Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Revisão de "Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando!"



Eva Marie Saint ladeada por Alan Arkin, John Phillip Law, Cindy Putnam e Carl Reiner em "Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando!"
Foto: Reprodução

Na noite desta quinta-feira, 4, no TeleCine Cult, a revisão de "Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando!" (The Russians Are Coming! The Russians Are Coming!), comédia de guerra de Norman Jewison, 1966. O filme foi visto em 1969, no Cine Santanópolis.
Comentário feito no jornal "Situação",  integra o livro "cinema demais ou era uma vez dezenas de filmes comentados e a situação do cinema em feira de Santana", que estarei lançando ainda este ano:

Nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um, zero: sem nenhum aviso, os russos desembarcam numa pequena cidade da costa norte-americana. Porém, apenas por um acaso e, se não saem devorando indefesas criancinhas pelas ruas é porque finalmente a velha imagem já foi superada...

Norman Jewison, em seu filme, tenta apresentar até que ponto pode ir uma pacífica convivência entre os visitantes vermelhos e os anfitriões capitalistas. Após certos equívocos, russos e americanos descobrem que, atrás de frases pueris, todos são igualmente seres humanos. Isso vemos no final - a despedida como velhos camaradas.
Partindo de uma idéia pretensiosa, Jewison evita todos os caminhos da boa comédia para cair no mais frágil chavão de sentimentalismo com as fórmulas eternas: um simpático e jovem russo se enamora pela americana, tão bonitinha como chatinha; russos que outrora agrediam com palavras se enternuram pelo garoto que quase cai do telhado, mas aparece o jovem russo que sobe até lá e salva o "promissor" americano. Isso de não apresentar os inimigos da guerra fria como sórdidos vilões, o que era praxe, não melhora nada o filme, pois, temos a imagem contrária nesta película. Todos os conflitos são reduzidos a uma espécie de compreender que só satisfaz aos consumidores de literatura do rearmamento moral.
Em comédia quase tudo é permitido, todavia em "Os Russos Estão Chegando" falta uma certa malícia, certo espírito inovador, como falta inteligência ao seu diretor. No fim, todos acabam como heróis do cotidiano, simplesmente porque Jewison segue no seu filme a rota de conciliação paupérrima, debilóide, comprometida somente nos slogans publicitários "amizade pelo sorriso". Não perto de querer definir esta amizade, acho que para uma pacífica coexistência é necessário algo mais complexo e não apenas apertos diplomáticos de mãos, sob a ação de fotógrafos.
Enfim, "Os Russos Estão Chegando" decepciona por completo. Seguindo a pior linha diplomática, escolhida pelos líderes da guerra e da paz, o ramo de flores na frente dos canhões. Para os consumidores do dia-a-dia da política internacional, o aperto de mão que Jewison patrocina será o prenúncio de novas ideologias, lançadas por cineastas de pouca imaginação.

Nenhum comentário: