Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Livro "A Outra Face de Hollywood: Filme B"


O professor de História do Cinema Americano da PUC - Rio, A. C. (Antônio Carlos) Gomes de Mattos, 64 anos, lançou o livro "A Outra Face de Hollywood: Filme B", imprescindível guia para o conhecimento de um dos mais atraentes fenômenos da produção cinematográfica norte-americana: o filme B.
Antes, o autor lançou "O Outro Lado da Noite: Filme Noir”, publicado em 2000 também pela Editora Rocco. 
Definido por críticos preconceituosos como um gênero menor, pela precariedade de recursos e descompromisso com as regras formais das grandes produções, o filme B contribuiu para oxigenar a indústria do cinema, servindo de campo de treinamento e de experimentação para novos talentos. Nomes consagrados como Anthony Mann, Jacques Tourneur, Samuel Fuller e Robert Wise dirigiram filmes B que hoje são cultuados por cinéfilos como clássicos do cinema.
Em "A Outra Face de Hollywood: Filme B", o leitor encontra um bem resumido histórico do crescimento da indústria cinematográfica norte-americana, da formação de suas grandes produtoras e do surgimento, nas brechas desse sistema, do filme B, com suas produções baratas voltadas para o consumo imediato. Ao catalogar o gênero, A. C. Gomes de Mattos dá destaque aos seriados, séries, westerns, ficções científicas e filmes de cunho explicitamente sensacionalista (os chamados filmes de exploração).
Além de oferecer contextos históricos, sociológicos e econômicos do cinema norte-americano, "A Outra Face de Hollywood: Filme B" possui uma filmografia de 160 títulos selecionados pelo autor. A filmografia contém sinopse e ficha técnica completa. 
Como escreveu o crítico Andrew Harris, citado na abertura do livro, uma das formas mais interessantes de se apreciar o filme B é como um caçador de tesouros. O livro de A. C. Gomes de Mattos é o mapa dessa mina.

Nenhum comentário: