópias digitalizadas. No programa "Te Vi na TV", que apresenta os sucessos da telinha, serão exibidos episódios das séries animadas com tempero brasileiro "As Aventuras de Gui e Estopa", "Que Monstro Te Mordeu", "Tronquinho e Pão de Queijo" e "SOS Fada Manu". Já no programa "Especial Brasil", a dobradinha "Carrossel - O Filme" (Alexandre Boury e Mauricio Eça, 2015) e o inédito "O Que Queremos Para o Mundo?" (Igor Amin, 2015).
O festival também faz com que as crianças conheçam os segredos da magia do audiovisual através de seus próprios filmes, na Oficina de Cinema de Animação, que será ministrada pela produtora local Moinho FIlmes. Com entrada gratuita mediante apresentação de ingresso para qualquer sessão do Fici, a oficina acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro no saguão do Cinemark Salvador Shopping.
"Fazer filmes para crianças é mais do que um presente para os pequenos. Também beneficia o olhar do realizador e o desenvolvimento de narrativa, porque elas têm uma sensibilidade muito especial que o cineasta precisa entender. Por isso, é muito bom ver que há uma geração que quer produzir para este público", comemora Carla Esmeralda, diretora do evento.
Educar com o audiovisual
No projeto "A Tela na Sala de Aula", professores e alunos da rede pública de ensino e projetos sociais saem da rotina e se divertem juntos, descobrindo o que há de melhor no cinema. O intuito desta programação é oferecer filmes de diversas nacionalidades que enriqueçam o trabalho do professor e funcionem como ferramenta de apoio à educação, através de projetos pedagógicos.
Cada filme apresentado possui um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação e dividido por segmento escolar (da educação infantil ao ensino médio), disponibilizado gratuitamente no site do Fici. Mais de um milhão de crianças já participaram deste projeto. Para agendamentos e informações pelos contatos 71 99124.5216 (Natália) e 71 9998.5454 (Helena) ou pelos endereços de email helena@selmasantos.com.br ou natalia@selmasantos.com.br.
O Fici também dá voz ao seu publico quando promove os debates da Mostra Novos Jovens, um encontro marcado com pré-adolescentes e adolescentes para assistir e discutir  os temas abordados pelos filmes. Na programação da mostra estão os filmes nacionais "O Escaravelho do Diabo" (2016), de Carlo Milani, baseado na obra de Lúcia Machado de Almeida, e "O Menino no Espelho" (2013), de Guilherme Fiúza Zenha, baseado na obra de Fernando Sabino.
Na sessão "O Pequeno Jornalista", que acontece dia 14/10, crianças e um jornalista convidado assistirão a animação "Molly, A Monstrinha" (Ted Sieger, 2016, Alemanha). Depois da exibição, os pequenos jornalistas se preparam para escrever suas impressões sobre o que assistiram e a experiência de ir ao cinema, sendo acompanhados pela jornalista Mariana Trindade. Já na sessão "O Pequeno Cientista", no dia 21 de outubro, as crianças conversarão com um cientista sobre o longa-metragem em 3D "Amazônia" (Thierry Ragobert, 2013, Brasil), que conta a história de Castanha, um macaco-prego que vivia em cativeiro e foi solto na Floresta Amazônica. 
Sobre a Rede Cinemark no Brasil  
Líder mundial em venda de ingressos, a Rede Cinemark representa cerca de 30% do mercado brasileiro de cinema e é maior que seus três principais concorrentes juntos, com 606 salas de cinema em 81 complexos distribuídos por 17 estados e Distrito Federal: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. É da Rede Cinemark a primeira sala de cinema em 3D da América do Sul, instalada no Shopping Eldorado, em São Paulo, que segue o padrão exigido pelos grandes estúdios americanos. Atualmente, a Rede conta com mais de 328 salas com a tecnologia de projeção em 3D no país. Em 2014, a Cinemark trouxe uma nova tecnologia, o D-BOX. As primeiras salas foram inauguradas no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, e contam com um recurso que oferece comandos para as poltronas, que se movimentam para simular vibrações, quedas e trepidações. As poltronas D-BOX ainda têm um ajuste individual de velocidade, que permite que o público controle a intensidade dos movimentos. As salas D-BOX já estão presentes em 14 complexos. A Cinemark também trouxe ao Brasil a tecnologia Extreme Digital Cinema - XD, com telas maiores que as convencionais e uma sonorização ainda mais potente, reunindo o que há de mais moderno em tecnologia 2D e 3D. A tecnologia XD já está presente em mais de 35 salas. A Rede também apresentou a primeira sala vip do país, com cardápio exclusivo e atendimento diferenciado desde a bilheteria até o serviço de snack bar. As salas vips Bradesco Prime oferecem também mais conforto, com poltronas que seguem o conceito da classe executiva dos voos internacionais. Outro diferencial da Rede é o Combo Express, que oferece a compra de produtos da bombonière nos totens de autoatendimento, site ou bilheteria. De sexta a domingo e em feriados, os itens adquiridos por meio do serviço podem ser retirados em um caixa exclusivo dedicado ao atendimento rápido. Para usufruir das salas Cinemark em qualquer complexo da Rede, os espectadores podem comprar o ingresso pela Internet, além de contar com um aplicativo que permite checar a programação, descobrir o cinema mais próximo por geolocalização, conferir promoções, entre outros. O aplicativo está disponível para Windows Phone, Android e iPhone.  
Serviço: 
14 a 23 de outubro
Cinemark Salvador Shopping (Av. Tancredo Neves, 2.915 – Loja 3005 Caminho das Árvores - Salvador )
Valor único do ingresso de meia entrada: R$ 10,00.
Contato: 71 99112.8205 – Selma Santos – selma@selmasantos.com.br
(Com informações de Gláucia Zachariades, de Selma Santos Produções e Eventos)

Nenhum comentário: