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segunda-feira, 6 de abril de 2015

BRT: conforto, rapidez e regularidade

O Bus Rapid Transit (BRT) é uma solução de transporte público criada em Curitiba há pouco mais de 40 anos.Tem importante papel na mobilidade urbana. Em Feira de Santana, o sistema está prestes a ser implantado, com o projeto vencendo várias etapas.                                                                                                                   Quando criou o BRT, em 1974, o então prefeito da cidade, o arquiteto Jaime Lerner, provavelmente não imaginava que, décadas depois, 130 cidades do mundo estariam utilizando o sistema ou uma variação muito próxima dele, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).                                                                                                      De maneira sintetizada, o BRT tenta colocar na superfície o que o metrô faz abaixo dela: conforto, rapidez e regularidade. Para isso, exige - em um plano ideal - algumas características: faixas segregadas dos carros; as paradas devem ser como estações, com pagamento antecipado, o que evita filas no embarque; e os coletivos devem ser maiores e articulados, com controle mais estrito dos horários. Embora com capacidade pouco inferior ao metrô, são tidos também como transporte coletivo de massa.                                                                                                    O resultado é que, seja em São Paulo, no Rio de Janeiro ou Goiânia, os BRTs são muito melhor avaliados que os ônibus convencionais - tidos muitas vezes como um transporte sucateado, lento e desconfortável - e chegam a rivalizar com o metrô onde este existe. 

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