Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 19 de setembro de 2015

"IstoÉ": Estudo indica Feira de Santana entre as melhores cidades do país



Feira de Santana está indicada entre as 50 melhores cidades do Brasil, segundo estudo realizado pela Editora 3 e a revista "Isto É". No ranking dos indicadores sociais, o município está como quinto melhor do país.
O prefeito José Ronaldo (Foto: Divulgação) anunciou esses dados durante sessão na Câmara Municipal que marcou os 182 anos de emancipação política da cidade, na sexta-feira, 18.
A pesquisa foi apresentada na quinta-feira, em São Paulo, durante a premiação do Anuário Sobre as Melhores Cidades do Brasil, na qual o secretário de Comunicação Social Valdomiro Silva me representou. Trata-se de um estudo inédito destinado a "valorizar as boas práticas das administrações públicas municipais por todo o país a partir da análise de mais de 500 indicadores nas esferas fiscal, econômica, social e digital", conforme explicam os organizadores do evento. Feira de Santana está entre as cidades que mais se destacaram no estudo, aparecendo entre os 50 melhores municípios.
Ranking geral, aí incluindo todos os municípios brasileiros, aí incluindo os grandes e os pequenos municípios: indicadores sociais, a indicação de Feira de Santana é o quinto melhor do Brasil. Ranking de indicadores sociais na saúde é o 32º em todo o país. Ranking de indicadores fiscais, resolução do orçamento, é o 42º em todo o Brasil.
Ranking de indicadores fiscais sustentabilidade financeira é o 42º município brasileiro. Ranking de indicadores econômicos mercado de trabalho é o 36º. Ranking entre os municípios de grande porte, entre os maiores municípios do Brasil: ranking de indicadores fiscais, execução do orçamento, forte e grande, é o 29º melhor do Brasil em organização e planejamento; ranking de indicadores fiscais aplicação na saúde e educação, grande porte é o 23º.
Ranking dos indicadores fiscais sustentabilidade grande porte é o 20º melhor. Ranking dos indicadores econômicos no mercado de trabalho, grande porte, é o 36º. Ranking dos indicadores sociais qualidade de vida, de grande porte, é o 5º melhor do Brasil dos grandes municípios. Indicadores sociais saúde, grande porte, 32º. Ranking indicadores sociais da habitação grande porte é o sexto. Ranking de indicadores sociais desenvolvimento urbano é o 33º.

Um comentário:

Anônimo disse...

FEIRA DE SANTANA, DIA DA CIDADE, O HOJE E O AMANHÃ

Feira de Santana está de parabens. Comemora 182 anos de sua emancipação política. Afirma-se cada vez mais como uma pujante cidade.

Neste contexto, na passagem do dia da cidade observa-se notícia que dá conta de que foi Feira de Santana apontada como uma das 50 cidades mais bem sucedidas em levantamento que englobou todos os 5.565 municípios brasileiros e que deve resultar no anuário denominado “As Melhores Cidades do Brasil 2015” iniciativa da revista IstoÉ em parceria com a empresa de consultoria Austin Ratings.

Pelo que se pode notar, o levantamento inédito foi feito com base em significativos indicadores, concebidos a partir de dados extraídos pela Austin Ratings do IBGE, ministérios e outros órgãos oficiais e que foram agrupados em quatro pilares principais: Fiscal, Econômico, Social e Digital.

É, sem dúvida, importante a presença de Feira de Santana numa relação das 50 melhores cidades do Brasil. Aliás, a cidade aparece em posição ainda de melhor destaque quando observada a análise de indicadores individualmente considerados. A cidade tem mais ainda o que comemorar na passagem do seu dia.

Ademais, pensando no amanhã, pode evidentemente servir os indicadores apontados no estudo em destaque como referência para ações futuras vinculadas à gestão pública, aos investimentos públicos, à atração dos investimentos privados e a qualidade de vida pela possibilidade aberta de avaliações devidas de cada um deles para que avanços ocorram em processo que vise o médio e o longo prazo em termos do desenvolvimento da cidade.

Num mundo tão conturbado, com grandes desafios a serem enfrentados, com crescente processo de urbanização, é importante destacar o papel da cidade. Cidade como forma de convivência, com seu sentido que se aproxima do termo sociedade quando considerado o contexto do bem comum que encerra, com a expressão de cultura urbana e de valorização da experiência humana.

Um retrato de uma realidade foi oferecido com o estudo em que Feira de Santana aparece em destaque. Fica consagrada uma posição do presente que pode indicar caminhos a seguir em direção a um futuro ainda mais desejado.

Uma cidade como Feira de Santana que já possui mais de 600.000 habitantes, experimenta transformações intensas. Questões econômicas, sociais e urbanas se apresentam em condição de forte e decisivo enfrentamento. Educação, saúde, segurança, trabalho, inclusão social, tecnologia digital, mobilidade urbana são temas que aparecem em contexto de complexidade crescente a implicar na necessidade de soluções adequadas em processos que contemplo visão de médio e longo prazo.

Tomara que Feira de Santana se torne sempre referência como cidade.

Evocando o seu hino, com demonstração de admiração e respeito a tão significativo símbolo cívico municipal pelo que muito diz sobre Feira de Santana, em momento da passagem de mais um dia da cidade, concentrando foco em destaque do presente, talvez seja interessante também pensar mesmo no futuro observando o que está expresso no próprio hino, onde há citação de que “do futuro és a linda esperança”. E mais, é uma “fiandeira que vive a fiar” tendo um “povo tão cheio de vida” que “só trabalha por ver-te elevada”.

Como no seu hino, “salve, ó terra formosa e bendita!”.

Artur Renato Brito de Almeida, um feirense, de São Paulo.