Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 13 de julho de 2015

"Encontro Com Blogueiros em Berimbau (ou uma forma diferente de discutir educação)"

Por Madalena de Jesus
De um lado, aproximadamente 100 meninos e meninas de olhos abertos, ouvidos atentos e a indisfarçável vontade de conhecer o "novo". De outro, professores, jornalistas, universitários e estudantes do ensino médio, todos blogueiros, entusiasmados com a possibilidade de dividir as experiências com essa ferramenta de informação - e formação - moderna que, aos poucos, foi tomando conta do espaço virtual, até a consolidação como meio de comunicação.
O I Encontro Com Blogueiros foi promovido pela coordenação dos cursos técnicos do Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe (CECJ). O antigo CMEC, então unidade de ensino da rede municipal, sempre presente em minha memória. Foi lá que iniciei minhas incursões pela vida literária pelas mãos e mentes de grandes mestras, cujas aulas passaram pela minha cabeça como em um filme, durante aquela roda de conversa, na manhã de sábado (11).
O evento reservou agradáveis revelações, como o conferencista Guilherme da Mata, de apenas 16 anos, que faz do seu blog um instrumento de transformação: da educação, das pessoas e do mundo. Vivi também a emoção do encontro com Raulino Júnior, um professor nato e um jornalista idem, como bem mostra o seu blog já a partir do nome: "Desde que eu me entendo por gente". E o menino Lucas Luís, que estuda Direito e já pensa, fala e escreve como profissional?
Todos filhos de Berimbau. Inclusive eu. Alguns egressos daquele colégio. Como eu. Orgulhosos de estarem ali, diante de uma plateia igualmente orgulhosa pela escolha e a certeza de que está construindo seu próprio alicerce. A iniciativa de Liz da Mata, professora de Língua Inglesa que encarou o desafio de uma disciplina técnica e transformou a prática pedagógica em algo novo. Com o apoio da coordenadora Sandra Sinara e da experiente secretária escolar Maria Assunção Santiago - a sempre encantadora "Assunta".
O jornalista Dimas Oliveira, dono do Blog Demais, completou a mesa. Dele partiram senão as melhores as mais interessantes observações, principalmente do ponto de vista técnico da ferramenta blog e suas diferenças do site. Coube a ele, também, presentear a professora Liz e a biblioteca do colégio com exemplares do seu livro "cinema demais ou era uma vez dezenas de filmes comentados e a situação do cinema em feira de Santana". Assim mesmo, tudo em letra minúscula.
O diretor Josoel Pereira da Silva fechou o encontro com chave de ouro.  Agradecendo aos convidados, elogiando os professores e funcionários responsáveis e destacando a importância da iniciativa para os estudantes. Aliás, vale ressaltar a participação da turma. Bem informados, ouviram e falaram, apresentando questionamentos pertinentes e bem elaborados. Também pudera, com a orientação das professoras Liz e Sandra, não dava para ser diferente!
Ah sim, os palestrantes representaram os blogs Demais (Dimas Oliveira), Tabuleiro da Maria (Madalena de Jesus), Adriana Pensando... (Adriana Reis), Blog do Lucas Luis (Lucas Luis), Blog de Guilherme da Mata (Guilherme da Mata), e Desde que eu me entendo por gente (Raulino Júnior). Embora não tenham participado, Tainá Diaz e Lorena Cerqueira foram citadas pela criação do Blog Vish.
Fonte: "Tabuleiro da Maria"

2 comentários:

Sandra Sinara Araújo Cerqueira disse...

Assim como disse a Madalena, repito aqui meu agradecimento: " Muito obrigada! Sabe a história da conspiração do universo? Isso pode até ser um clichê, mas o encontro fluiu na junção de boas intenções, na generosidade de vocês, no carinho que tiveram conosco. Foi mesmo especial! Um grande abraço! "

Raulino Júnior disse...

Foi maravilhoso!