Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 25 de março de 2015

Noite memorável de enlevo e deleite

Na noite de quarta-feira, 25, a abertura do IV Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão, pela Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória, no Teatro Frei Felix de Pacatuba, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão. Mais uma noite memorável de enlevo e deleite.
Antes de tudo, foi cumprido um minuto de silêncio pelo falecimento de Antônio Carlos Machado, ocorrido na terça-feira. Ele foi presidente da Sociedade Filarmônica 25 de Março e deu sua contribuição para o engrandecimento da instituição.
Para a promoção do evento, a Fundação Senhor dos Passos contou com patrocinadores, como a Jacuípe Veículos e  Paraguassu Veículos.
A instituição também agradece ao Governo Municipal, na pessoa do prefeito José Ronaldo de Carvalho, que marcou presença, pelo apoio ao projeto de resgate do patrimônio artístico, arquitetônico e cultural de Feira de Santana, através do programa Procultura.
O presidente da Fundação, Alpiniano Reis Oliveira Filho, fez uso da palavra e agradeceu a presença do público, que lotou o espaço.
Data
Vinte e cinco de março. Um dia importante e significativo para Feira de Santana. Três instituições centenárias de Feira de Santana nasceram nesta data.
O Hospital da Santa Casa de Misericórdia, sesquicentenário, 150 anos, foi fundado em 1865.
A Sociedade Filarmônica 25 de Março, fundada em 1868, faz 147 anos.
O Asilo Nossa Senhora de Lourdes, fundado em 1879, completa 136 anos.
Inclusão
Ao conceber o projeto do Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão, a Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense, demonstra, de uma maneira clara e insofismável, que acredita na música como instrumento de inclusão e transformação social.
Marco
Este Festival é um marco na vida de Feira de Santana, pois cultural e historicamente ele representa uma nova realidade musical.
O I Festival foi realizado entre 29 de setembro a 1º de outubro de 2011; o II Festival de 22 e 24 de novembro de 2012; o III Festival de 19 e 20 de dezembro de 2013.
Nove filarmônicas já participaram desse evento:
- Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense - 2011, 2012, 2013
- Sociedade Lítero Musical 25 de Dezembro, de Irará - 2011, 2012 e 2013
- Filarmônica Lira Musical Sançonçalense, de São Gonçalo dos Campos - 2011 e 2013
- Sociedade Filarmônica 19 de Março, da Vila de Acupe, Santo Amaro - 2011
- Filarmônica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), de Salvador - 2012
- Filarmônica 30 de junho, de Serrinha - 2012
- Sociedade Orféica Lyra Ceciliana, de Cachoeira - 2012 e 2013
- Banda Filarmônica da 6ª Região Militar, de Salvador - 2012
- Filarmônica Terpsícocre Popular, de Maragogipe - 2012 e 2013
Quarta edição
Na abertura da quarta edição do Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão. Primeiramente, apresentação da Banda da 6ª Região Militar, que incluiu o Hino Nacional Brasileiro e até arranjo de "Bilu, Bilu", arrocha de Pablo, passando pelos dobrados "Bombardeio da Bahia", de Antonio do Espírito Santo, "Quatro Tenentes", de José Machado dos Santos, e "Mato Grosso", de Matias Albuquerque de Almeida, mais "Mulheres", de Martinho da Vila, seleção de Roupa Nova e "Amo Noite e Dia", de Jorge e Mateus, sob a regência do tenente Jairo Lima da Cunha e do primeiro sargento Valdelito Carvalho de Oliveira.
Depois, apresentação da Escola de Música Maestro Estevam Moura (Foto 1), que executou peças da tradição oral brasileira - "Pastorzinho", "O Balão de João" e "A Viuvinha", sob a regência do maestro Tony Neves.
Escola
Mantida pela Sociedade Filarmônica 25 de Março, as atividades desta Escola foram iniciadas no dia 7 de agosto de 2014. Conta com 23 alunos, com idades entre oito e 14 anos, do bairro das Baraúnas, e adjacências.
O professor Antonio Carlos Batista Neves Júnior, o Tony Neves, feirense e integrante da Filarmônica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), regente da Sociedade Filarmônica 25 de Março, é o responsável pela formação de músicos na Escola de Música Estevão Moura.
A instituição faz homenagem ao músico Estevam Pedreira de Moura, que sonhava em fundar uma escola de música em Feira de Santana.
A iniciativa objetiva a revitalização da secular Filarmônica, patrimônio cultural de inestimável valor para Feira de Santana.
Para encerrar a primeira noite, tocata da secular Sociedade Filarmônica 25 de Março (Foto 2), sob a regência de Tony Neves, com a marcha "Amália de Araújo", de Tertuliano Santos; o dobrado "Tusca", de Estevam Moura; e o arranjo de "Eu Só Quero um Xodó", de Wellington das Mercês. Também, a execução do "Hino à Feira", de Georgina Erismann. Para encerra, junto com as crianças da Escola de Música, a execução do "Parabéns Pra Você".

Nenhum comentário: