Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

"O Belo Antonio", um clássico do cinema italiano



Assista ao trecho do casamento

Claudia Cardinale e Marcello Mastroianni em "O Belo Antonio"
Foto: Reprodução

"O Belo Antonio" (Il Bell'Antonio), de Mauro Bolognini, 1960, é um clássico do cinema italiano, em preto & branco, que tenho em minha coleção de DVD. Adaptação de Pier Paolo Pasolini do romance homônimo de Vitaliano Brancati, o filme conta a história de Antonio (Marcello Mastroianni, na foto), que se casa com a mulher que ama (Claudia Cardinale) e, à custa de muita idealização da figura feminina, não consegue concretizar a união conjugal. Ele é impotente e só consegue concretizar uma relação quando dissocia o amor e o sexo.
Tanto o romance como o filme são considerados como um forte ataque ao autoritarismo pela combinação machista e religiosa que regia a sociedade siciliana da época. Não deixa de ser também uma crítica à burguesia italiana.
Desde o lançamento do filme - em Feira de Santana foi exibido no então Cine Madrid - há meio século, a expressão "belo Antônio" definia homens de virilidade duvidosa. Outra curiosidade é que o Simca Chambord, carro lançado em 1958 no Brasil, era tido como "o Belo Antônio, pois bonito, mas que não funciona”.

Nenhum comentário: