Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Não tem jeito para a festa profana voltar a ser realizada

São 28 anos sem Festa de Santana

Se ainda acontecesse - ainda bem que não -, a edição 2015 da Festa de Santana seria iniciada na próxima sexta-feira, 16, com o novenário dedicado à padroeira do lugar na Catedral Metropolitana. Na quinta-feira, 22, a realização da Lavagem. No domingo (Domingo Maior), 25, o término do novenário, e na terça-feira, 27, a vez da Levagem da Lenha, com a procissão sendo efetivada na quarta-feira, 28.
Como se sabe, a Festa de Santana, em seu lado profano, não existe mais - são 28 anos sem o evento -, desde que foi extinta, por decreto, em 1987, pelo então prefeito José Falcão da Silva, atendendo ao bispo diocesano da época, dom Silvério Albuquerque. 
A alta incidência de ocorrências policiais e a libertinagem em plena praça Monsenhor Renato Galvão motivaram o pedido do religioso. Também a pressão que recebia de lideranças evangélicas.
O certo é que não tem jeito para a festa profana voltar a ser realizada. Nem com o argumento de se tratar de uma manifestação cultural.

Nenhum comentário: