Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Dia Mundial da Fotografia comemorado há quase 40 anos


O Dia Mundial da Fotografia - 19 de agosto - vai ser comemorado em Feira de Santana este ano, como tem sido desde que foi criada a Associação Profissional dos Fotógrafos Profissionais (Foto 1), há quase 39 anos, em 26 de dezembro de 1976.
A Associação virou Sindicato dos Fotógrafos de Feira de Santana - atualmente é presidida por Antonio Carlos Bastos Magalhães (ACM) - em 2000 e a promoção do evento continua, pontificada há 15 anos pelo Concurso Feirense de Fotografias.
O decano fotógrafo Antonio Magalhães, que junto com Daniel Franco, já falecido, foram os primeiros profissionais da cidade a buscarem tecnologia e mais conhecimento, participando de convenções nacionais (Foto 4), congressos estaduais e cursos, lembra da luta de ambos na formação da associação – o Sindicato hoje conta com 70 associados.
Ele rememora a vinda a Feira de Santana do ministro do Trabalho Arnaldo Prieto, em 25 de novembro de 1977, quando recebeu placa comemorativa dos fotógrafos (Foto 2). Também do fotógrafo alemão radicado no Brasil, Hans Gunter Fried (Foto 3, com Juraci Dórea e Magalhães).
"Somos filhos sem pais e afilhados em padrinhos", lamenta Magalhães, sobre a profissão de fotógrafo ainda não estar regulamentada no país.
Nesta quarta-feira, 19, será aberto o XV Concurso Feirense de Fotografias, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, com anúncio dos vencedores da categoria Amadores e exposição dos trabalhos de 33 concorrentes. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Conheci o Ministro Arnaldo Prieto em razão de minhas atividades profissionais já no final dos anos 1980. Sempre tive com ele uma relação muito fraternal e o considerava como um amigo. Tenho dele excelentes lembranças e guardo relatos e fatos de sua rica trajetória de vida. Fiquei imensamente feliz por ver no Blog Demais, numa nota sobre comemorações pelos 40 anos do dia mundial da fotografia, referência à visita do então Ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, a Feira de Santana, e a homenagem prestada a ele pelos fotógrafos feirenses. Lembro que uma vez conversando com o Ministro relatei que Feira de Santana era minha terra natal e ele fez uma menção de já ter visitado a nossa querida cidade. Mas, não sabia que havia registro fotográfico deste fato. Gostaria muito de ter contato, e tudo vou fazer para tanto, com o pessoal do Sindicato dos Fotógrafos de Feira de Santana para tentar obter mais fotos desta visita do Ministro Arnaldo Prieto à querida Feira de Santana, minha terra natal, formosa e bendita terra. Artur Renato Brito de Almeida, um feirense, de São Paulo.

ACM disse...

Bom dia.
Por favor ligue para 8822-3659 ou 8254-8599. Meu nome é ACM e sou filho me Magalhães.