Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Feira de Santana elevada




Feira de Santana ("cidade que eu amo tanto"), Maria Quitéria ("a maior heroína do Brasil"), Helena Assis, Gastão Guimarães, Áureo de Oliveira Filho, Eduardo Fróes da Motta, Eme Portugal, Escola Normal, Colégio Santanópolis, Micaretas, Festas de Santana ("rapazes encostados no coreto e as meninas rodeando", com "as filarmônicas tocando"), matinês dançantes no Fetecê, praça Dois de Julho (a "pracinha com data da Independência na minha concepção, pois foram os baianos que libertaram o Brasil"), rua de Aurora ("dos babas com bola de bixiga de boi").
Por fim, citação de trecho do "Ode ao Dois de Julho", de Castro Alves:
"(...)
Não! Não eram dous povos os que abalavam
Naquele instante o solo ensangüentado...
Era o porvir - em frente do passado,
A liberdade - em frente à escravidão.
Era a luta das águias - e do abutre,
A revolta do pulso - contra os ferros,
O pugilato da razão - com os erros,
O duelo da treva - e do clarão!
(...)"
Foram lembranças de Hélio de Oliveira Dórea (Fotos: Jorge Magalhães) ao agradecer a outorga da Comenda Maria Quitéria, em sessão solene, na noite desta quinta-feira, 13, na Câmara Municipal.
Ele também dedicou a honraria, em homenagem póstuma, aos seus pais, Maria de Oliveira e Miguel Fonseca Dórea, bem como a sua esposa, Regina ("mulher que eu amo"), ao seu lado na mesa.
Hélio Dórea destacou seu apreço pela cidade onde nasceu ("Feira de Santana que tanto amo"). Sensibilizado, lembrou a data em que saiu de Feira para Vitória, Espírito Santo: 26 de abril de 1953.
Coube ao vereador Welligton Andrade fazer a saudação ao homenageado. Ele tratou da contribuição do homenageado que "eleva o nome de Feira em outras plagas". Disse mais que a cidade está "recheada de Dóreas", destacando a contribuição da família na sociedade.
A sessão foi dirigida pelo vereador Justiniano França, presidente da Casa. Para ele, com a homenagem, uma mostra de como "a cidade brilha fora", daí o reconhecimento da Câmara.
O secretário de Planejamento Carlos Brito, representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, e compôs a mesa, ao lado do coronel PM Adelmário Xavier, comandante da Região Leste.
Familiares vieram de Vitória para a sessão e se juntaram aos Dóreas locais. Presentes ainda os vereadores Alberto Nery, Antônio Carlos Passos Ataíde, José Carneiro, Pablo Roberto, Reinaldo Miranda, Robeci Silva e Roque Pereira.
Mais: Adroaldo de Oliveira Dórea, Ângela Dórea e Fernando Marques,
Andre Fernandes Dorea, Miguel Dorea, Mdorea Dorea, Aldo Dórea Dórea, Cristina e Hugo Dórea, Moises Dorea, Nida Dórea, Jose Brandão, Mary Barbosa, Sarah Pires Meirelles de Azevedo e José Raimundo de Azevêdo, André F. Dórea Filho, Dimas Oliveira e Doralice Oliveira, Rita e Miguel Dórea, Aurélio Miguel Dórea, Paula Brito, Alfreda Xavier, Ruy Sandes e Ana Margarida Leal, Fátima Portugal, Cleoilda e Evandro Oliveira, Miguel Dórea, Antonio Jose Larangeira, Lia Bernardes Batatinha, Ada Bahia e Bernardino Bahia, Vilma Portugal, Fabiana Portugal, Ana Lúcia Bahia, Ailton Pitombo, Cid Daltro Daltro, Renata Dórea.

Nenhum comentário: