Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Atriz Vanja Orrico, que morreu ontem, filmou em Feira de Santana

As fotos com Vanja Orrico (de costas) foram feitas nas locações em Feira de Santana
Acervo: Carlos Brito

Morreu na quarta-feira, 28, no Rio de Janeiro, aos 85 anos, a atriz, cantora e cineasta Vanja Orico. Ela será sepultada na tarde desta quinta-feira, 29, no Cemitério São João Batista.
Vanja Orrico se projetou no cenário em 1953 ao interpretar a música "Mulher Rendeira", no filme "O Cangaceiro", de Lima Barreto. Foi consagrada como a musa do "Ciclo do Cangaço", pela sua participação em filmes como "Lampião, O Rei do Cangaço", "Cangaceiros de Lampião" e "Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro".
A atriz carioca participou de mais de 20 filmes e foi a única brasileira a atuar com o cineasta italiano Federico Fellini , em 1950, no filme "Mulheres e Luzes" (Luci del Varietá), logo em sua estréia no cinema, como Moema, cantora brasileira.
Há 60 anos, em 1955, a atriz Vanja Orrico esteve em Feira de Santana.  Aqui, ela foi a protagonista de "Ana", episódio brasileiro do filme alemão "Rosa dos Ventos" (Die Windrose), com direção de Alex Viany. Em preto e branco, o curta tem duração de 25 minutos. Lembrar que a realização desse filme é que motivou o jovem Olney São Paulo a fazer definitivamente cinema, inclusive no texto trecho de carta de Olney para Alex Viany.
Os outros episódios do longa-metragem internacional são dirigidos por Yannick Bellon, Serguei Gerassimov, Gillo Pontecorvo e Wu Kuo Yin. O projeto foi coordenado por Joris Ivens, para as companhias produtoras Defa (Alemanha Oriental) e Companhia Cinematográfica Maristela (Brasil).
"Ana" tem argumento de Jorge Amado, roteiro de Trigueirinho Neto e Alberto Cavalcanti; fotografia de Chick Fowle; montagem de José Cañizares. Além de Feira de Santana, locações em Monte Santo, Cocorobó e Canudos; narração de Helene Weigel.
O filme tematiza a migração de retirantes nordestinos e a exploração a que eles estão sujeitos. Além de Vanja Orrico, o elenco é composto por Aurélio Teixeira, Miguel Torres, Marlene França (descoberta na feira livre), Aracy Cardoso, Valdo César e grupo de quarenta retirantes sitiados em Feira de Santana.
Os outros filmes de Vanja Orrico, que dirigiu "O Segredo da Rosa":
1987 Ele, o Boto 
1 974 Leão do Norte 
1962 Os Mendigos 
Fonte: IMDb

Nenhum comentário: