Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Chanucá: Festa da Esperança

Na noite de quinta-feira, 6, assistindo em DVD ao filme "O Diário de Anne Frank", a citação sobre Chanucá, a Festa da Esperança para os judeus. Na noite de quinta, mesmo, o recebimento de material da Editora e Livraria Sêfer sobre o tema. É o que se chama de 'jesuscidência'.
"Chanucá é recordada não só pelo milagre das luzes do óleo queimando no Templo, mas também pelo milagre de trazer luz a um mundo na escuridão. Os dias de dezembro, durante os quais geralmente cai a festa de Chanucá (no hemisfério norte), são os mais curtos e as noites, as mais compridas do ano inteiro. Na noite de 25 de Kislev, a lua começa a ficar menos visível, e, no solstício de inverno, o sol começa a dar menos calor à Terra. Indo contrariamente ao processo natural de diminuição da luz, as velas desta cerimônia vão crescendo em número, gerando cada vez mais luz a cada noite, sucessivamente.
Mas a luz de Chanucá funciona como um símbolo. O povo judeu estava em seus piores momentos durante a época da revolta dos macabeus - a ponto de precisar conduzir uma guerra civil e revolucionária para permanecer vivo. O pequeno recipiente de óleo é um símbolo da exaustão do povo judeu - assolado por inimigos poderosos tanto dentro quanto fora do país, em dúvida quanto a seu próprio futuro, e questionado-se sobre seu valor como uma minúscula presença perante a aparente imensidão e a eternidade dos outros povos e costumes.
Ao mesmo tempo, o fato de que, apesar de o povo estar sendo dizi­mado, a terra, aniquilada, e o Templo, destruído, ainda se pudesse encontrar um vasilhame contendo óleo não profanado e não adulterado, de­ve ter sido extasiante. E, depois, quando os judeus descobriram que esta quantidade tão pequena de óleo podia sobreviver, crescer e tornar-se uma fonte de energia e uma chama da liberdade e, por analogia, eles pró­prios, poderiam ser uma "luz para as nações", isto deve ter sido uma con­firmação eletrizante da intenção do Todo-Poderoso para o futuro do povo judeu.
Esta pequena luz, uma fonte de esperança para o futuro, foi mais ins­trutiva e inspiradora do que a recitação do heroísmo no campo de ba­talha. A celebração do espírito, e não do poder, é que resistiu ao teste do tempo e serviu ao povo judeu em cada ano de seu exílio. Para o judeu nos antigos guetos escuros e estreitos, as velas trazem uma mensagem gra­ti­fi­cante, que faz acender o brilho em seu coração. Lembrar somente a espada, em tais circunstâncias, seria apenas um resquício de nostalgia, al­go ridículo de tão fantástico, além de próximo ao absurdo, no meio de uma noite de exílio. Esta é a mensagem que os rabinos encapsularam na Haf­tará, a porção profética lida após a leitura da Torá em Chanucá. 'Não pelo poder, não pela força, mas por Meu espírito, diz o Eterno dos Exércitos.'
Um convertido precisa saber o que Chanucá significa, e que não é só uma comemoração nacional da liberdade religiosa, mas uma declaração do sacrifício pessoal pela observância e identidade judaicas, uma declaração de esperança na sobrevivência judaica. É importante para o recém-chegado ao judaísmo, portanto, saber que Chanucá não é o equivalente judaico das festas de inverno ou das celebrações cristãs, e que há uma profunda diferença entre luz e luz, e entre alegria e alegria.
Existe algo distinto no judaísmo que se opõe a todas as tentativas de torná-lo apenas mais um caminho até Deus. Estas tentativas são feitas mais vocal e energicamente nesta época do ano. E, em nenhuma outra, é mais dolorosamente evidente o quanto um entendimento superficial de Chanucá, assim como do judaísmo em geral, faz-lhe grave injustiça.
O próprio uso da luz no judaísmo é um exemplo modesto, mas surpreendente. Antigamente, as janelas não tinham vidros; eram feitas embutidas nas paredes e largas por dentro, para permitir a passagem do máximo possível de luz, e estreitas no exterior da casa, para manter o pó do lado de fora. Segundo o rabinos, as antigas janelas do Templo, na direção das quais os candelabros ficavam, eram invertidas - estreitas por dentro e largas por fora. Por quê? Porque Deus não precisa de luz - Ele é a fonte de toda luz. O mundo é que dela necessita. A Menorá brilha para fora, a fim de iluminar e irradiar o mundo. As velas de Chanucá estão colocadas na janela para proclamar ao mundo o milagre da luz e a luz do milagre."
Do livro "Bem-Vindo ao Judaísmo", de Maurice Lamm
Fonte: Editora e Livraria Sêfer

Nenhum comentário: